Modelagem matemática do fluxo de tráfego veicular
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24953 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. liliana Madalena Gramani |
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Kaviski, Eloy, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020Prado, Adriana Luiza do2024-05-16T14:56:59Z2024-05-16T14:56:59Z2010https://hdl.handle.net/1884/24953Orientadora: Profa. Dra. liliana Madalena GramaniCoorientador: Prof. Dr. Eloy KaviskiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 19/10/2010Bibliografia: fls. 93-96Área de concentração: Programação MatemáticaResumo: O estudo científico do fluxo de tráfego começou nos anos trinta com a aplicação da teoria das probabilidades para a descrição do tráfego rodoviário e modelos de estudo que relacionou o volume, velocidade e investigação de desempenho do tráfego nos cruzamentos. Os fenômenos de fluxo de tráfego, como quase todos os sistemas do mundo real, pode ser observado e representado em diferentes escalas. Entretanto artigos sobre este tema não têm mostrado resposta satisfatória quanto à escala adequada ou iterações características do sistema veículo-motorista. O principal objectivo deste estudo é descrever a cinética do fluxo de veículos e examinaram os efeitos das condições iniciais na geração de funções aleatórias, bem como a influência do comportamento do motorista sobre o fluxo de tráfego. Usa-se programas de simulação numérica em Fortran com as fórmulas da mecânica de fluidos, método das características e das diferenças finitas.Abstract: The scientific study of traffic flow started in the thirties with the application of probability theory to describe the traffic and study models that related the volume, speed and performance investigation of traffic at intersections. The phenomena of traffic flow, as almost all real-world systems, can be observed and represented at different scales. However articles on this topic have not shown satisfactory response as to the appropriate scale or iterations characteristics of vehicle system pilot. The main objective of this study is to describe the kinetics of the flow of vehicles and examined the effects of initial conditions on the generation of random functions, as well as the influence of driver behavior on traffic flow. It uses numerical simulation programs in Fortran with the formulas of fluid mechanics, method of characteristics and finite difference.177f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalProbabilidadesVeiculos - VelocidadeModelos matemáticosAnálise numéricaModelagem matemática do fluxo de tráfego veicularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdfapplication/pdf1294801https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24953/1/TeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdf6b690836ce40eda742e6c1ede3c486f6MD51open accessTEXTTeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain229062https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24953/2/TeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdf.txt706b8bfe4a46f316b24d91a3faf83908MD52open accessTHUMBNAILTeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24953/3/TeseDoutoradoAdrianaLPradoPPGMNE2010.pdf.jpg625a41331d60dba0f3917902adb71818MD53open access1884/249532024-05-16 11:56:59.851open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-16T14:56:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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