Jovens aprendizes : aspectos psicossociais da formação para a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lygia Maria Portugal de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24197
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Oliveira, Lygia Maria Portugal de2022-12-07T17:42:26Z2022-12-07T17:42:26Z2010https://hdl.handle.net/1884/24197Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2010Bibliografia: fls. 86-90Área de concentração: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Este trabalho integrou os dados de uma pesquisa realizada com jovens e adolescentes participantes de um Programa de Aprendizagem, com base na Lei do Jovem Aprendiz (nº 10.097/2000). Teve como objetivo investigar os fatores psicossociais presentes nos processos educacionais de adolescentes de Curitiba e região metropolitana que integram o Programa de Aprendizagem profissional. Para isto foram aplicados questionários semi-estruturados, em que 99 jovens aprendizes, do curso de Auxiliar de Produção Industrial e Mecânica responderam, sendo que suas respostas foram analisadas em categorias a posteriori. Os eixos em torno dos quais os dados foram obtidos são: 1- Caracterização Sócio-Familiar; 2 – Formação e Escolaridade; 3 – O Programa de Aprendizagem; 4 – Sonhos e Planos para o Futuro. Foram 12 mulheres e 87 homens que responderam ao questionário, com idades entre 18 e 23 anos. Pouco mais da metade (52) dos aprendizes residem na região metropolitana de Curitiba. São 62 os aprendizes que já concluíram o ensino médio, e 64 aprendizes já fizeram algum tipo de curso, sendo os cursos que os aprendizes mais fizeram os da área de informática, mecânica e administração. Ainda, 92 jovens gostariam de fazer novos cursos, e 74 aprendizes disseram que gostariam de fazer faculdade. Os cursos na área de Engenharia, principalmente o de Engenharia Mecânica foram os mais citados na preferência dos aprendizes. Em relação ao Programa de Aprendizagem, as maiores dificuldades que foram apontadas pelos aprendizes referem-se à distância do local em que é realizado o Programa, e os poucos ganhos financeiros. Chama a atenção, neste trabalho, os relacionamentos que os aprendizes estabelecem ao longo do Programa de Aprendizagem, como um forte fator que influencia na permanência deste aprendiz no curso e no trabalho. Também observou-se uma constante busca dos adolescentes pela aprendizagem, conhecimento, formação e profissionalização, fatores estes que inclusive encabeçaram a lista dos sonhos e planos que os aprendizes têm para o futuro.Abstract: This work integrates data from a survey of young and teenagers participating in a Learning Program, based on the Law of the Young Apprentice (No. 10.097/2000). It had the objective to investigate the psychosocial factors present in the educational processes of teenagers in Curitiba and its metropolitan area, integrating the Professional Apprenticeship Program. For this we used semistructured questionnaires, in which 99 young apprentices, from the Industrial and Mechanical Production Assistant course answered, and their answers were analyzed later on. The axes around which the data were obtained are: 1 - Socio-Familiar, 2 - Training and Education; 3 - The Learning Program; 4 - Dreams and Plans for the Future. There were 12 women and 87 men who answered the questionnaire, between 18 and 23 years old. Over half of learners (52) reside in the metropolitan area of Curitiba. 62 apprentices completed high school and 64 apprentices have made some kind of course, being the most referred courses in the areas of Computer Science, Mechanics and Administration. Still, 92 young apprentices would like to study new courses and 74 apprentices said they would like to go to college. The courses in Engineering, especially the Mechanical Engineering course was the most referred. About the Learning Program, the major difficulties referred by the students are about the distance from home to where the program is carried out or the low income. What brings us to pay attention in this work is the relationships that apprentices establish during the Learning Program as a strong factor that influences the permanence of this apprentice in this course and at work and also a constant quest for learning, knowledge, training and professional factors including those that head the list of dreams and plans that apprentices have for the future.97 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoTrabalhoEducação para o trabalhoEducação do adolescentePsicologia socialEducaçãoJovens aprendizes : aspectos psicossociais da formação para a vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Lygia versao final.pdfapplication/pdf465185https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24197/1/Dissertacao%20Lygia%20versao%20final.pdf99dd5cdcadbcb40493cc5acee8a9b4f7MD51open accessTEXTDissertacao Lygia versao final.pdf.txtExtracted Texttext/plain194613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24197/2/Dissertacao%20Lygia%20versao%20final.pdf.txt498fc6e502131c51c79b4923893e03baMD52open accessTHUMBNAILDissertacao Lygia versao final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24197/3/Dissertacao%20Lygia%20versao%20final.pdf.jpg97a3893027eca280b1edfe5636ce36c3MD53open access1884/241972022-12-07 14:42:26.471open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-07T17:42:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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