Substituição de materiais poliméricos através de seletores de materiais e fornecedores : um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/2864 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaFlores-Sahagun, Thais Helena Sydenstricker, 1960-Bissoto, Isaias2024-04-16T14:44:57Z2024-04-16T14:44:57Z2005https://hdl.handle.net/1884/2864Orientadora: Thais H. D. SydenstrickerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: A Poliftalamida (PPA) é um polímero de alto desempenho não-produzido no Brasil, de custoelevado e de difícil processamento. Quando conformada em peças automotivas para acabamentoexterno, exige a aplicação de uma camada de primer antes de ser pintada. Apesar de sua indicaçãode uso em peças da indústria automotiva devido às suas excelentes propriedades, sua substituição poroutros plásticos implicaria em uma série de vantagens no processo produtivo. Neste trabalho avaliou-se a substituição da PPA da portinhola do tanque de combustível de automóveis por outros polímeros.Estudaram-se as implicações inerentes às possíveis alterações no molde de injeção desta peça, nascondições de injeção e no acabamento final. Foram utilizados e avaliados vários seletores de materiaisdisponíveis na Internet para a identificação de possíveis materiais substitutos à PPA. Após o resultadodesta busca em sites, foram sugeridas melhorias para a elaboração do novo seletor de materiaispoliméricos. A avaliação final deste trabalho considerou os benefícios/limitações da substituição daPPA da portinhola do tanque de combustível, as adaptações necessárias no processo produtivo e aindicação ou não dessa troca. Finalmente, foi recomendado o uso de uma mistura Policarbonato/Poli(tereftalato de butileno) PC/PBT20/80, material mais leve, produzido no Brasil, de menor custo que aPPA e de desempenho compatível com as solicitações mecânicas da peça em estudo.Abstract: Poliphthalamide (PPA) is a high-performance, high-cost, difficult-to-process polymer, not produced in Brazil. When applying it to automotive outer parts, it demands the use of a primer layer prior to painting. Despite the applicability of PPA to automotive parts dueto its outstanding properties, the substitution of this material by another polymers would implyin many advantages on the production process of the specific part. In this study, the substitution of PPA at the fuel tank cap lid by another polymers was evaluated. The inherent implications in possible changes concerning the injection mould, the injection process and the finishing of this part were also considered. Various materials selectors available in the Internet were used to identify possible substitute materials to PPA. After the selectors usage, a series of enhancements to the sites were suggested in order to make possible the creation of a better layout of a materials selector for a future implementation. The final evaluation presented in this study has considered the compromise benefits/limitations of the substitution of PPA at the fuel tank cap lid by another polymer, the necessary changes in the production process of this part and the recommendation whether change the material or not. Finally, it was recommended the use a 20/80Polycarbonate/ Polybutylene terephthalate ( PC/PBT) blend, a lighter, lower cost material than PPA, produced in Brazil and presenting a compatible mechanical performance with the fuel tank cap lid.xiii, 123f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCompostos poliméricosIndústria automobilísticaEngenharia mecânicaSubstituição de materiais poliméricos através de seletores de materiais e fornecedores : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Isaias Bissoto.pdfapplication/pdf4557876https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2864/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isaias%20Bissoto.pdfc5e0f07c1330be78f315097eeb945600MD51open accessTEXTDissertação_Isaias Bissoto.pdf.txtExtracted Texttext/plain211476https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2864/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isaias%20Bissoto.pdf.txtd29a50d118a7df65394a1bcbeade1c1aMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Isaias Bissoto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2864/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isaias%20Bissoto.pdf.jpg48997ed0dc99f0135adaecf3eddc99baMD53open access1884/28642024-04-16 11:44:57.914open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-16T14:44:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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