Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seifert Junior, Rene Eugenio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/30424
Resumo: Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização.
id UFPR_3244518b302953a3cb4bfcdb545d167e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30424
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Seifert Junior, Rene EugenioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em AdministraçaoSilva, Clovis Luiz Machado da2013-06-11T17:10:12Z2013-06-11T17:10:12Z2013-06-11http://hdl.handle.net/1884/30424Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização.application/pdfAdministração de empresasIndustria de alimentos - ParanáEmpresas - GlobalizaçãoTesesEstratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdfapplication/pdf1045827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/1/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf7921a1c1bebb1454147b0fb3e12353cdMD51open accessTEXTR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.txtR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain563253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/2/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.txtd2b9de606a318eda6ed70b5c813d7622MD52open accessTHUMBNAILR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.jpgR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/3/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.jpg62fd7846bd09df11502b7f17531b4ce1MD53open access1884/304242016-04-13 03:01:59.354open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30424Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-13T06:01:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
title Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
spellingShingle Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
Seifert Junior, Rene Eugenio
Administração de empresas
Industria de alimentos - Paraná
Empresas - Globalização
Teses
title_short Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
title_full Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
title_fullStr Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
title_full_unstemmed Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
title_sort Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
author Seifert Junior, Rene Eugenio
author_facet Seifert Junior, Rene Eugenio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao
dc.contributor.author.fl_str_mv Seifert Junior, Rene Eugenio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
contributor_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Industria de alimentos - Paraná
Empresas - Globalização
Teses
topic Administração de empresas
Industria de alimentos - Paraná
Empresas - Globalização
Teses
description Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T17:10:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-11T17:10:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/30424
url http://hdl.handle.net/1884/30424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/1/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/2/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/3/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7921a1c1bebb1454147b0fb3e12353cd
d2b9de606a318eda6ed70b5c813d7622
62fd7846bd09df11502b7f17531b4ce1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860423091224576