Pró memória de contatos preliminares com técnicos do Banco Mundial sobre a questão indígena em 22 a 24.03.1996.
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69695 |
Resumo: | Trata-se de três documentos distintos, todos do ano de 1996. O primeiro é um pró-memória, assinado por Gilberto Valente Canali; são contatos preliminares com técnicos do Banco Mundial sobre a questão indígena. Foram selecionados dois contatos, Maria Teresa Fernandes Serra e Elizabeth Monozowski. Contêm informações sobre a possibilidade de compra de terras por parte do Banco Mundial; possibilidade de troca de títulos de dívida externa por projetos ou áreas de preservação ambiental; investigação sobre a participação do Banco Mundial na implantação do reassentamento; interesse condicionado à inclusão dos Avá-Guarani do Paraguai no projeto. O segundo documento é uma carta escrita por Rubem Thomaz de Almeida endereçada a Euclides Scalco, Diretor Geral Brasileiro da ITAIPU Binacional. Nesta, encaminha relatórios de visitas às comunidades Guarani do Ocoí, com a intenção de discutir a viabilidade do reassentamento definitivo das comunidades. O último documento é um relatório também escrito por Rubem Thomaz de Almeida sobre visita realizada ao Paraná Porã. Nesta, o autor afirma a decisão dos Avá-guarani de aceitar a proposta da ITAIPU para assentamento definitivo da comunidade, mas solicitaram que outros chefes pudessem ver o local. O relatório afirma que há evidências de uma solução definitiva para a questão indígena, e solicita diálogo e acompanhamento por parte da ITAIPU e da FUNAI. |
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Nesta, encaminha relatórios de visitas às comunidades Guarani do Ocoí, com a intenção de discutir a viabilidade do reassentamento definitivo das comunidades. O último documento é um relatório também escrito por Rubem Thomaz de Almeida sobre visita realizada ao Paraná Porã. Nesta, o autor afirma a decisão dos Avá-guarani de aceitar a proposta da ITAIPU para assentamento definitivo da comunidade, mas solicitaram que outros chefes pudessem ver o local. 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