Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79619
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson Antônio Tanhoffer
id UFPR_3e561a1108a62dc89bab985116833c1d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79619
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalTanhoffer, Edson Antonio, 1965-Mendes, Ana Paula Martins2022-11-03T14:09:22Z2022-11-03T14:09:22Z2022https://hdl.handle.net/1884/79619Orientador: Prof. Dr. Edson Antônio TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 15/07/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Ensino de BiologiaResumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia causada pela COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que surgiu no fim de 2019, na província de Wuhan, na China. Da mesma forma que o vírus da COVID-19, viralizaram as fake news levando ao debate conhecimentos científicos já sedimentados historicamente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Sequência Didática no ensino de Biologia com foco na COVID -19 para educandos/as/as do Ensino Médio. O estudo teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação visando a participação e orientação de educandos/as/as, tendo como intuito contribuir para uma aprendizagem crítica e efetiva. Como proposta de intervenção foi realizada uma sequência didática (SD) com base na COVID -19. O público-alvo deste estudo são estudantes do 2º ano do ensino médio, da rede pública de ensino, do município de Curitiba-PR. O resultado deste estudo foi a elaboração de uma SD constituída de 8 aulas de 50 minutos cada uma, relacionando as informações sobre a pandemia da COVID-19, o método científico, as fake news e a alfabetização científica, além de uma proposta de jogo de tabuleiro abordando esses temas. Como considerações finais podemos destacar que a SD permite aos estudantes um debate sobre as fake news, gerado a partir de pesquisas, leitura de textos e a sua contestação com sites/agências de verificação dos fatos ou fact checking. A SD proporciona aos estudantes o entendimento das fases do método científico e a alfabetização cientifica contextualizada com a realidade na qual inseridos.Abstract: 2020 was marked by the COVID-19 pandemic, popularly known as coronavirus. The disease caused by the virus SARS-CoV-2 emerged at the end of 2019 in the province of Wuhan, China. Similar to COVID-19, the growth of fake news stimulated the debate about historically established scientific knowledge. This paper is focused on developing a Didactic Sequence to teach biology to high-school students with a focus on COVID-19. The qualitative approach of this study involved research and action intended to increase student guidance and participation, driving effective learning and critical thinking. A didactic sequence (DS) focused on COVID-19 was proposed as an intervention method. This study targeted high-school sophomore students from public schools in Curitiba City, Paraná. The result was a DS composed of eight 50-minute classes, connecting information about the COVID-19 pandemic, scientific method, the fake news and scientific literacy, including board games covering these topics. In conclusion, we emphasize that the DS allows students to debate fake news after researching, reading, and fact-checking the credibility of information through websites and agencies. The SD method allows students to understand the scientific method and literacy in the context of the current reality.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoNotícias falsasCiência - MetodologiaAlfabetizaçãoBiologiaCOVID-19 (doença)Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA PAULA MARTINS MENDES.pdfapplication/pdf7093970https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79619/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20MARTINS%20MENDES.pdfab5521863b6451096ab6f7d0b4afc0bbMD51open access1884/796192022-11-03 11:09:22.371open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79619Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T14:09:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
title Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
spellingShingle Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
Mendes, Ana Paula Martins
Educação
Notícias falsas
Ciência - Metodologia
Alfabetização
Biologia
COVID-19 (doença)
title_short Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
title_full Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
title_fullStr Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
title_full_unstemmed Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
title_sort Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
author Mendes, Ana Paula Martins
author_facet Mendes, Ana Paula Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tanhoffer, Edson Antonio, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Paula Martins
contributor_str_mv Tanhoffer, Edson Antonio, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Notícias falsas
Ciência - Metodologia
Alfabetização
Biologia
COVID-19 (doença)
topic Educação
Notícias falsas
Ciência - Metodologia
Alfabetização
Biologia
COVID-19 (doença)
description Orientador: Prof. Dr. Edson Antônio Tanhoffer
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T14:09:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T14:09:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79619
url https://hdl.handle.net/1884/79619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79619/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20MARTINS%20MENDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab5521863b6451096ab6f7d0b4afc0bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860608560201728