Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/59611 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas Pinto |
id |
UFPR_365e99ab07c12cfdf202af03e7a95d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59611 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Dieine daPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling RibasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-02-27T15:35:55Z2020-02-27T15:35:55Z2019https://hdl.handle.net/1884/59611Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas PintoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho teve como objetivo geral, uma intervenção escolar de saúde promovendo uma "Atividade Integrativa de Dança Circular" com intuito de estimular novos hábitos sociais à realidade dos alunos indisciplinados formados pela inadimplência nas escolas. Essa intervenção pode agir de forma a prevenir e atender casos de doenças que podem ser precursoras do desinteresse escolar e da falta de habilidade social, muitas vezes já instalados. Foi possível desenvolver um trabalho cujos atores principais foram os alunos da escola EJA, Escola Municipal Dos Vinhedos, localizada na Rua Zem Bertapelle, 55, no bairro Santa Felicidade, pertencendo a Regional de Santa Felicidade, com convite a participação da comunidade. A metodologia deste projeto está dividida em quatro momentos entre criar, desenvolver, estimular habilidades sociais propostos para mudar aspectos sociais, apresentados aos alunos em: 1º Momento: Conscientizando sobre Saúde na Educação; estimulando hábitos saudáveis, na forma comportamental da escola, como habilidades sociais e seus aspectos, 2º Momento: Atividades em "Roda de Conversa da Intervenção"; para conversar e conhecer conceitos, 3º Momento: A aplicação da formação da "Atividade Integrativa de Dança Circular" um estudo sobre o tema abordado através de aulas práticas, discussões e interpretações; 4º Momento: Conscientização das habilidades Sociais; hora de troca de experiência nova e muito prazerosa onde se aprendeu que a união e a troca é uma parte fundamental para o bom convívio. Os resultad os obtidos com a implementação do projeto foi o aumento da disposição em querer interagir socialmente, aumentando ânimo, alegria e manifestando bem estar instantâneo nos alunos e incentivou melhorar a saúde dos efeitos nocivos de maus hábitos sociais Conclusão: A ação educativa com a prática integrativa de dança circular , possibilitou a saber que tanto escola, quanto alunos e familiares percebem que unidos a favor de uma causa fica muito mais fácil enfrentar problemas. Através desta intervenção, escola e comunidade, puderam tomar medidas que garantem o bem estar dos alunos e uma reeducação educacional, escolhendo praticar atividades integrativas como a dança circular.70 p. : il., color.application/pdfAtividade físicaDepressãoHabilidades sociaisAssertividade (Psicologia)Qualidade de vidaEstimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DIEINE DA SILVA.pdfapplication/pdf2537315https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59611/1/R%20-%20E%20-%20DIEINE%20DA%20SILVA.pdf670781ad98026aa12643ac5647f4fdb9MD51open access1884/596112020-02-27 12:35:56.065open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-27T15:35:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
title |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
spellingShingle |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola Silva, Dieine da Atividade física Depressão Habilidades sociais Assertividade (Psicologia) Qualidade de vida |
title_short |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
title_full |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
title_fullStr |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
title_full_unstemmed |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
title_sort |
Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola |
author |
Silva, Dieine da |
author_facet |
Silva, Dieine da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dieine da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Depressão Habilidades sociais Assertividade (Psicologia) Qualidade de vida |
topic |
Atividade física Depressão Habilidades sociais Assertividade (Psicologia) Qualidade de vida |
description |
Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas Pinto |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-27T15:35:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-27T15:35:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59611 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 p. : il., color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59611/1/R%20-%20E%20-%20DIEINE%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
670781ad98026aa12643ac5647f4fdb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898857666314240 |