Um pai num corpo de imagem : a memória no fundo dos dois rios: um encontro de Guimarães Rosa e Lourenço Mutarelli

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Caroline Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80762
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Célia Maria Arns de Miranda
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMiranda, Célia Arns de, 1954-Fernandes, Caroline Aparecida dos Santos2023-01-17T11:54:55Z2023-01-17T11:54:55Z2022https://hdl.handle.net/1884/80762Orientadora: Profa. Dra. Célia Maria Arns de MirandaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 10/06/2022Inclui referênciasResumo: Imaginar, dar forma a algo ou a alguém remete à ficção mais primordial que nasceu do barro. A imagem é uma construção que habita nosso cotidiano e nossas relações. Pensar a imagem é pensar no homem como registro, como aquele que sobrevive um pouco além da sua própria existência, aquele que se materializa como memória. O centro de nossa tese repousa especialmente na figura paterna, esse outro essencial que não nos carregou em seu ventre e mesmo assim ativa em nós um forte anseio. Focados no pai, almejamos delinear sua imagem a partir de duas obras especialmente distintas: o conto A terceira margem do rio (2016), de João Guimarães Rosa e a HQ Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente (2011), de Lourenço Mutarelli. Nosso olhar busca analisar os caminhos desses autores para perpetuar essa constante essencial lhe atribuindo novas figurações, estas convocadas pelo vazio instaurado nos dois textos. As outras roupagens para o pai emergem entre o esquecido, o lembrado e aparecem embrenhadas entre os espaços e afetos imaginários. Tendo esse objetivo em mente discutimos o que caracteriza a memória – a partir dos estudos de Aleida Assmann (2011) e Walter Benjamim (1994) – como forma narrativa e substrato ficcional, unidos às reflexões sobre um narrador que emprega artifícios próprios do ato recordatório para construir seu relato. A tese propõe, além do debate teórico sobre a memória, uma discussão sobre a linguagem e as formas de encarnação do imaginário na ficção – apoiados pelos estudos de Wolfgang Iser (1996), Roland Barthes (1984) e Susan Sontag (2004). Esses debates contribuem para encontrar uma imagem própria às figurações desses pais entrelaçada ao relato caudaloso desses filhos. São dois textos que se cruzam e se afastam em diferentes níveis e, justamente por isso, nos permitem vislumbrar uma forma memoriosa característica, pautada pelo anseio, pelo esquecimento e pelas emoções. Uma "imagem-partida" que nos abre caminhos possíveis para dar forma ao fantasma literário do "nosso" pai.Abstract: Imagining, giving shape to something or someone, refers to the most primordial fiction that was born from clay. An image is a construction that inhabits our daily lives and our relationships. To think about image is to think about man as a record, as the one who survives a little beyond his own existence, the one who materializes as memory. The father figure in particular lies at the centr of our thesis, this other essential being that did not carry us in the womb, but even so awakes in us a strong yearning. By focusing on the father, we aim to delineate his image from two especially distinct works: the short story A terceira margem do rio (The third bank of the river) (2016), by João Guimarães Rosa and the comic book Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente (When my father met ET it was a hot day) (2011), by Lourenço Mutarelli. We seek to analyze the paths of these authors to perpetuate this essential constant by attributing to it new figurations, mustered by the void established in both texts. The other clothing for the father emerges between the forgotten and theremembered, and appears to be enmeshed between spaces and imaginary affections. With this objective in mind, we discuss what characterizes memory - grounded in the studies of Aleida Assmann (2011) and Walter Benjamin (1994) - as a narrative form and fictional substrate, together with reflections on a narrator who employs artifices of the act of remembering to construct his story. The thesis proposes, together with the theoretical debate on memory, a discussion about language and the forms of incarnating the imaginary in fiction, supported by the studies of Wolfgang Iser (1996), Roland Barthes (1984) and Susan Sontag (2004). These debates contribute to finding an image of the figurations of these parents intertwined with the voluminous story of these sons. These two texts intersect and diverge at different levels and, precisely for this reason, allow us to glimpse a characteristic memorious form, guided by yearning, oblivion and emotions: a "split image" that opens up possible paths to give shape to the literary ghost of "our" father.1 recurso online : PDF.application/pdfRosa, João Guimarães, 1908-1967Mutarelli, Lourenço, 1964-Imagem (Psicologia)MemóriaImaginação na literaturaLetrasUm pai num corpo de imagem : a memória no fundo dos dois rios: um encontro de Guimarães Rosa e Lourenço Mutarelliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CAROLINE APARECIDA DOS SANTOS FERNANDES.pdfapplication/pdf7976148https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80762/1/R%20-%20T%20-%20CAROLINE%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20FERNANDES.pdfc86a70b301ceac7cd03f927b7522715eMD51open access1884/807622023-01-17 08:54:55.334open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-17T11:54:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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