A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/66930 |
Resumo: | Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva |
id |
UFPR_35d150b2b77ddb4a5150fbbb44ba069a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66930 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Brito, Márcia Aparecida deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-06-29T15:12:45Z2020-06-29T15:12:45Z2003https://hdl.handle.net/1884/66930Orientador : Paulo Vinicius Baptista da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo : O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja o papel da escola, do professor e da família no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de O a 6 anos. Assim sendo, as crianças portadoras de Síndrome de Down não poderiam deixar de ser incluídas no Ensino Regular. Contudo, a realidade evidência que a sociedade ainda impõe uma série _de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes fisicos e emocionais restiitivos. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias, da escola e do professor para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar o Ensino Regular juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a escola, o professor e a família podem contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular, visando o seu desenvolvimento integral.70 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação inclusivaDown, Síndrome deA escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - MARCIA APARECIDA DE BRITO.pdfapplication/pdf553045https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66930/1/E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20DE%20BRITO.pdfa5516f2907666bb496509d55cb8ae7dcMD51open access1884/669302020-06-29 12:12:45.322open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-29T15:12:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
title |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
spellingShingle |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down Brito, Márcia Aparecida de Educação inclusiva Down, Síndrome de |
title_short |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
title_full |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
title_fullStr |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
title_full_unstemmed |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
title_sort |
A escola e o processo de inclusão de portadores de síndrome de down |
author |
Brito, Márcia Aparecida de |
author_facet |
Brito, Márcia Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Márcia Aparecida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
contributor_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Down, Síndrome de |
topic |
Educação inclusiva Down, Síndrome de |
description |
Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-29T15:12:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-29T15:12:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/66930 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/66930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66930/1/E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20DE%20BRITO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5516f2907666bb496509d55cb8ae7dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898890155393024 |