A escola Teuto-Brasileira na zona rural e a participação da igreja evangélica no processo escolar comunitário Bom Retiro-Joaçaba-SC (1917 a 1938)
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76571 |
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Lazzarini, Célia Carmem MartinsonRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRenk, Arlene Anelia2022-08-23T18:38:20Z2022-08-23T18:38:20Z2002https://hdl.handle.net/1884/76571Orientadora : Arlene RenkCo-orientadora : Serlei M. Fischer RanziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e ArtesResumo: O estudo trata da escola elementar teuto-brasileira na comunidade evangélica (atual IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) da colônia Bom Retiro, município de Joaçaba - SC, entre 1917 e 1938, período em que ocorreu o processo de abertura da escola elementar e o avanço progressivo da escola pública no estado catarinense, em função da campanha de nacionalização do ensino. Neste sentido, para substantivar a cultura escolar, aborda o vínculo entre o contexto religioso, a igreja evangélica e o processo educativo. Dentre os elementos da cultura escolar daquele meio, trata de questões relacionadas ao processo de abertura da escola, às suas motivações, à organização e à finalidade da escola. Além disso, caracteriza o espaço escolar e a funcionalidade da escola na vida da comunidade, indicando a interrupção daquela modalidade de escola, no município de Joaçaba, em função do avanço progressivo da escola pública catarinense.Abstract: The study is about the German-Brazilian communitarian elementary school in the Evangelical community (currently Evangelical Church of Luteran Confession of Brazil), in Bom Retiro colony, in Joaçaba County, and was performed between 1917 to 1938, the period when the opening process of the elementary school happens and the progressive advance of the public school in the State of Santa Catarina on account of the teaching nationalization campaign. In this sense, it is necessary to point out the scholar culture and the link with the religious context, the Evangelical Church, and the educational process. The process with the school opening, its motivation, its re-organization and its rules are among the elements of the scholar culture in that reality. It characterizes the scholar space, the school functionality in the community life, indicating the interruption of that school modality in Joaçaba County due to the progressive advance of public school in the State of Santa Catarina.viii, 197 f. : il., retrs., tabs.application/pdfEducaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA escola Teuto-Brasileira na zona rural e a participação da igreja evangélica no processo escolar comunitário Bom Retiro-Joaçaba-SC (1917 a 1938)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - CELIA CARMEM MARTINSON LAZZARINI.pdfapplication/pdf13527309https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76571/1/D%20-%20D%20-%20CELIA%20CARMEM%20MARTINSON%20LAZZARINI.pdfd0fcd85c9bc5f6ce7c3606dd2e6bebfbMD51open access1884/765712022-08-23 15:38:20.711open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76571Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T18:38:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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