Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dieine da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59611
Resumo: Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas Pinto
id UFPR_365e99ab07c12cfdf202af03e7a95d2e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59611
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Dieine daPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling RibasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-02-27T15:35:55Z2020-02-27T15:35:55Z2019https://hdl.handle.net/1884/59611Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas PintoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho teve como objetivo geral, uma intervenção escolar de saúde promovendo uma "Atividade Integrativa de Dança Circular" com intuito de estimular novos hábitos sociais à realidade dos alunos indisciplinados formados pela inadimplência nas escolas. Essa intervenção pode agir de forma a prevenir e atender casos de doenças que podem ser precursoras do desinteresse escolar e da falta de habilidade social, muitas vezes já instalados. Foi possível desenvolver um trabalho cujos atores principais foram os alunos da escola EJA, Escola Municipal Dos Vinhedos, localizada na Rua Zem Bertapelle, 55, no bairro Santa Felicidade, pertencendo a Regional de Santa Felicidade, com convite a participação da comunidade. A metodologia deste projeto está dividida em quatro momentos entre criar, desenvolver, estimular habilidades sociais propostos para mudar aspectos sociais, apresentados aos alunos em: 1º Momento: Conscientizando sobre Saúde na Educação; estimulando hábitos saudáveis, na forma comportamental da escola, como habilidades sociais e seus aspectos, 2º Momento: Atividades em "Roda de Conversa da Intervenção"; para conversar e conhecer conceitos, 3º Momento: A aplicação da formação da "Atividade Integrativa de Dança Circular" um estudo sobre o tema abordado através de aulas práticas, discussões e interpretações; 4º Momento: Conscientização das habilidades Sociais; hora de troca de experiência nova e muito prazerosa onde se aprendeu que a união e a troca é uma parte fundamental para o bom convívio. Os resultad os obtidos com a implementação do projeto foi o aumento da disposição em querer interagir socialmente, aumentando ânimo, alegria e manifestando bem estar instantâneo nos alunos e incentivou melhorar a saúde dos efeitos nocivos de maus hábitos sociais Conclusão: A ação educativa com a prática integrativa de dança circular , possibilitou a saber que tanto escola, quanto alunos e familiares percebem que unidos a favor de uma causa fica muito mais fácil enfrentar problemas. Através desta intervenção, escola e comunidade, puderam tomar medidas que garantem o bem estar dos alunos e uma reeducação educacional, escolhendo praticar atividades integrativas como a dança circular.70 p. : il., color.application/pdfAtividade físicaDepressãoHabilidades sociaisAssertividade (Psicologia)Qualidade de vidaEstimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DIEINE DA SILVA.pdfapplication/pdf2537315https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59611/1/R%20-%20E%20-%20DIEINE%20DA%20SILVA.pdf670781ad98026aa12643ac5647f4fdb9MD51open access1884/596112020-02-27 12:35:56.065open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-27T15:35:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
title Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
spellingShingle Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
Silva, Dieine da
Atividade física
Depressão
Habilidades sociais
Assertividade (Psicologia)
Qualidade de vida
title_short Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
title_full Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
title_fullStr Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
title_full_unstemmed Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
title_sort Estimular habilidades sociais nos alunos : dança circular, uma prática integrativa na escola
author Silva, Dieine da
author_facet Silva, Dieine da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dieine da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Depressão
Habilidades sociais
Assertividade (Psicologia)
Qualidade de vida
topic Atividade física
Depressão
Habilidades sociais
Assertividade (Psicologia)
Qualidade de vida
description Orientadora : Prof.ª MSc. Magda Ribas Pinto
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-27T15:35:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27T15:35:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59611
url https://hdl.handle.net/1884/59611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59611/1/R%20-%20E%20-%20DIEINE%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 670781ad98026aa12643ac5647f4fdb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898857666314240