O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81311
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Vanessa Marion Andreoli
id UFPR_34b4c628ce5c99d90eddcb27003232c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81311
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAndreoli, Vanessa Marion, 1979-Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto2023-05-31T17:59:27Z2023-05-31T17:59:27Z2022https://hdl.handle.net/1884/81311Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Vanessa Marion AndreoliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 19/12/2022Inclui referênciasResumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir da questão norteadora "De que maneira a Educação Ambiental pode contribuir para a construção de um caminho de transformação socioambiental em Bubaque através da escola local que promova, ao longo dos anos, sentimento de responsabilidade e pertencimento que resultem em preservação dos recursos naturais e autonomia socioeconômica da comunidade?", emergiram novos questionamentos que se desdobraram nos objetivos geral e específicos. O objetivo geral visa apontar as possíveis contribuições da Educação Ambiental articulada à educação formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) para a construção de um caminho de protagonismo comunitário local. Os objetivos específicos, são: i) Caracterizar o ensino formal na ilha de Bubaque trazendo a importância da escola para o contexto local; ii) Identificar junto aos docentes atuantes na escola local de Bubaque se há práticas pedagógicas de Educação Ambiental na escola e de que maneira se dão essas práticas; iii) Refletir sobre os desafios enfrentados pela escola no que tange a implementação da Educação Ambiental na escola junto à comunidade insular de Bubaque. As ferramentas metodológicas escolhidas, foram: análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Para a análise, interpretação dos dados e descrição do fenômeno, foi realizada análise a partir da Educação Ambiental em perspectiva crítica e do Pensamento Complexo como aportes teórico-metodológicos. A análise documental se deu por revisão documental e bibliográfica para levantamento de legislações, decretos e demais documentos que fornecessem informações sólidas quanto à educação formal de Guiné-Bissau e a contemplação (ou não) da Educação Ambiental no currículo educacional, bem como o para composição do recorte contextual educacional formal local. Os questionários foram aplicados a 11 docentes voluntários participantes, com o intuito de compreender como os profissionais da escola de Bubaque entendem a Educação Ambiental e como (e se) a Educação Ambiental se relaciona à sua prática diária, bem como identificar se há ações educativo-ambientais na escola e de que maneira ocorrem. Devido ao quadro pandêmico mundial do COVID-19, os questionários foram enviados via e-mail, aplicados pela direção da escola e devolvidos via WhatsApp em formato de registro fotográfico. A entrevista semiestruturada foi realizada com a diretora da escola pessoalmente em 2022, quando esteve em visita ao Brasil. Principais resultados: A construção do capítulo Reconhecimento da Realidade compreende à contextualização geográfica, histórica, social e educacional de Guiné-Bissau, do Arquipélago dos Bijagós e da escola-alvo, denotando a relevância substancial da escola nesse contexto. Reconheceram-se práticas de Educação Ambiental na escola, tanto cotidianas quanto evento específico. Estas carecem de realinhamento, suporte e capacitação dos órgãos competentes. Há estreita relação dos problemas socioambientais e geopolíticos com as vulnerabilidades que afetam o sistema educativo. Os maiores desafios para implementação da Educação Ambiental se expressam no descaso do poder público, na falta de infraestrutura e saneamento básico e falta de incentivo e suporte necessários.Abstract: This research starts from the daily reality of formal education in a school on the island of Bubaque (Guinea-Bissau) and consists of a case study with a qualitative approach and a descriptive interpretive nature. Based on the guiding question "How can Environmental Education contribute to the construction of a socio-environmental transformation path in Bubaque through the local school that promotes, over the years, a sense of responsibility and belonging those results in the preservation of natural resources and socio-economic autonomy of the community?", new questions emerged that unfolded into the general and specific objectives. The general objective aims to point out the possible contributions of Environmental Education articulated to formal education on the island of Bubaque (Guinea- Bissau) for the construction of a path of local community protagonism. The specific objectives are: i) Characterize the formal education on the island of Bubaque bringing the importance of school to the local context; ii) Identify with the teachers working in local school in Bubaque if there are teaching practices of environmental education at school and how are these practices; iii) Reflect on the challenges faced by the school regarding the implementation of environmental education at school with the island community of Bubaque. The methodological tools chosen were: document analysis, questionnaires and semi-structured interviews for data collection. For the analysis, data interpretation, and description of the phenomenon, the analysis was based on Environmental Education from a critical perspective and Complex Thought as theoretical and methodological contributions. The documentary analysis was done by documentary and bibliographic review to collect legislation, decrees and other documents that would provide solid information about the formal education in Guinea-Bissau and the contemplation (or not) of Environmental Education in the educational curriculum, as well as for the composition of the local formal educational contextual clipping. The questionnaires were applied to 11 participating volunteer teachers, in order to understand how the professionals of the school of Bubaque understand Environmental Education and how (and if) Environmental Education relates to their daily practice, as well as to identify whether there are educationalenvironmental actions at school and how they occur. Due to the worldwide pandemic of COVID-19, the questionnaires were sent via e-mail, applied by the school management, and returned via WhatsApp in a photographic record format. The semi-structured interview was conducted with the school principal in person in 2022, when she was on a visit to Brazil. Main results: The construction of the chapter Recognition of Reality comprises to the geographical, historical, social and educational contextualization of Guinea-Bissau, the Bijagos Archipelago and the target school, denoting the substantial relevance of the school in this context. Environmental Education practices at the school, both daily and eventspecific, were recognized. These practices need to be realigned, supported and trained by the competent bodies. There is a close relationship between socio-environmental and geopolitical problems and the vulnerabilities that affect the educational system. The biggest challenges for the implementation of Environmental Education are expressed in the neglect by the government, the lack of infrastructure and basic sanitation, and the lack of necessary incentive and support.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducaçao ambiental - Estudo e ensinoEducação e meio ambienteSociologia - Meio ambienteGuine-BissauEducaçãoO ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LORIANA GUIMARAES BORGES DO CANTO MOREIRA.pdfapplication/pdf7238141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81311/1/R%20-%20D%20-%20LORIANA%20GUIMARAES%20BORGES%20DO%20CANTO%20MOREIRA.pdf30865c16b131d943c343143d4bdbf9f7MD51open access1884/813112023-05-31 14:59:27.648open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81311Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T17:59:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
title O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
spellingShingle O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto
Educação - Estudo e ensino
Educaçao ambiental - Estudo e ensino
Educação e meio ambiente
Sociologia - Meio ambiente
Guine-Bissau
Educação
title_short O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
title_full O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
title_fullStr O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
title_full_unstemmed O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
title_sort O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
author Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto
author_facet Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Loriana Guimarães Borges do Canto
contributor_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educaçao ambiental - Estudo e ensino
Educação e meio ambiente
Sociologia - Meio ambiente
Guine-Bissau
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educaçao ambiental - Estudo e ensino
Educação e meio ambiente
Sociologia - Meio ambiente
Guine-Bissau
Educação
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Vanessa Marion Andreoli
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T17:59:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T17:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81311
url https://hdl.handle.net/1884/81311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81311/1/R%20-%20D%20-%20LORIANA%20GUIMARAES%20BORGES%20DO%20CANTO%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30865c16b131d943c343143d4bdbf9f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860511715819520