Representação social de crianças sobre o computador na escola : um estudo sobre o conceito de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gleyva Maria Simões de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68271
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro
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spelling Oliveira, Gleyva Maria Simões deMoro, Maria Lucia Faria, 1944-Oliveira, Denize Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-12T02:10:57Z2021-01-12T02:10:57Z2000https://hdl.handle.net/1884/68271Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria MoroCoorientadora: Profª Drª Denize Cristina de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 102-103Resumo: Esta pesquisa trata da representação social sobre o computador na escola elaborada por crianças de ambos os sexos, alunos da quarta série do ensino fundamental de três escolas particulares do município de Curitiba-Paraná. Os meios utilizados para coletar os dados da pesquisa foram: redação sobre o tem a "Se eu fosse a professora de informática" e evocação livre sobre a expressão "estudar com computador" e sobre o termo "computador". Dois softwares nos auxiliaram n a análise dos dados: o Alceste 4.0 realizou um a análise quantitativa dos dados textuais (redações) e o Evoc analisou a ordem e a frequência dos termos evocados pelos sujeitos pesquisados na atividade de evocação livre. Com os resultados obtidos por meio do Alceste 4.0 e do Evoc realizamos comparações que nos permitiram verificar quais eram os elementos mais estáveis presentes na estrutura dessa representação social, quais sejam: "jogos", "divertido", "brincar", "aprender", "Internet", "pesquisa", "texto", "trabalho" e "mexer". Então consideramos que, para os sujeitos pesquisados, a aprendizagem tem um caráter lúdico, diferente de aprender conteúdos escolares em sala de aula; pois, com o computador aprende-se por meio de jogos, por meio de diversão, aprende-se brincando. Além disso, a ausência de elementos relacionados às "dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares" nos remeteu a considerar, também, que o computador para os sujeitos dessa pesquisa não é um instrumento pelo qual eles resolvem os problemas relacionados à aprendizagem de conteúdos escolares. A aprendizagem estaria relacionada à vontade e necessidade que eles manifestaram em conhecer o funcionamento do computador; pois, segundo os sujeitos, o computador é um instrumento que deve ser conhecido por todos que buscam um lugar no campo de trabalho. A representação elaborada pelos sujeitos pesquisados é algo que tem a ver com o contexto escolar, com a maneira pela qual a escola opta por utilizar o computador, com o tempo que ela estabelece para os alunos utilizarem o computador. Isso significa dizer que a elaboração da representação do computador n a escola é algo que, também, depende do tipo de prática pedagógica adotada pela escola. Além disso, vale ressaltar a interferência do contexto social n a elaboração dessa representação, que é expressa pela relação que os sujeitos dessa pesquisa estabeleceram entre o computador e o campo de trabalho, visto que essa relação é amplamente difundida pelos meios de comunicação em geral.Abstract: This research was aimed at investigating the social representation of the computer in school elaborated by children of both sexes, fourth grade students of three elementary schools within the city of Curitiba-Paraná school district. The means used to collect the data for the research were: composition on the theme "If I were the computer teacher" and a free evocation on the expression "to study with the computer" as well as on the term "computer". Two softwares were used for the analysis of the data: Alceste 4.0 was used for the quantitative analysis of the textual data (compositions) and Evoc analyzed the order and the frequency of the terms evoked by the subjects. On the basis of the results obtained by means of Alceste 4.0 and Evoc comparisons were conducted that made possible the identification of the stableest elements in the structure of that social representation, to wit: "games", "entertaining", "to play", "to learn", "Internet", "research", "text", "work" and "to touch". Learning for the researched subjects has a playful character that differs from learning school contents in the class room, since with the computer learning is achieved through games, amusement, and fun. Furthermore, the absence of elements related to "difficulties in learning school contents" also suggested that for the subjects of this research the computer is not an instrument whereby they solve the problems related to the learning of school contents. Learning for the researched subjects is related to the desire and need that they manifested in knowing the operation of the computer. According to the subjects, the computer is an instrument that should be known by everybody who are looking for a workplace. The representation elaborated by the subjects is something that has to do with the school context, with the ways selected by the schools for using the computer, with the length of time that the school establishes for the students to use the computer. This means that the elaboration of the representation of the computer in the school also depends on the type of pedagogic practice adopted by the school. Moreover, it is worth stressing the interference of the social context in the elaboration of that representation, that is expressed by the relationship that the subjects of this research established between the computer and the work market, a relationship that is thoroughly divulged by the media.103 f. + anexos.application/pdfDisponível em formato digitalAprendizagem - MetodologiaInformatica - CriançasDissertações - EducaçãoEducaçãoRepresentação social de crianças sobre o computador na escola : um estudo sobre o conceito de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - GLEYVA MARIA SIMOES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf6889660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68271/1/D%20-%20GLEYVA%20MARIA%20SIMOES%20DE%20OLIVEIRA.pdf235905c3f4f75fffdae2b2dec7e323a3MD51open access1884/682712021-01-11 23:10:57.542open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68271Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-12T02:10:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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