O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno Pontes de, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75152
Resumo: Orientador: Karen Franklin da Silva
id UFPR_37a7bd70ce77df8564a193f1dc7aa11d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75152
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sousa, Bruno Pontes de, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoFranklin, Karen, 1968-2022-04-20T18:49:49Z2022-04-20T18:49:49Z2020https://hdl.handle.net/1884/75152Orientador: Karen Franklin da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de especialização em Filosofia da Educação: ética, política e educação.Inclui referências: p. 36-37Resumo: Este trabalho propõe uma apresentação do conceito de democracia, abordando algumas de suas principais ideias e seu desenvolvimento, a partir da formação do homem grego, analisando de um modo particular Homero e Plutarco. Tendo por base o estudo da antiguidade, buscamos compreender como as discussões clássicas ainda são pertinentes à contemporaneidade, pois seus principais elementos ainda são matéria de elucidação e esclarecimento. Busca-se estabelecer um debate com o ensino de filosofia na contemporaneidade, pois muitos dos conceitos clássicos como democracia, povo, lei e responsabilidade podem fazer parte de conteúdos escolares e, especialmente, da disciplina de filosofia e de educação. Atrelando este debate a prática do projeto plenarinho.1 recurso online : PDF.application/pdfDemocraciaFilósofos - GréciaFilosofia - Estudo e ensinoO ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BRUNO PONTES DE SOUSA.pdfapplication/pdf920510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75152/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf35d9602f44ac07ce12c0fcfe1b610cfbMD51open access1884/751522022-04-20 15:49:49.149open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-20T18:49:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
title O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
spellingShingle O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
Sousa, Bruno Pontes de, 1986-
Democracia
Filósofos - Grécia
Filosofia - Estudo e ensino
title_short O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
title_full O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
title_fullStr O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
title_full_unstemmed O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
title_sort O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
author Sousa, Bruno Pontes de, 1986-
author_facet Sousa, Bruno Pontes de, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno Pontes de, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
contributor_str_mv Franklin, Karen, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Filósofos - Grécia
Filosofia - Estudo e ensino
topic Democracia
Filósofos - Grécia
Filosofia - Estudo e ensino
description Orientador: Karen Franklin da Silva
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T18:49:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T18:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75152
url https://hdl.handle.net/1884/75152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75152/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35d9602f44ac07ce12c0fcfe1b610cfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860449440890880