Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/30424 |
Resumo: | Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização. |
id |
UFPR_3244518b302953a3cb4bfcdb545d167e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30424 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Seifert Junior, Rene EugenioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em AdministraçaoSilva, Clovis Luiz Machado da2013-06-11T17:10:12Z2013-06-11T17:10:12Z2013-06-11http://hdl.handle.net/1884/30424Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização.application/pdfAdministração de empresasIndustria de alimentos - ParanáEmpresas - GlobalizaçãoTesesEstratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdfapplication/pdf1045827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/1/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf7921a1c1bebb1454147b0fb3e12353cdMD51open accessTEXTR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.txtR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain563253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/2/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.txtd2b9de606a318eda6ed70b5c813d7622MD52open accessTHUMBNAILR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.jpgR - D - RENE EUGENIO SEIFERT JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/3/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.jpg62fd7846bd09df11502b7f17531b4ce1MD53open access1884/304242016-04-13 03:01:59.354open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30424Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-13T06:01:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
title |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
spellingShingle |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos Seifert Junior, Rene Eugenio Administração de empresas Industria de alimentos - Paraná Empresas - Globalização Teses |
title_short |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
title_full |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
title_fullStr |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
title_sort |
Estratégias de internacionalizaçao de empresas paranaenses da indústria de alimentos |
author |
Seifert Junior, Rene Eugenio |
author_facet |
Seifert Junior, Rene Eugenio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seifert Junior, Rene Eugenio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Clovis Luiz Machado da |
contributor_str_mv |
Silva, Clovis Luiz Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Industria de alimentos - Paraná Empresas - Globalização Teses |
topic |
Administração de empresas Industria de alimentos - Paraná Empresas - Globalização Teses |
description |
Resumo: A ampliação da internacionalização constitui-se num dos fenômenos mais evidentes e característicos da globalização econômica e dos mercados nas últimas décadas. Nesta direção ampliaram-se os interesses sobre o tema nos campos acadêmico e gerencial. Por outro lado, nenhuma das abordagens teóricas atualmente existentes explana satisfatoriamente todas as questões relacionadas. Tratando-se de um fenômeno complexo diferentes perspectivas de análise são necessárias para entender a internacionalização. Este estudo focaliza a internacionalização enquanto um fenômeno estratégico relacionado à expansão internacional das organizações e desenvolvido com base na cognição dos membros organizacionais, em especial dos dirigentes do nível estratégico, em face das pressões do contexto ambiental e dos recursos da organização. Desenvolvido nas indústrias do setor alimentício do Estado do Paraná, o estudo caracterizou as estratégias de internacionalização das organizações deste setor. Com base na análise das ligações externas destas empresas, três padrões estratégicos de atuação foram verificados: atuação doméstica, internacionalização relutante e internacionalização ativa. A partir disto, analisaram-se as influências das pressões ambientais e dos recursos mediadas pelos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais com o objetivo de explanar os diferentes padrões estratégicos de internacionalização verificados. Em face dos resultados obtidos as seguintes constatações são apontadas. Primeiro, que incidem sobre as organizações pressões ambientais para a internacionalização não apenas de ordem técnica ou econômica, mas também institucionais. No caso, as estratégias de internacionalização são condicionadas por pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental em que as organizações estão imersas. Segundo, que os esquemas interpretativos definem cognitivamente esferas de referência ambiental (regional, nacional e internacional). Logo, quanto mais amplo o contexto de referência ambiental, maior o envolvimento e comprometimento internacional da organização. Terceiro, que os recursos da organização funcionam como elementos de suporte estratégico para a internacionalização. Nesta direção, três indicadores de recursos apresentaram-se distintos entre os grupos, são eles: o porte da organização, a capacidade para adquirir capitais financeiros e o nível educacional dos dirigentes. Quarto, que a heterogeneidade de recursos entre as organizações vincula-se a heterogeneidade e especificidade dos esquemas interpretativos dos dirigentes organizacionais. Quinto, que as ações e interações entre organizações que compartilham o mesmo nível de referência ambiental institucionalizam neste nível de referência, padrões cognitivos de interpretação que condicionam modos adequados de ação estratégica relativas à internacionalização. Além disto, estes padrões cognitivos institucionalizados indicam tanto significados e entendimentos distintos para os valores do contexto ambiental, como também a ordem de importância entre os valores do contexto. Finalmente, vale ressaltar que o delineamento de pesquisa utilizado foi do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Palavras-chave: estratégia, internacionalização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T17:10:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-11T17:10:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/30424 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/30424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/1/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/2/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30424/3/R%20-%20D%20-%20RENE%20EUGENIO%20SEIFERT%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7921a1c1bebb1454147b0fb3e12353cd d2b9de606a318eda6ed70b5c813d7622 62fd7846bd09df11502b7f17531b4ce1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860423091224576 |