Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73346
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
id UFPR_32de0a46d6e945d3381f980bad970b94
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73346
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-2022-02-22T19:36:37Z2022-02-22T19:36:37Z2021https://hdl.handle.net/1884/73346Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2018Inclui referências: p. 120-126Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do Curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Com o objetivo de incluir a cultura da TIC em projetos de ensino desenvolvidos em escolas no período de estágio da formação inicial dos professores, a pesquisa de natureza qualitativa, realizada no ano de 2017, priorizou o uso de software livre de Física. Os respectivos projetos foram estruturados a partir de um diagnóstico das condições das escolas, o que propiciou a elaboração de planos de aula, com o uso de uma taxonomia em comum tanto para a elaboração quanto à execução em sala de aula. Mediante observação das aulas e análise dos materiais produzidos na disciplina, a pesquisa visou à busca de resposta para o problema que serviu de eixo norteador, isto é, "Como desenvolver competências tecnológicas de futuros professores na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física de um Curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Paraná?". Para determinar as possíveis competências em TIC adquiridas pelos licenciandos, organizou-se um conjunto de indicadores fundamentados na dimensão pedagógica do Projeto "Padrões de Competência em TIC para Professores", da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2008), e do documento "Estándares en Tecnologias de la Información y la Comunicación para la Formación Inicial Docente (ENLACES)" do Centro de Educação e Tecnologia do Ministério de Educação do Chile (2006, 2011).Abstract: This study evidences a methodological proposal of physics teaching, having as subsidy the Information and Communication Technology (ICT) in the construction of knowledge that serves as a foundation for the discipline of Teaching Practice in Teaching Physics I and II of the Licentiate Course in Physics of a Higher Education Federal Institution. With the objective of including the ICT culture in teaching projects developed in schools in the internship period of initial teacher education, the qualitative research, carried out in 2017, prioritized the use of free Physics software. The respective projects were structured based on a diagnosis of the conditions of the schools, which led to the elaboration of lesson plans, with the use of a common taxonomy for both design and execution in the classroom. Through observation of classes and analysis of the materials produced in the discipline, the research aimed at finding an answer to the problem that served as the guiding axis, basically, "How to develop technological competence of future teachers in the discipline of Teaching Practice in Physics Teaching of a Licentiate Degree in Physics at a Higher Education Federal Institution in the state of Paraná?". To determine the possible ICT competences acquired by the graduates, a set of indicators based on the pedagogical dimension of the "ICT Competence Standards for Teachers" Project was organized, based on the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2008), and the document "Estándares en Tecnologias de la Información y la Comunicación para la Formación Inicial Docente (ENLACES)" of the Education and Technology Center of the Ministry of Education of Chile (2006, 2011).1 arquivo (153 p.) : PDF.application/pdfFísica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoTecnologias de informação e comunicaçãoMatemáticaCompetências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELA ELISA DROGUETT JARA.pdfapplication/pdf9488716https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73346/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20ELISA%20DROGUETT%20JARA.pdf3fbe3428273f9a36c1de30949ec5ec9dMD51open access1884/733462022-02-22 16:36:38.064open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73346Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T19:36:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
title Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
spellingShingle Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-
Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologias de informação e comunicação
Matemática
title_short Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
title_full Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
title_fullStr Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
title_full_unstemmed Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
title_sort Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
author Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-
author_facet Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
contributor_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologias de informação e comunicação
Matemática
topic Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologias de informação e comunicação
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T19:36:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T19:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73346
url https://hdl.handle.net/1884/73346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (153 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73346/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20ELISA%20DROGUETT%20JARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fbe3428273f9a36c1de30949ec5ec9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860265040412672