Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galantin, Daniel Verginelli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29956
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André de Macedo Duarte
id UFPR_3abe6e3ff211d567ae67d13d9b54342a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29956
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaDuarte, André de Macedo, 1966-Galantin, Daniel Verginelli2023-01-20T11:50:45Z2023-01-20T11:50:45Z2013https://hdl.handle.net/1884/29956Orientador: Prof. Dr. André de Macedo DuarteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 19/03/2013Bibliografia: fls. 147-150Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apontar as transformações nas articulações entre verdade e subjetividade pelas quais passou o trabalho filosófico de Michel Foucault entre as décadas de 1970 e 1980. Ao final, procuramos formular algumas interrogações políticas contemporâneas incitadas por estes deslocamentos, assim como destacar elementos para a compreensão do engajamento político inerente à prática filosófica foucaultiana. Iniciamos com o estudo da construção do aporte teórico através do qual o filósofo francês aborda as relações de poder, de modo a enfatizar a multiplicidade de suas práticas, assim como, especialmente, sua capacidade de produzir realidades. No segundo capítulo, discutimos trechos de Vigiar e punir e A vontade de saber de modo a mostrar como nosso autor põe em prática sua abordagem teórica, em vista da qual, neste período de suas investigações, a articulação entre verdade e subjetividade resulta na constituição de sujeitos. Estes efeitos de constituição subjetiva podem ser alterados com a transformação desta articulação, consideração a partir da qual Foucault inaugura outra forma de engajamento político para os intelectuais. No terceiro capítulo, mostramos como, a partir de 1978, nosso autor desloca sua abordagem do poder enquanto relações de força para as chamadas práticas de governo. Tal deslocamento permite compreender certas continuidades históricas entre tecnologias distintas de poder, assim como fornece subsídios para a abertura do eixo ético de suas investigações a partir da equivocidade do termo "governo" - o qual pode designar tanto o governo de si quanto o governo dos outros. Neste contexto, o estudo das práticas de confissão e direção de consciência na genealogia do poder pastoral apontam para a necessidade de considerar o reconhecimento do sujeito por si mesmo no processo de sua constituição. Por outro lado, esta mesma dimensão de reconhecimento parece assumir um papel privilegiado na consideração das resistências a formas determinadas de condução de condutas. No quarto e último capítulo discutimos alguns aspectos da genealogia do sujeito ético antigo, momento em que encontramos outra forma de articulação entre verdade e subjetividade. Trata-se então de considerar a verdade em sua relação com os exercícios espirituais de transformação ética dos sujeitos, concebidos como condição de seu acesso à verdade. Nos cursos do Collège de France da década de 1980, os discursos verdadeiros articulam-se a exercícios espirituais que transformam o êthos dos sujeitos. Assim, Foucault mostra que entre os antigos se estabelece um vínculo entre verdade e subjetividade em vista do qual a verdade transforma os sujeitos, aspecto que destaca sua irredutibilidade com relação à moderna transformação de sujeitos em objetos de conhecimento. Finalmente, este gênero de pesquisas suscita interrogações contemporâneas acerca do vínculo entre política e espiritualidade, assim como instaura o problema da subjetivação e da dessubjetivação na compreensão contemporânea da dimensão política da espiritualidade.Abstract: Cette dissertation a l'objectif de mettre en relief les transformations que l'articulation entre vérité et subjectivité a subi dans le travail philosophique de Michel Foucault entre les décennies de 1970 et 1980. À la fin, on essaie de formuler quelques interrogations politiques contemporaines incitées par ces déplacements, de même qu'on souligne quelques éléments pour comprendre l'engagement politique propre à la pratique philosophique foucauldienne. On commence par l'étude de l'arsenal théorique avec lequel le philosophe français saisit les relations de pouvoir, donnant spéciale attention à la multiplicité des pratiques et spécialement à ses capacités de production de réalités. Dans le chapitre deux, on discute quelques passages de Surveiller et punir et de La volonté de savoir pour souligner la mise-au-point de cette démarche, de façon à montrer que les articulations entre vérité et subjectivité constituent les sujets entendus comme leurs effets. En fait, tels effets de constitution de la subjectivité peuvent subir des changements par le déplacement de cette articulation, mouvement par lequel Foucault ouvre des nouvelles possibilités d'engagement politique pour les intellectuels. Après, dans le troisième chapitre on souligne le déplacement foucauldien de l'approche du pouvoir entendu comme relations de force au nom des pratiques de gouvernement à partir de 1978. Ce changement conceptuel lui permettra la compréhension de continuités entre des différents technologies de pouvoir, de même qu'il lui fournira des outils pour l'ouverture de l'axe éthique de ses recherches à partir de l'équivocité du terme " gouvernement " - lequel désigne aussi bien le gouvernement de soi que le gouvernement des autres. L'étude des pratiques de confession et de direction de conscience dans le contexte de la généalogie du pouvoir pastoral impose l'exigence de considérer la reconnaissance du sujet par soi-même dans le procès de sa propre constitution. De l'autre côté, cette même reconnaissance prendra un rôle privilégié dans la considération des résistances aux formes de conduction de conduites. Finalement, dans le dernier chapitre nous nous concentrons aux travaux foucauldiens de la généalogie du sujet éthique antique, où l'on trouvera une autre forme d'articulation entre vérité et subjectivité. Dans les derniers cours donnés au Collège de France il s'agira alors de considérer la vérité comme exercice spirituel de transformation éthique des sujets en tant que condition de leur accès au vrai, de manière que les discours de vérité s'articulent à des exercices spirituels de transformation de l'êthos du sujet. De cette façon, chez les antiques on trouve un lien entre vérité et subjectivité où la première transforme les sujets, ce qui la rend irréductible par rapport à la moderne transformation des sujets en objets de connaissance. Ce genre de recherches apporte finalement de nouvelles interrogations contemporaines à propos des liens entre politique et spiritualité, ouvrant ainsi le chemin pour la considération du problème de la relation entre subjectivation et dé-subjectivation en ce qui concerne à la dimension politique de la spiritualité.150f.application/pdfDisponível em formato digitalFoucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretaçãoTesesVerdadeGenealogia (Filosofia)ÉticaFilosofiaVerdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIEL VERGINELLI GALANTIN.pdfapplication/pdf1674406https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf012ea13790fcc36561f8cd6632243defMD51open accessTEXTR - D - DANIEL VERGINELLI GALANTIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain473941https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/2/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf.txt94c1e7f34e4c4ca27318b0486ef61b10MD52open accessTHUMBNAILR - D - DANIEL VERGINELLI GALANTIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/3/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf.jpg9d7054a1bc1e080a8ee3cab370d36eb7MD53open access1884/299562023-01-20 08:50:46.12open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-20T11:50:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
title Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
spellingShingle Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
Galantin, Daniel Verginelli
Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Teses
Verdade
Genealogia (Filosofia)
Ética
Filosofia
title_short Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
title_full Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
title_fullStr Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
title_full_unstemmed Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
title_sort Verdade e subjetividade no pensamento de Michel Foucault : da analítica do poder à genealogia da ética
author Galantin, Daniel Verginelli
author_facet Galantin, Daniel Verginelli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, André de Macedo, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Galantin, Daniel Verginelli
contributor_str_mv Duarte, André de Macedo, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Teses
Verdade
Genealogia (Filosofia)
Ética
Filosofia
topic Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Teses
Verdade
Genealogia (Filosofia)
Ética
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. André de Macedo Duarte
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T11:50:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T11:50:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29956
url https://hdl.handle.net/1884/29956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/2/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29956/3/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20VERGINELLI%20GALANTIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 012ea13790fcc36561f8cd6632243def
94c1e7f34e4c4ca27318b0486ef61b10
9d7054a1bc1e080a8ee3cab370d36eb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699150457864192