"Astúcia da mímese" : a dinâmica entre realidade e poesia lírica na obra de José Guilherme Merquior
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26831 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Luís Gonçales Bueno de Camargo |
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Fumaneri, Maria Luísa Carneiro, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-2022-07-06T17:40:42Z2022-07-06T17:40:42Z2011https://hdl.handle.net/1884/26831Orientador : Prof. Dr. Luís Gonçales Bueno de CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/06/2010Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos literáriosResumo: A obra de José Guilherme Merquior (1944-1991), composta entre as décadas de 1960 e 1990, faz constante uso da ideia de mímese não como recurso exclusivo do drama ou da narrativa, mas como categoria fundamental para o entendimento da natureza do texto literário e, consequentemente, da lírica. Essa escolha teórica, que escapa à tradição dos comentaristas da Poética aristotélica, é o ponto alto da censura a certa tendência formalista em boa parte da crítica do século XX, que ignora as relações entre arte e realidade. Para Merquior, a rejeição da mímese nos estudos literários poderia ser explicada por uma negação do mundo moderno aliada à tendência da estética modernista a voltar-se para a linguagem. Entretanto, a rejeição do real e consequente exaltação da linguagem não devem ser, para o autor, consideradas como a essência da lírica. Este trabalho procura esclarecer o significado da mímese para a obra crítica de Merquior, bem como extrair, de sua crítica da crítica, sugestões teóricas para tratar a questão da dinâmica entre poesia e realidade nos estudos literários.Abstract: The work of José Guilherme Merquior (1944-1991), written between the 1960's and the 1990's, constantly uses mimesis as an important definition not only for drama or fiction, but also as a fundamental category to understand the nature of literature and, consequently, the nature of lyric. This theoretical choice is different from most of the commentaries on Aristotle's Poetics and it is justified by Merquior's reproach of a tendency to formalism, which he identified in many of the XXth century critics that leave out the relations between art and reality. For Merquior, the refusal of mimesis in literary studies could be understood as related to a refusal of modern world and, consequently, a rise of the linguistic role. However, the refusal of reality and resultant recognizing of the importance of Linguistics can't be considered as the essence of lyric. The present work tries to build up a meaning for mimesis in author's work, as well as search for theoretical suggestions for managing the dynamics between poetry and reality in literary studies.[9] 106 f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalMerquior, Jose Guilherme, 1941-1991Redação acadêmicaMimese na literaturaPoesia liricaLetras"Astúcia da mímese" : a dinâmica entre realidade e poesia lírica na obra de José Guilherme Merquiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA LUISA CARNEIRO FUMANERI.pdfapplication/pdf1470343https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26831/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20LUISA%20CARNEIRO%20FUMANERI.pdfaf4dc356d5bfa5c7b713367d3e80065aMD51open access1884/268312022-07-06 14:40:42.304open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T17:40:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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