Deficiência física neuromotora : um estudo das políticas e seus desdobramentos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Junior, Claudovil Barroso de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/55047
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Sueli de Fátima Fernandes
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spelling Almeida Junior, Claudovil Barroso deFernandes, Sueli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-04-24T02:56:40Z2018-04-24T02:56:40Z2018http://hdl.handle.net/1884/55047Orientadora : Profª. Drª. Sueli de Fátima FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/02/2018Inclui referênciasResumo: O acesso de pessoas com deficiência à educação inclusiva é o resultado de lutas e resistências, cujos movimentos mundiais influenciaram a construção de ações no Brasil, a partir da década de 1990. Em se tratando especificamente da paralisia cerebral, são ainda restritos os estudos sobre acesso e permanência de sujeitos no processo educacional, em especial, da criança pequena, razão pela qual parto das seguintes questões de pesquisas: como os discursos legais e acadêmicos e os relatos dos pais e profissionais na educação operam na escolarização das crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral, na educação infantil? De que forma esses discursos tem desdobramentos na política de educação especial na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral, a partir de 2008? Quais os desdobramentos e conquistas na escolarização das crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral, na educação infantil, na percepção de pais e profissionais da educação? Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a educação especial na perspectiva inclusiva para crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral, na educação infantil, em municípios de Colombo e Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A metodologia, de caráter qualitativo, compreendeu os seguintes procedimentos: a pesquisa bibliográfica da literatura no campo; consultas a microdados do Censo Escolar/MEC/INEP sobre a matrícula de crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral, nos municípios de Colombo e Pinhais; pesquisa documental para levantamento de dados político-pedagógicos acerca da educação especial nos municípios e entrevista semiestruturada com gestoras da educação especial, professores e familiares, a respeito da implementação de políticas de educação especial de crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral na educação infantil. Dos resultados encontrados, a hipótese inicial se confirmou de que, independentemente de investimentos de programas federais destinados à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o direito de acesso de crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral na educação infantil não está sendo assegurado plenamente. Em que pese a existência de diferenças qualitativas na efetivação de políticas públicas nos municípios pesquisados relativos à oferta no atendimento educacional especializado inclusivo, persistem desafios comuns em ambos os contextos, como o fato da manutenção do AEE exclusivamente em instituições especializadas; a remoção de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e pedagógicas para a aprendizagem e participação nos espaços escolares inclusivos; os investimentos em formação continuada para Gestoras da Educação Especial, profissionais e mães/familiares, sobre o direito de crianças com deficiência física neuromotora/paralisia cerebral na primeira etapa da Educação Básica e, sobretudo, a ampliação do acesso e permanência dessas crianças nos centros de educação infantil da rede municipal de ensino. Palavras-chave: Deficiência física neuromotora. Paralisia cerebral. Educação Infantil. Educação Especial. Políticas Educacionais. Região Metropolitana de Curitiba.Abstract: The access of people with disabilities to inclusive education is the result of struggles and resistance, whose worldwide movements have influenced the construction of actions in Brazil since the 1990s. In the specific case of cerebral palsy, studies on access are still restricted and permanence of subjects in the educational process, especially the young child, which is why I start from the following research questions: how legal and academic discourses and the reports of parents and professionals in education operate in the schooling of children with neuromotor/cerebral palsy, in early childhood education? In what way do these discourses have unfolding in the special education policy in the inclusive perspective for students with neuromotor/cerebral palsy physical disability, as of 2008? What are the developments and achievements in the schooling of children with neuromotor/cerebral palsy physical disabilities, in children's education, in the perception of parents and education professionals? In this sense, the present study has the general objective of analyzing special education in an inclusive perspective for children with neuromotor/cerebral palsy deficiency in early childhood education in the municipalities of Colombo and Pinhais, Metropolitan Region of Curitiba. The methodology, of qualitative character, comprised the following procedures: the bibliographical research of the literature in the field; consultations with micro data from the School Censu/MEC/INEP on the enrollment of children with neuromotor/cerebral palsy physical disabilities in the municipalities of Colombo and Pinhais; a documentary survey to collect political-pedagogical data about special education in the municipalities and a semi-structured interview with special education managers, teachers and family members, regarding the implementation of special education policies for children with neuromotor/cerebral palsy physical disabilities in early childhood education. From the results found, the initial hypothesis was confirmed that, regardless of investments in federal programs destined to the National Special Education Policy from the perspective of Inclusive Education, the right of access of children with neuromotor/cerebral palsy fully assured. Despite the existence of qualitative differences in the effectiveness of public policies in the municipalities surveyed regarding the provision of specialized educational services, common challenges persist in both contexts, such as the fact that ESA is maintained only in specialized institutions; the removal of architectural, communication and pedagogical barriers for learning and participation in inclusive school spaces; investments in continuing education for Special Education Managers, professionals and mothers/families, on the right of children with neuromotor/cerebral palsy physical disabilities in the first stage of Basic Education and, above all, the expansion of their access and permanence in the centers of the municipal education network. Keywords: Neuromotor physical disability. Cerebral palsy. Child Education. Special Education. Educational Policies. Metropolitan Region of Curitiba.150 p. : il. (algumas color.).application/pdfxXDeficiência física neuromotora : um estudo das políticas e seus desdobramentos na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDOVIL BARROSO DE ALMEIDA JUNIOR.pdfR - D - CLAUDOVIL BARROSO DE ALMEIDA JUNIOR.pdfapplication/pdf2273386https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55047/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDOVIL%20BARROSO%20DE%20ALMEIDA%20JUNIOR.pdff4a786404f036ffbad7338506fb08afdMD51open access1884/550472018-04-23 23:56:40.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-04-24T02:56:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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