Conceitos e ferramentas para apoiar o ensino de logica de programação imperativa
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24713 |
Resumo: | Orientador: Alexandre I. Direne |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimBinder, Fabio Vinicius2022-11-09T18:35:55Z2022-11-09T18:35:55Z1999https://hdl.handle.net/1884/24713Orientador: Alexandre I. DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias ExatasResumo: Este trabalho apresenta o sistema tutor Asimov que é composto de um conjunto de ferramentas utilizadas no apoio ao ensino de programação com linguagens imperativas. Estas ferramentas oferecem um rico ambiente de ensino que pode ser explorado livremente pelo aluno através da execução compassada de sua solução com visualização de variáveis. O sistema também fornece, caso solicitado, apoio tutorial sempre que for cometido algum tipo de erro de lógica. O sistema possui diversas características flexíveis que possibilitam o seu uso em variadas situações de ensino/aprendizagem, destacando-se a escolha de diversos graus de granulação do feedback tutorial. Sua independência de domínio permite que um autor altere tanto a sintaxe da linguagem-alvo quanto os enunciados de exercícios propostos para os alunos. Através de um modelo que representa a integração de diversas soluções possíveis (grafo de alternativas e dependências - GRADE) o autor pode limitar as soluções aceitas como corretas e guiar o aluno durante a resolução de problemas dentro das variações desejadas.Abstract: This work presents the tutoring system Asimov that is composed by a set of tools used to support the learning of programming concepts. The tools offer a rich environment that allows the students to freely explore their own solutions. Alternatively, students can be guided by comparisons with the system's solution, whenever logical errors occur. The system is flexible in several manners, for instance, the teacher or the student can change the granularity of the tutorial feedback. Also, the author can change the target-language syntax being taught as well as insert new exercises with solutions to be proposed to the learner. Author can model solutions through a graph of alternatives and dependencies called GRADE. This technique allows the integration of several solutions in one with a reasonable degree of variation while preventing the student from making mistakes or taking erroneous paths.78f. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digitalTesesProgramação (Computadores) - Estudo e ensinoLinguagem de programação (Computadores)Sistemas operacionais (Computadores)Ciencia da ComputaçãoConceitos e ferramentas para apoiar o ensino de logica de programação imperativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - BINDER, FABIO VINICIUS.pdfapplication/pdf1823718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24713/1/D%20-%20BINDER%2c%20FABIO%20VINICIUS.pdf572da3ef07ccd5754014c29b28c6f336MD51open accessTEXTD - BINDER, FABIO VINICIUS.pdf.txtExtracted Texttext/plain118720https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24713/2/D%20-%20BINDER%2c%20FABIO%20VINICIUS.pdf.txtd0995457417af80f34f1061089096f3bMD52open accessTHUMBNAILD - BINDER, FABIO VINICIUS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24713/3/D%20-%20BINDER%2c%20FABIO%20VINICIUS.pdf.jpg0cc62a204b0ceeac9f1d7c3a0fb10079MD53open access1884/247132022-11-09 15:35:55.541open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-09T18:35:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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