A música da Folia do Divino e a Festa do Divino em Guaratuba, estado do Paraná : um estudo de caso sob a perspectiva da teoria das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Carlos Eduardo de Andrade Silva e, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64351
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
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spelling Ramos, Carlos Eduardo de Andrade Silva e, 1981-Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2021-12-20T16:09:02Z2021-12-20T16:09:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/64351Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 01/08/2019Inclui referências: p. 302-316Resumo: No presente estudo de caso foi investigado o cenário atual das festividades ao Divino Espírito Santo no município de Guaratuba, estado do Paraná. Nesse contexto, identificou-se uma separação entre a prática musical da 'Folia do Divino' com suas visitas às casas dos devotos e de outro lado a 'Festa do Divino', vinculada à novena, promovida pela paróquia local. A música da Folia tem passado então por um processo de segregação que a restringe a uma territorialidade específica, bem como a afasta da fecundidade financeira da Festa. A presente tese buscou compreender de que maneira as representações sociais (Moscovici) vem operando nesse processo de segregação. Para tanto, se utilizaram três fases de coletas de dados: uma de caráter etnográfico, outra histórica, e por último uma bateria de entrevistas semiestruturadas, com uso de apreciações musicais. O estudo etnográfico permitiu aprofundar aspectos simbólicos da prática ritualístico-musical da Folia imersos em seu contexto autóctone: a cultura caiçara. O estudo histórico permitiu atestar em primeiro lugar a longanimidade desse tipo de festividade, bem como sua pertinência histórica que remonta à Europa do século XIII. Também evidenciou que, em Guaratuba de 1952, Folia e Festa eram partes de um complexo festivo com a mesma finalidade de celebrar o Divino em uma grande ceia coletiva. Ambos empreendiam uma arrecadação conjunta de recursos de todo tipo: humanos, materiais, alimentícios, habilidades, transporte, e dentre eles os recursos financeiros eram somente mais um tipo. Tais dados históricos são coerentes com o traço cultural caiçara das práticas de mutirões. Já a fase das entrevistas se concentrou no grupo dos Festeiros, que não participam da produção da Folia. O intuito das entrevistas foi verificar as diferenças de percepção musical a partir das representações sociais em torno dessa música, considerando os dois grupos: produtores da Festa (Festeiros) e produtores da Folia (Devotos). Os resultados permitiram verificar em primeiro lugar: a complexidade dos parâmetros de divisão entre os dois grupos sociais, entretanto, confirmando a existência de tal divisão. Também demonstrou clivagens de percepção musical, respectivos funcionamentos, bem como a importância de atuação do aspecto identitário nas representações sociais envolvidas. Verificaram-se níveis em que o material sonoro-musical se apresenta como uma representação social em si mesma, e outros níveis em que os sons são parte de processos de ancoragem e objetivação que legitimam redes de valorações simbólicas, que por sua vez, retroalimentam o processo de segregação da Folia. Palavras-chave:Folia do Divino. Festa do Divino. Representações Sociais.Psicologia da Música. Percepção Musical.Abstract: The present case study investigatedthe currently moment of the festivities to Divine Holy Spirit in the municipality of Guaratuba, state of Paraná, Brazil. In this context, a division was identified between the 'Folia of the Divine' musical practices, with its visit to the devotee's houses, and on the other side, the 'Feast of the Divine', linked to the novena, promoted by the local parish. Therefore, Folia's music has then undergone a process of segregation that restricts it to a specific territoriality, as well as distances it from the Feast's financial fecundity. The present thesis sought to understand how the Social Representations (Moscovici) has been operating in this segregation process. For that, three phases of data collection were used: one of ethnographic nature, another historical, and finally a battery of semi-structured interviews, using musical appreciations. The ethnographic study allowed us to deepen the symbolic aspects of Folia's ritualistic-musical practice immersed in its autochthonous context: the caiçara culture. The historical study allowed to attest in the first place the long-suffering of this type of festivity, as well as its historical pertinence that goes back to the Europe of century XIII. It also testified that in Guaratuba in 1952, Folia and Feast were part of a festive complex with the same purpose of celebrating the Divine in a large collective supper. Both undertook a joint collection of resources of all kinds: human, material, food, skills, transportation, and among them financial resources were just one more type. Such historical data are coherent with the caiçara cultural trait of communitarian labor practices called 'mutirões'. In its turn, the interview phase was focused on the group of 'Festeiros', who did not participate in Folia's production. The interviews purpose was to verify the differences in musical perception on the basis of Social Representations around this music, considering the two groups: Feast producers (Festeiros) and Folia producers (Devotos). The results allowed to verify in the first place: the division parameters complexity between the two social groups, however, confirming that such division exists. It also demonstrated several cleavages of musical perception, their respective functions, as well as the importance on the identity aspect operating on the Social Representations involved. It was verified levels at which sound-musical material presents itself as a Social Representation in itself, and other levels where sounds are part of anchoring and objectification processes that legitimize networks of symbolic valuation, which in turn, feedback on Folia's segregation process. Keywords: Folia of the Divine. Feast of the Divine. Social Representations. Psychology of Music. Musical Perception.1 arquivo (342 p.) : PDF.application/pdfEtnomusicologiaMúsica - Aspectos psicológicosPercepção musicalMúsicaFesta do Divino - Guaratuba (PR)A música da Folia do Divino e a Festa do Divino em Guaratuba, estado do Paraná : um estudo de caso sob a perspectiva da teoria das representações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CARLOS EDUARDO DE ANDRADE E SILVA RAMOS.pdfapplication/pdf40197523https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64351/1/R%20-%20T%20-%20CARLOS%20EDUARDO%20DE%20ANDRADE%20E%20SILVA%20RAMOS.pdf2e552091051c471c5e39f985602a18abMD51open access1884/643512021-12-20 13:09:02.998open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T16:09:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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