A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi Neto, Conrado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/37802
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
id UFPR_33ac4ec0e6a9bc1c795608797d2583bf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37802
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bianchi Neto, ConradoDalla Costa, Armando JoãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico2015-04-28T18:21:43Z2015-04-28T18:21:43Z2014http://hdl.handle.net/1884/37802Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 28/10/2014Inclui bibliografiaResumo: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.Abstract: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.94 f. : il., grafs. ; 31 cm.application/pdfDisponível em formato digitalCrescimento e desenvolvimento economicoA tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdfapplication/pdf1139409https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/1/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf8b394b8af85b8f04dca8973b57eed419MD51open accessTEXTR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.txtR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.txtExtracted Texttext/plain177771https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/2/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.txt0aa1d0f9178d7fe1e0b66c84f024b7e4MD52open accessTHUMBNAILR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.jpgR - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/3/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.jpge70abbde1029ee609392920c1e29f933MD53open access1884/378022015-11-25 09:35:26.434open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37802Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T11:35:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
title A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
spellingShingle A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
Bianchi Neto, Conrado
Crescimento e desenvolvimento economico
title_short A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
title_full A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
title_fullStr A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
title_full_unstemmed A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
title_sort A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento
author Bianchi Neto, Conrado
author_facet Bianchi Neto, Conrado
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalla Costa, Armando João
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi Neto, Conrado
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento e desenvolvimento economico
topic Crescimento e desenvolvimento economico
description Orientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-28T18:21:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-28T18:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/37802
url http://hdl.handle.net/1884/37802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f. : il., grafs. ; 31 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/1/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/2/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37802/3/R%20-%20D%20-%20CONRADO%20BIANCHI%20NETO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b394b8af85b8f04dca8973b57eed419
0aa1d0f9178d7fe1e0b66c84f024b7e4
e70abbde1029ee609392920c1e29f933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860662999121920