Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trautwein, Mariana M.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36913
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Maximiliano Guimarães
id UFPR_3f173372b345e8e6ffbd84a6049132ba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36913
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Trautwein, Mariana M.Guimarães, Maximiliano, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-06-25T14:11:16Z2020-06-25T14:11:16Z2013https://hdl.handle.net/1884/36913Orientador : Prof. Dr. Maximiliano GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba,24/04/2013Inclui referênciasResumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo avançar na compreensão dos verbos auxiliares do Português Brasileiro, ampliando as descrições e refinando as análises de seu comportamento. O próprio estatuto categorial dos verbos auxiliares será revisto com base em (i) dependências morfossintáticas e possibilidades de combinação em estruturas sequências de múltiplos auxiliares; e (ii) estruturas com dupla realização do sujeito, uma delas aparentando ser um pronome resumptivo. Com base nas propostas de Chomsky (1957), Ross (1969), Lasnik (2000), Hornstein (2001, e trabalhos subsequentes) e Guimarães e Mendes (2013), propomos uma análise para dados como (1-3), paralelamente revendo algumas posições já sedimentadas sobre os verbos auxiliares do Português Brasileiro. (1) a. O Joãoi vai ELEi consertar o carro, já que ninguém se mexe. b. Não sei por que elai/j está procupada, Mariai é ELAi a linda do grupo. c. Mariai está ELAi preparando a festa já que ninguém se manifestou. d. Joãoi está ELEi sendo o mal educado aqui, não o Carlos. (2) a. Maria está ELA indo ficar chorando no ombro do Pedro, e não vice-versa. b. Maria está indo ELA ficar chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. c. Maria está indo ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. d. *Maria está ELA indo ELA ficar chorando no ombro do Pedro, e não viceversa. e. *Maria está indo ELA ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não viceversa. f. *Maria está ELA indo ELA ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. (3) a. O meninos querem ELES lavar o carro depois que ELES arrumarem a casa. b. Os meninos parecem ELES estar conversando enquanto ELES estudam. Os dados acima apontam que existe a possibilidade de "pronunciação" de uma cópia baixa do sujeito que passa por processo de pseudo-pronominalização nos sintagmas com os verbos auxiliares, desde que esse elemento esteja focalizado – por isso a notação em maiúsculas – e obrigatoriamente co-referencial ao sujeito. Essa possibilidade de que verbos auxiliares licenciam estruturas de controle em que essa cópia baixa passa por um fenômeno de pseudo-pronominalização para ser pronunciada como anáfora associada com foco levanta diversas questões que são o cerne deste trabalho: (i) existindo uma posição Spec nos sintagmas nucleados por auxiliares, este seria de passagem obrigatória para os DPs sujeitos?; (ii)tendo que estar obrigatoriamente em foco essa cópia pseudopronominalizada, qual a informação focalizada, já que auxiliares são tradicionalmente considerados verbos não atribuidores de papel temático a um argumento externo?; (iii) os verbos auxiliares atribuiriam, então, algo como um papel temático, ou um papel quasi-temático, que possa servir de informação focalizada?; (iv) se esses verbos possuírem posição de argumento externo e atribuírem um papel temático ou quasi-temático, não seriam eles mais parecidos com os verbos plenos como defendeu Ross (1969)?; (v) nessa perspectiva, poderíamos, então, tratar os auxiliares como verbos de controle, dada a similaridade de seus comportamentos?Abstract: This Master’s Thesis aims at advancing our understanding of the behavior of auxiliary verbs in Brazilian Portuguese, expanding the descriptions and fine tuning the analysis of their behavior. The categorial status of auxiliary verbs itself will be revised based on (i) morphosyntactic dependencies and combination possibilities in sequences of multiple auxiliaries; and (ii) structures with two instances of the subject being pronounced, one of them in the form of an apparent resumptive pronoun. Based on the proposals of Chomsky (1957), Ross (1969), Lasnik (2000), Hornstein (2001 and subsequent work) and Guimarães and Mendes (2013), we propose a new analysis the data suchlike (1-3). In parallel we review some well established positions about the behavior and description of auxiliary verbs in Brazilian Portuguese. (1) a. O Joãoi vai ELEi consertar o carro, já que ninguém se mexe. b. Não sei por que elai/j está procupada, Mariai é ELAi a linda do grupo. c. Mariai está ELAi preparando a festa já que ninguém se manifestou. d. Joãoi está ELEi sendo o mal educado aqui, não o Carlos. (2) a. Maria está ELA indo ficar chorando no ombro do Pedro, e não vice-versa. b. Maria está indo ELA ficar chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. c. Maria está indo ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. d. *Maria está ELA indo ELA ficar chorando no ombro do Pedro, e não viceversa. e. *Maria está indo ELA ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não viceversa. f. *Maria está ELA indo ELA ficar ELA chorando no ombro de Pedro, e não vice-versa. (3) a. O meninos querem ELES lavar o carro depois que ELES arrumarem a casa. b. Os meninos parecem ELES estar conversando enquanto ELES estudam. The data above indicate that there is a possibility of pronunciation of a lower copy of the subject that undergoes the process of what we call "pseudo pronominalization" in sentences with auxiliary verbs, wherein there is the restriction that this element that suffers pseudo-pronominalization must be focalized (that’s why we use the notation with capitals notation), and co-referencial with the subject. The possibility that auxiliary verbs license control structures in which a low copy undergoes pseudo-pronominalization and is pronounced as an anaphora associated with focus raises several questions that are the core of this study: (i) since there is a Spec position in the AuxP, would the subject DP necessarily have to ‘stop by’ this position on its way to its final position?; (ii) given that the lower copy of the subject must be focalized to be pronounced, there ought to be some information being focalized; then what would that semantic information be, since auxiliaries are known for not assigning any thematic information to their argument?; (iii) would auxiliary verbs, then, assign something like a theta-role, or a quasitheta-role, to serve as the focalized information?;(iv) if these verbs have an external argument position and assign a theta-role or a quasi-theta-role, wouldn’t they be more like lexical verbs as defended by Ross (1969)?; (v) in this perspective, could we treat auxiliaries as control verbs, given the similarity of their behavior?146f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasLíngua portuguesa - GramáticaVerbosDependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA M. TRAUTWEIN.pdfapplication/pdf2863553https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdff914e1f864f36296cee8eb37a7d3d796MD51open accessTEXTR - D - MARIANA M. TRAUTWEIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain279157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdf.txt4b82a7d3cfc98b5d590272e5e79631b5MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIANA M. TRAUTWEIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdf.jpgaccdfa42b0745abda6e2f84a50d04d65MD53open access1884/369132020-06-25 11:11:16.61open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-25T14:11:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
title Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
spellingShingle Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
Trautwein, Mariana M.
Teses
Letras
Língua portuguesa - Gramática
Verbos
title_short Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
title_full Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
title_fullStr Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
title_full_unstemmed Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
title_sort Dependências morfossintáticas entre núcleos verbais em sequência e a dupla realização do sujeito : auxiliares como verbos de controle
author Trautwein, Mariana M.
author_facet Trautwein, Mariana M.
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Maximiliano, 1972-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Trautwein, Mariana M.
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Letras
Língua portuguesa - Gramática
Verbos
topic Teses
Letras
Língua portuguesa - Gramática
Verbos
description Orientador : Prof. Dr. Maximiliano Guimarães
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T14:11:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-25T14:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36913
url https://hdl.handle.net/1884/36913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36913/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20M.%20TRAUTWEIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f914e1f864f36296cee8eb37a7d3d796
4b82a7d3cfc98b5d590272e5e79631b5
accdfa42b0745abda6e2f84a50d04d65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860771950362624