Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Loide Sulamita Mendes do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/53160
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Mayra Taiza Sulzbach
id UFPR_3d87e9fda5acf2fa4ee54c4e64cf6afa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53160
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nascimento, Loide Sulamita Mendes doUniversidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial SustentávelSulzbach, Mayra Taiza2018-03-08T16:35:45Z2018-03-08T16:35:45Z2017http://hdl.handle.net/1884/53160Orientador : Profª. Drª. Mayra Taiza SulzbachDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa: Curitiba, 31/10/2017Inclui referências : f. 131-133Resumo: O presente trabalho aborda diferentes concepções de desenvolvimentos, com foco no desenvolvimento regional, proposta do Curso de Gestão e Empreendedorismo, da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, bem como outro fim a que se institui: a autonomia do sujeito, esta a partir de Paulo Freire. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo documental explicativa e aplicada com uma abordagem predominantemente qualitativa. Para a identificação da origem da ideia do desenvolvimento regional e da autonomia no Curso, foi realizado um levantamento dos documentos que deram origem ao Setor Litoral e ao Curso, considerando os Projetos Políticos Pedagógicos destes. Os desenvolvimentos foram categorizados pelas adjetivações e a autonomia foi tratada como um método. As categorias de desenvolvimento foram identificadas e analisadas sob a perspectiva do desenvolvimento regional nas ementas dos Planos de Ensino e referências bibliográficas, após, suas concepções foram levantadas a partir dos autores indicados, a fim de identificar as concepções de desenvolvimento transmitidos à formação do Gestor e Empreendedor. Autonomia do sujeito, como método, foi identificada na metodologia proposta pelo Projeto Político Pedagógico do Setor e adoção no Curso, puxada pelo Projeto de Aprendizagem. Os resultados da pesquisa demonstram que o desenvolvimento regional é desenhado na proposta de expansão das vagas do ensino superior do Governo Federal, quando da criação do Setor e adotado no Curso para apoiar o desenvolvimento local, através dos estudantes, mas que parece diminuir-se com o Plano de Adaptação do Curso. A autonomia, prevista para a gestão administrativa e pedagógica de uma universidade, se estende ao estudante no Projeto Político Pedagógico, com base na autonomia do sujeito na construção do seu conhecimento, se apresenta como métodos que orientam os Projetos de Aprendizagem dos estudantes do Curso, os quais, com o Plano de Adaptação, são em parte abordados. Palavras-Chave: Desenvolvimento. Autonomia. Projeto Político Pedagógico. Curso de Gestão e Empreendedorismo.Abstract: The present work deals with different conceptions of development, with a focus on regional development, a proposal of the Management and Entrepreneurship Course of the Federal University of Paraná - Setor Litoral, as well as another purpose to which it is established: the autonomy of the subject, Paulo Freire. The research methodology is characterized as an explanatory and applied document type with a predominantly qualitative approach. In order to identify the origin of the idea of regional development and autonomy in the Course, a survey of the documents that gave origin to the Coastal Sector and to the Course was carried out, considering the Pedagogical Political Projects of these. Developments were categorized by adjectives and autonomy was treated as a method. The categories of development were identified and analyzed from a regional development perspective in the Plans of Teaching and bibliographical references, after which their conceptions were drawn from the indicated authors in order to identify the development conceptions transmitted to the Manager's formation and Entrepreneur. Autonomy of the subject, as a method, was identified in the methodology proposed by the Sector's Political Pedagogical Project and adoption in the Course, drawn by the Learning Project. The results of the research demonstrate that regional development is designed in the proposal of expansion of the posts of higher education of the Federal Government, when the Sector was created and adopted in the Course to support the local development, through the students, but that seems to diminish with the Course Adaptation Plan. The autonomy, foreseen for the administrative and pedagogical management of a university, extends to the student in the Political Pedagogical Project, based on the autonomy of the subject in the construction of his knowledge, presents itself as methods that guide the Learning Projects of the students of the Course, which, with the Adaptation Plan, are partly addressed. Keywords: Development. Autonomy. Political Pedagogical Project. Course of Management and Entrepreneurship.133 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDesenvolvimento Territorial SustentávelAutonomiaDesenvolvimento regionalDa origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LOIDE SULAMITA MENDES DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf2115521https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53160/1/R%20-%20D%20-%20LOIDE%20SULAMITA%20MENDES%20DO%20NASCIMENTO.pdf5828405bd0a4dce353dafdfbf10ead5bMD51open access1884/531602018-03-08 13:35:45.675open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53160Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-08T16:35:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
title Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
Nascimento, Loide Sulamita Mendes do
Desenvolvimento Territorial Sustentável
Autonomia
Desenvolvimento regional
title_short Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
title_full Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
title_sort Da origem a formação em desenvolvimento regional com autonomia do sujeito no curso de Gestão e Empreendedorismo do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
author Nascimento, Loide Sulamita Mendes do
author_facet Nascimento, Loide Sulamita Mendes do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Loide Sulamita Mendes do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sulzbach, Mayra Taiza
contributor_str_mv Sulzbach, Mayra Taiza
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Territorial Sustentável
Autonomia
Desenvolvimento regional
topic Desenvolvimento Territorial Sustentável
Autonomia
Desenvolvimento regional
description Orientador : Profª. Drª. Mayra Taiza Sulzbach
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-08T16:35:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-08T16:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/53160
url http://hdl.handle.net/1884/53160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53160/1/R%20-%20D%20-%20LOIDE%20SULAMITA%20MENDES%20DO%20NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5828405bd0a4dce353dafdfbf10ead5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860372117848064