Crianças filhas de pais encarcerados na Rede Municipal de Ensino de Piraquara-PR em 2019
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/81477 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gabriela Isabel Reyes Ormeño |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOrmeño, Gabriela ReyesVilar, Carla Juliane dos Santos2023-05-30T19:43:41Z2023-05-30T19:43:41Z2022https://hdl.handle.net/1884/81477Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gabriela Isabel Reyes OrmeñoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2022Inclui referênciasResumo: No estado do Paraná, o maior número de penitenciárias e consequentemente o maior número de encarcerados estão localizados no município de Piraquara, escolhido para a realização da presente pesquisa. A literatura nacional aponta ao menos quatro categorias de filhos de pessoas privadas de liberdade: aqueles que nasceram e moram nas prisões em virtude de sua mãe ter sido presa grávida ou ter engravidado enquanto estava presa; aqueles que moram fora do ambiente prisional; aqueles que estão em abrigos porque a família não possui condições de suprir suas necessidades e aqueles que desconhecem a condição de encarceramento de seus pais. Considerando que um dos direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes é a educação, e que a legislação tem garantido este acesso a elas, ainda há déficits relacionados à permanência e qualidade que evidenciam o fato de a escola acentuar as desigualdades da criança (DUBET, 2004; CRAHAY; BAYE, 2013). Com isso, acaba mostrando-se injusta, especialmente com aqueles que mais necessitam dela (filhos de encarcerados). Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho buscou identificar e caracterizar crianças filhas de pais encarcerados, estudantes na rede municipal de ensino de Piraquara-Pr, no ano de 2019, e seus professores. Para tanto, foi aplicado um instrumento posteriormente respondido por 553 professores da rede municipal. Destes, 117 afirmaram terem estudantes filhos de pais encarcerados no ano de 2019 em suas salas de aula. Foram identificadas 202 crianças com idade média de 6,98, sendo 54,85% da raça preta e parda, concentrados no ensino fundamental, os quais possuem, na sua maioria, o pai preso. Evidenciou-se que 18,81% das crianças apresentavam alterações comportamentais após a realização de visitas aos seus pais. As crianças apresentam prejuízos em seu desempenho acadêmico decorrente do aprisionamento de seus pais. Conclui-se que as crianças sofrem as consequências do cárcere, principalmente o preconceito imposto pela sociedade. Portanto, se faz urgente a implementação de políticas públicas que possibilitem atendimento em contraturno escolar e formação continuada aos professores que o capacitem para atuar junto a estas crianças.Abstract: In the state of Paraná, the largest number of penitentiaries and consequently the largest number of incarcerated people are located in the county of Piraquara, which was chosen for this research. National literature points to at least four categories of children of persons deprived of their liberty: those who were born and live in prisons because their mother was arrested while pregnant or became pregnant while she was in prison; those who live outside the prison environment; those who are in shelters because the family is unable to meet their needs and those who are unaware of their parents' incarceration condition. Considering that one of the fundamental rights of all children and adolescents is education, and that the legislation has guaranteed this access to them, there are still deficits related to permanence and quality that show the fact that the school accentuates the inequalities of the child (DUBET, 2004; CRAHAY; BAYE, 2013). As a result, it ends up being unfair, especially with those who need it most (children of the incarcerated). With this in mind, the objective of the present work sought to identify and characterize children of incarcerated parents, students in the municipal education network of Piraquara-Pr, in the year 2019, and their teachers. For such, a questionnaire was applied and later answered by 553 teachers from the municipal network. Of these, 117 claimed to have in their classrooms students whose parents were incarcerated in 2019. A total of 202 children with an average age of 6.98 were identified, 54.85% of the black and brown race, concentrated in elementary school, most of which have their father in prison. It was shown that 18.81% of the children had behavioral changes after visiting their parents. Children present impairments in their academic performance due to the imprisonment of their parents. It is concluded that children suffer the consequences of prison, especially the prejudice imposed by society. Therefore, it is urgent to implement public policies that enable after-school care and continuing education for teachers in order to enable them to work with these children.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e Estado - ParanáDireito à educaçãoFilhos de prisioneirasEducaçãoCrianças filhas de pais encarcerados na Rede Municipal de Ensino de Piraquara-PR em 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA JULIANE DOS SANTOS VILAR.pdfapplication/pdf1889804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81477/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20JULIANE%20DOS%20SANTOS%20VILAR.pdf44dc033464a0930393771bc20606b771MD51open access1884/814772023-05-30 16:43:41.575open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81477Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-30T19:43:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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