Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78889
Resumo: Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_3eecc7b768189d2158d133dfecff43e3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78889
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-09-23T17:48:17Z2022-09-23T17:48:17Z2013https://hdl.handle.net/1884/78889Orientador: Marynelma Camargo GaranhaniMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : Este trabalho teve o objetivo de identificar como os espaços do recreio estao sendo significados e apropriados pelas crianças de 6 a 7 anos, de urna escola municipal de Curitiba. Como referencial te6rico a pesquisa baseou-se nos estudos de Neuenfeld (2003), Blatchford e Sharp (1994), Ferreira (1999), Pereira (2002), Penna (2011), Spréa (2010), sobre o recreio escolar. Para abordar o tema espaço, oram utilizados estudos de Vinhao Frago (1998), Horn (2004) e Lima (1989), sobre socializaçao e praticas socializantes, utilizou-se Delalande (2001), Plaisance (2004) e Freire (1996). Como instrumento de pesquisa, para produçao dos dados, foram utilizados: observaçao, conversa informai, conversa estrutural e fotografia. Com esse estudo, conclui-se que o recreio é um momento que significa diversao para as crianças de 6 a 7 anos e que essa aceitaçao ocorre devido ao carater de liberdade, onde elas podem fazer suas escolhas. As crianças sao capazes de se apropriar de qualquer espaço e ele pode determinar a atividade, mas nao é capaz de limitar as crianças.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino fundamental - Curitiba (PR)Recreio Escolar - EducaçãoCriançasSignificados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALELIZABETH APARECIDA PEREIRA 418704.pdfapplication/pdf4091145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78889/1/ELIZABETH%20APARECIDA%20PEREIRA%20418704.pdf2719a684c53dc85ba7a47d4a692ed110MD51open access1884/788892022-09-23 14:48:17.853open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78889Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-23T17:48:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
title Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
spellingShingle Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-
Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Recreio Escolar - Educação
Crianças
title_short Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
title_full Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
title_fullStr Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
title_full_unstemmed Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
title_sort Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba
author Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-
author_facet Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Recreio Escolar - Educação
Crianças
topic Ensino fundamental - Curitiba (PR)
Recreio Escolar - Educação
Crianças
description Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T17:48:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T17:48:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78889
url https://hdl.handle.net/1884/78889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78889/1/ELIZABETH%20APARECIDA%20PEREIRA%20418704.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2719a684c53dc85ba7a47d4a692ed110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860387702833152