Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marli Regina Fernades da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/12015
Resumo: Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
id UFPR_315f68df8ee6e99c72194e2b7d3b9ab4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/12015
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Marli Regina Fernades daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-2022-08-26T19:04:36Z2022-08-26T19:04:36Z2007https://hdl.handle.net/1884/12015Orientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa busca desvelar como ocorre a construção da autonomia do sujeito aprendiz na Educação a Distância, analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem, nos momentos presenciais e a distância, sentidas pelos alunos egressos do Curso de Pedagogia EAD da UFPR, no Centro Associado de Apucarana. O material de análise foi o posicionamento dos alunos participantes do processo, frente a um instrumento de coleta de dados, contendo seis categorias determinadas quanto aos perfis dos protagonistas: professor especialista, professor tutor e aluno, quanto ao conceito que eles tinham da EAD, ao enfrentamento de mitos e tabus e a relevância dos espaços e tempos de estudo. Uma revisão de literatura fundamentou o trabalho, levando-se em conta o olhar de outros interlocutores sobre o tema em questão. A pesquisa procurou investigar de que forma 215 professores, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, oriundos de diferentes localidades do Estado do Paraná, concluintes do referido Curso e CA, campo dessa investigação, foram construindo sua autonomia frente ao processo ensino-aprendizagem em EAD. Levou-se em conta o conteúdo das falas dos sujeitos e a participação da pesquisadora no processo, onde atuou como tutora nas três turmas no período de 2000 a 2004. A pesquisa numa abordagem qualitativa, e como referência o estudo do caso, demonstrou que concebendo a EAD enquanto processo pedagógico, convivendo com os protagonistas professor especialista e professor tutor, com o grupo, organizando o trabalho pedagógico de acordo com as possibilidades de tempo e espaço de cada um, enfrentando os mitos e tabus frente a seus pares, enfim, ao construir o seu perfil de aprender a aprender à luz de um novo paradigma educacional se fizeram autônomos. Concluiu-se que a construção de autonomia se deu na caminhada, o que foi verificado nas seis categorias de análise. Cada um construiu a sua forma específica de aprendizagem, ou seja, a sua autonomia em aprender.Abstract: This research seeks to reveal how the construction of learner's autonomy occurs in Long Distant Education, analyzing the interaction and the mediation in the learning process, when learners have attended classes as well as when they have studied long distance, how pupils that have just left the Pedagogy Course EAD at UFPR felt in Associated Center of Apucarana. The analysis material used was the participant pupils' position in the process, in face of data collection instrument, containing six determined categories according to the profile of main protagonists: specialist professor, tutor and pupil, in accordance with what they had of EAD, facing myths and beliefs and the relevance of the space and time of study. The research was based on literature review, taking into account the look of other interrelated people. It has investigated how 215 professors, who had come from different places of Paraná State, and had concluded the Course and CA, which is the subject of this research, has managed to build up their autonomy in relation to the teaching-learning process in EAD. It was taken into account the speech of the participants and the involvement of the researcher in the process, in which she was the tutor of three different classes between 2000 and 2004. The research in qualitative approach, having as reference a study case, showed that conceiving the EAD as pedagogic process, living side by side with the protagonists, specialist professor tutor, and the group, organizing the pedagogic work accordingly to time and space possibilities of each one, facing myths and beliefs of their peers, in short building up their own profile and learning in the light of the new educational pattern made themselves autonomous. It was concluded that the building of the autonomy ocurred during the journey, which was possible to verify in the six analyses category. Each one has built up its own way of learning, in other words, its own autonomy in learning.93 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino auxiliado por computadorProfessores - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoConstrução da autonomia do sujeito aprendiz na EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Marli.pdfapplication/pdf391272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf2df753d1ccd0be183ad678c4548c8b47MD51open accessTEXTDissertação Marli.pdf.txtExtracted Texttext/plain188868https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf.txtbdccdcdc58f5ba76e9acdea8a2da286aMD52open accessTHUMBNAILDissertação Marli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf.jpge3943455d03480cf80f33c0ad344aa1cMD53open access1884/120152022-08-26 16:04:36.142open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12015Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T19:04:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
title Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
spellingShingle Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
Silva, Marli Regina Fernades da
Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
title_short Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
title_full Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
title_fullStr Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
title_full_unstemmed Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
title_sort Construção da autonomia do sujeito aprendiz na EAD
author Silva, Marli Regina Fernades da
author_facet Silva, Marli Regina Fernades da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marli Regina Fernades da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
topic Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T19:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T19:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/12015
url https://hdl.handle.net/1884/12015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12015/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2df753d1ccd0be183ad678c4548c8b47
bdccdcdc58f5ba76e9acdea8a2da286a
e3943455d03480cf80f33c0ad344aa1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898729414983680