A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Márcia Aparecida de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66930
Resumo: Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_35d150b2b77ddb4a5150fbbb44ba069a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66930
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brito, Márcia Aparecida deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-06-29T15:12:45Z2020-06-29T15:12:45Z2003https://hdl.handle.net/1884/66930Orientador : Paulo Vinicius Baptista da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo : O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja o papel da escola, do professor e da família no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de O a 6 anos. Assim sendo, as crianças portadoras de Síndrome de Down não poderiam deixar de ser incluídas no Ensino Regular. Contudo, a realidade evidência que a sociedade ainda impõe uma série _de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes fisicos e emocionais restiitivos. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias, da escola e do professor para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar o Ensino Regular juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a escola, o professor e a família podem contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular, visando o seu desenvolvimento integral.70 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação inclusivaDown, Síndrome deA escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - MARCIA APARECIDA DE BRITO.pdfapplication/pdf553045https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66930/1/E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20DE%20BRITO.pdfa5516f2907666bb496509d55cb8ae7dcMD51open access1884/669302020-06-29 12:12:45.322open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-29T15:12:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
title A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
spellingShingle A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
Brito, Márcia Aparecida de
Educação inclusiva
Down, Síndrome de
title_short A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
title_full A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
title_fullStr A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
title_full_unstemmed A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
title_sort A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
author Brito, Márcia Aparecida de
author_facet Brito, Márcia Aparecida de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Márcia Aparecida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Down, Síndrome de
topic Educação inclusiva
Down, Síndrome de
description Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-29T15:12:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-29T15:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66930
url https://hdl.handle.net/1884/66930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66930/1/E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20DE%20BRITO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5516f2907666bb496509d55cb8ae7dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898890155393024