Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mariza Antunes de, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72057
Resumo: Orientador(a): Prof. Dr. Guilherme da Silva Gasparotto
id UFPR_3a4753fbed4a09a9b789295ba2aafdad
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72057
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Mariza Antunes de, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGasparotto, Guilherme da Silva, 1984-2021-11-03T14:59:48Z2021-11-03T14:59:48Z2021https://hdl.handle.net/1884/72057Orientador(a): Prof. Dr. Guilherme da Silva GasparottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/05/2021Inclui referências: p. 111-119Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Para atingir tal intento foi realizado uma síntese crítica do livro Letramento Corporal da pesquisadora Margaret Whitehead, uma pesquisa do tipo estado da arte na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com a intenção de averiguar o que mostram as pesquisas acerca da utilização da bicicleta no contexto social e educacional a nível nacional; complementada por uma busca sistemática em artigos científicos nas plataformas digitais: Scielo, Redalyc e ObservaBici a fim de investigar o que mostram as pesquisas a respeito da utilização da bicicleta no Brasil no contexto educacional. Somados a estes estudos foi realizado uma revisão narrativa sobre a multiplicidade dos usos da bicicleta e tal discussão foi ampliada por uma revisão sistemática em artigos científicos nas bases de dados eletrônicos: Eric/Thesaurus, Scopus, Sportdiscus e Scielo para compreender os benefícios e as possibilidades da utilização da bicicleta e como ela pode ser usada como uma alternativa de transporte ativo para a escola. A guisa de conclusão, o conceito de Letramento Corporal pôde ser relacionado aos documentos norteadores da educação brasileira e também ser associado as aulas de Educação Física escolar, os estudos analisados apontaram uma grande variabilidade da utilização da bicicleta nos contextos sociais principalmente como uma forma de transporte ativo, mas, em nenhum dos estudos a bicicleta foi citada como uma ferramenta educacional formal. Diante dos dados levantados foi estabelecida a proposição do projeto Hoje tem Pedal como uma alternativa para as aulas de Educação Física escolar por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Esta proposta será aplicada para aprendentes do Ensino Fundamental em uma escola de Curitiba com vistas a articular o ciclismo educacional, temas sensíveis a sociedade e o conceito de Letramento Corporal. Palavras-chave: Letramento Corporal. Ciclismo Educacional. Educação Física. Escola. Proposição.Abstract: This research sought to propose the project Today has Pedal guided by the concept of Physical Literacy for the Physical Education classes of elementary school, through the use of the bicycle as an educational tool. To achieve this goal, a critical synthesis of the book Physical Literacy by researcher Margaret Whitehead was carried out, a state-of-the-art research at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations with the intention of ascertaining what the research on the use of the bicycle in the context social and educational at national level; complemented by a systematic search for scientific articles on digital platforms: Scielo, Redalyc and ObservaBici in order to investigate what research shows about the use of bicycles in Brazil in the educational context. In addition to these studies, a narrative review was carried out on the multiplicity of uses of the bicycle and this discussion was expanded by a systematic review of scientific articles in the electronic databases: Eric / Thesaurus, Scopus, Sportdiscus and Scielo to understand the benefits and possibilities how to use the bicycle and how it can be used as an active transport alternative to school. As a conclusion, the concept of Physical Literacy could be related to the guiding documents of Brazilian education and also be associated with school Physical Education classes, the studies analyzed pointed to a great variability in the use of bicycles in social contexts, mainly as a form of transport. active, but in none of the studies was the bicycle cited as a formal educational tool. In view of the data collected, the proposal for the Today has Pedal project was established as an alternative for school Physical Education classes through the use of the bicycle as an educational tool. This proposal will be applied to elementary school students in a school in Curitiba with a view to articulating educational cycling, themes sensitive to society and the concept of Physical Literacy. Keywords: Physical Literacy. Educational Cycling. Physical Education. School. Proposition.1 arquivo (119 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação física - Estudo e ensinoEducaçao física (Ensino fundamental)Educação física para criançasCiclismoEducaçãoArticulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIZA ANTUNES DE LIMA.pdfapplication/pdf2794667https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72057/1/R%20-%20D%20-%20MARIZA%20ANTUNES%20DE%20LIMA.pdf49cb8f12cb8312b9ec5726918b3095a6MD51open access1884/720572021-11-03 11:59:48.154open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-03T14:59:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
title Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
spellingShingle Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
Lima, Mariza Antunes de, 1982-
Educação física - Estudo e ensino
Educaçao física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Ciclismo
Educação
title_short Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
title_full Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
title_fullStr Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
title_sort Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
author Lima, Mariza Antunes de, 1982-
author_facet Lima, Mariza Antunes de, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mariza Antunes de, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984-
contributor_str_mv Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Educaçao física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Ciclismo
Educação
topic Educação física - Estudo e ensino
Educaçao física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Ciclismo
Educação
description Orientador(a): Prof. Dr. Guilherme da Silva Gasparotto
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-03T14:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-03T14:59:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72057
url https://hdl.handle.net/1884/72057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (119 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72057/1/R%20-%20D%20-%20MARIZA%20ANTUNES%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49cb8f12cb8312b9ec5726918b3095a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898723810344960