A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/37802 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costa |
id |
UFPR_33ac4ec0e6a9bc1c795608797d2583bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37802 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Bianchi Neto, ConradoDalla Costa, Armando JoãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico2015-04-28T18:21:43Z2015-04-28T18:21:43Z2014http://hdl.handle.net/1884/37802Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 28/10/2014Inclui bibliografiaResumo: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.Abstract: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.94 f. : il., grafs. ; 31 cm.application/pdfDisponível em formato digitalCrescimento e desenvolvimento economicoA tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdfapplication/pdf1139409https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/1/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf8b394b8af85b8f04dca8973b57eed419MD51open accessTEXTR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.txtR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.txtExtracted Texttext/plain177771https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/2/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.txt0aa1d0f9178d7fe1e0b66c84f024b7e4MD52open accessTHUMBNAILR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.jpgR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/3/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.jpge70abbde1029ee609392920c1e29f933MD53open access1884/378022015-11-25 09:35:26.434open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37802Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T11:35:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
title |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
spellingShingle |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento Bianchi Neto, Conrado Crescimento e desenvolvimento economico |
title_short |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
title_full |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
title_fullStr |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
title_full_unstemmed |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
title_sort |
A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento |
author |
Bianchi Neto, Conrado |
author_facet |
Bianchi Neto, Conrado |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dalla Costa, Armando João Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi Neto, Conrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crescimento e desenvolvimento economico |
topic |
Crescimento e desenvolvimento economico |
description |
Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costa |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-28T18:21:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-28T18:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/37802 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/37802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 f. : il., grafs. ; 31 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/1/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/2/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/3/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b394b8af85b8f04dca8973b57eed419 0aa1d0f9178d7fe1e0b66c84f024b7e4 e70abbde1029ee609392920c1e29f933 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860662999121920 |