O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/75152 |
Resumo: | Orientador: Karen Franklin da Silva |
id |
UFPR_37a7bd70ce77df8564a193f1dc7aa11d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75152 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sousa, Bruno Pontes de, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoFranklin, Karen, 1968-2022-04-20T18:49:49Z2022-04-20T18:49:49Z2020https://hdl.handle.net/1884/75152Orientador: Karen Franklin da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de especialização em Filosofia da Educação: ética, política e educação.Inclui referências: p. 36-37Resumo: Este trabalho propõe uma apresentação do conceito de democracia, abordando algumas de suas principais ideias e seu desenvolvimento, a partir da formação do homem grego, analisando de um modo particular Homero e Plutarco. Tendo por base o estudo da antiguidade, buscamos compreender como as discussões clássicas ainda são pertinentes à contemporaneidade, pois seus principais elementos ainda são matéria de elucidação e esclarecimento. Busca-se estabelecer um debate com o ensino de filosofia na contemporaneidade, pois muitos dos conceitos clássicos como democracia, povo, lei e responsabilidade podem fazer parte de conteúdos escolares e, especialmente, da disciplina de filosofia e de educação. Atrelando este debate a prática do projeto plenarinho.1 recurso online : PDF.application/pdfDemocraciaFilósofos - GréciaFilosofia - Estudo e ensinoO ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BRUNO PONTES DE SOUSA.pdfapplication/pdf920510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75152/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf35d9602f44ac07ce12c0fcfe1b610cfbMD51open access1884/751522022-04-20 15:49:49.149open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-20T18:49:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
title |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
spellingShingle |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade Sousa, Bruno Pontes de, 1986- Democracia Filósofos - Grécia Filosofia - Estudo e ensino |
title_short |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
title_full |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
title_fullStr |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
title_full_unstemmed |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
title_sort |
O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade |
author |
Sousa, Bruno Pontes de, 1986- |
author_facet |
Sousa, Bruno Pontes de, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Pontes de, 1986- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franklin, Karen, 1968- |
contributor_str_mv |
Franklin, Karen, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Filósofos - Grécia Filosofia - Estudo e ensino |
topic |
Democracia Filósofos - Grécia Filosofia - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Karen Franklin da Silva |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-20T18:49:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-20T18:49:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/75152 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/75152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75152/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35d9602f44ac07ce12c0fcfe1b610cfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860449440890880 |