As inovações nas rotinas empresariais : visões neoschumpeteriana e gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Henrique de, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56626
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Felipe de Almeida
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spelling Oliveira, Bruno Henrique de, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Desenvolvimento EconômicoAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-2018-07-24T19:33:27Z2018-07-24T19:33:27Z2018https://hdl.handle.net/1884/56626Orientador: Prof. Dr. José Felipe de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 07/05/2018Inclui referências: p.80-82Resumo: Os mercados são caracterizados por um conjunto de empresas que atuam em um mesmo segmento econômico e concorrem em busca de maiores fatias deste mercado, acumulando assim mais lucros. Para alcançar esta posição e até mesmo mantê-la, estas empresas necessitam de inovação em suas rotinas. A inovação surge a partir de alterações aplicadas nas rotinas operacionais, seja por meio de alterações no processo ou no produto. O objetivo deste trabalho é comparar duas abordagens, a teoria neoschumpeteriana e a metodologia gerencial para resultados, no intuito de verificar se estas se complementam e o que podemos extrair desta complementação, a partir da sumarização dos principais conceitos de cada uma delas. A teoria neoschumpeteriana trata a inovação como uma ruptura da estabilidade. A metodologia gerencial para resultados entende a inovação como melhoria em sua operação para o alcance de resultados. As inovações são a chave da mudança e surgem nas rotinas das empresas, e por meio dos fluxos de troca que estas realizam com o ambiente externo, a economia, promovem a partir do processo concorrencial a constante evolução desta. Palavras-chave: Inovação; Mudança; Rotinas.Abstract: The markets are characterized by a group of companies that operate in the same economic segment and compete in search of bigger slices of this market, thus accumulating more profits. To reach this position and even maintain it, these companies need innovation. The innovation arises from changes applied in the operational routines, either through changes in the process or in the product. The objective of this study is to compare two approaches, the neoschumpeterian theory and the managerial methodology for results, in order to verify if they have some complementation and what can be extracted from it with respect to innovation in companies. Neoschumpeterian theory treats innovation as a breakdown of stability. The management methodology for results means innovation as an improvement in its operation to reach results. Innovations are the key to change and emerge in the routines of open systems, that is, in companies, and through the exchange flows they carry out with the external environment, the economy, promote from the competitive process the constant evolution of this. Key-words: Innovation; Change; Routines.82 p. : il. (algumas color.).application/pdfAdministração de empresasCrescimento e desenvolvimento econômicoAs inovações nas rotinas empresariais : visões neoschumpeteriana e gerencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO HENRIQUE DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1816177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56626/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20HENRIQUE%20DE%20OLIVEIRA.pdfcf740af7adbb6d89845da2ff3e06b6b6MD51open access1884/566262018-07-24 16:33:27.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56626Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-07-24T19:33:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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