O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/20257 |
Resumo: | Inclui apêndices |
id |
UFPR_3eb6031fd12509b67be6e1877f63cd9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20257 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Talamini, Jaqueline LesinhovskiGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-21T12:57:07Z2020-09-21T12:57:07Z2009https://hdl.handle.net/1884/20257Inclui apêndicesOrientadora: Profa. Dra. Tania Maria Figueiredo Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/06/2009Inclui bibliografiaResumo: Apresenta resultados de investigação sobre o uso do livro didático de História por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as relações dos professores das séries iniciais com os conceitos da História a partir da relação que os mesmos estabelecem com os manuais didáticos no planejamento e desenvolvimento de suas aulas. A preocupação com o uso que os professores fazem dos manuais didáticos se justifica devido ao grande investimento que o governo federal faz todos os anos para suprir a demanda escolar; no entanto ainda são pouco freqüentes as pesquisas que discutem e analisam as formas de utilização desses manuais (GARCIA, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa trouxe importantes indicativos de como se processa o trabalho no cotidiano escolar marcado pela presença dos livros didáticos. O estudo empírico envolveu professores das séries iniciais (1° e 2° série), portanto professores generalistas, que atuam em turmas de alfabetização, e buscou compreender como os professores compreendem, localizam e manipulam os conceitos presentes nos manuais, bem como se selecionam, para o trabalho com os alunos, conceitos históricos ou generalistas (Rüsen, 2007). Para responder a essas questões, são utilizados referenciais do campo da Didática Geral e da Didática da História.Abstract: This work presents results from na investigati on about the use of History textbooks by teachers of Basic School initial grades. The research aimed to acknowledge and analyse the relationships between these teachers an History concepts based on the relationship established by them with the textbooks in what regards to the planning and development of their classes. The concern about the textbooks use is related to the large investment made by the federal govermment every year to supress the scholar demand; however the researches which analyze and discuss the ways of use of these textbooks are yet rare (GARCIA, 2007). In this perspective, this reasearch has brought important indicatives about how the daily work related to textbooks is processed. The empiric study involed teachers from initial grades (1st and 2 nd grades), meaning generalist teachers, who work with literacy classes, attempting to understand how teachers comprehend, locate and manipulate the concepts present in the textbooks, as well as how historical or generalist concepts are selected for the workwith students (RÜSEN, 2007). In order to answer these question, references in the field of General and History Didatics have been used.xi, 108 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalHistória (Primeiro grau) - Estudo e ensinoLivros didáticosProfessores de ensino de primeiro grauDissertações - EducaçãoEducaçãoO uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdfapplication/pdf3200721https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/1/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdfb8a2b0bac84015779d17a81bcf4fa66aMD51open accessTEXTDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txtExtracted Texttext/plain252578https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/2/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txtab38ff703d5e50bca70e6bfaf7f4cedeMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/3/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpg89d38ece00c5fe9b5df6e1bc452650e4MD53open access1884/202572020-09-21 09:57:07.408open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-21T12:57:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
title |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
spellingShingle |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais Talamini, Jaqueline Lesinhovski História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Livros didáticos Professores de ensino de primeiro grau Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
title_full |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
title_fullStr |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
title_full_unstemmed |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
title_sort |
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais |
author |
Talamini, Jaqueline Lesinhovski |
author_facet |
Talamini, Jaqueline Lesinhovski |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talamini, Jaqueline Lesinhovski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Livros didáticos Professores de ensino de primeiro grau Dissertações - Educação Educação |
topic |
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Livros didáticos Professores de ensino de primeiro grau Dissertações - Educação Educação |
description |
Inclui apêndices |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-21T12:57:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-21T12:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/20257 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/20257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 108 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/1/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/2/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/3/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8a2b0bac84015779d17a81bcf4fa66a ab38ff703d5e50bca70e6bfaf7f4cede 89d38ece00c5fe9b5df6e1bc452650e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898682680999936 |