Arte, representações e conflitos no meio ambiente urbano : o graffiti em Curitiba (2004-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prosser, Elisabeth Seraphim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26057
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima
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spelling Mendonça, Francisco de Assis, 1960-Imaguire Junior, Key, 1946-Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e DesenvolvimentoLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-Prosser, Elisabeth Seraphim2022-11-30T18:26:40Z2022-11-30T18:26:40Z2009https://hdl.handle.net/1884/26057Orientadora : Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de LimaCo-orientadores : Prof. Dr. Francisco Mendonça, Key Imaguire JuniorTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduaçao em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa: Curitiba, 17/12/2010Bibliografia: fls. 399-409Resumo: O modern graffiti, ou arte de rua, é uma manifestação de atores sociais das grandes cidades contemporâneas e abrange desde a assinatura rabiscada até painéis esteticamente elaborados, bem como a colagem de cartazes e adesivos artesanais. Constitui um universo rico, complexo e dinâmico de expressão e representação. Esta investigação teve como objetivo registrar e compreender a arte de rua em Curitiba, entre 2004 e 2009, sob a perspectiva dos seus autores e em suas relações com a cidade, o meio ambiente e a sociedade, bem como os significados que ela expressa. Foram examinados tanto o discurso destes atores sociais, quanto o universo de representação veiculado na sua arte e os conflitos sociais e ambientais que ela aponta. Para tal, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e documental; uma observação participativa com entrevistas e coleta de depoimentos; e uma análise temática de conteúdo a partir de uma amostra de 5 mil fotografias registradas pela autora no período. O arcabouço teórico foi construído mediante o pensamento de autores como Harvey, Touraine, Moscovici, Tuan, Lefèbvre, Maffesoli, Ferrara e Argan, além de obras sobre o graffiti e o hip hop. A pesquisa participante permitiu traçar o perfil dos artistas de rua de Curitiba, verificar as razões e as motivações que os levam a interferir sobre a cidade e perceber que veem o espaço urbano como espaço vivido, lugar da sociabilidade e mídia alternativa. Da análise de conteúdo emergiram três grandes grupos temáticos, cujas palavras-chave são protesto, sofrimento, inconformismo (45% da amostra); ludicidade, identidade, sociabilidade (42%); e afetividade e sexualidade (12%). As duas maiores categorias encontradas referem-se à concepção e à crítica sobre o meio ambiente urbano e natural, e ao artista de rua como partícipe e observador da urbe. Isto demonstrou, de um lado, sua inquietação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida na cidade e no planeta. De outro, confirmou o que a observação participativa havia revelado: a sua visão de espaço urbano como lugar. Presentes em todo o percurso da investigação estavam os conceitos de identidade, pertencimento, lugar, propriedade, comunicação, arte e representação. Pôde-se concluir que o artista de rua é profundamente comprometido com a cidade e a sociedade, denunciando injustiças, riscos e vulnerabilidades nelas existentes; que ele busca transformar a visão da sociedade acomodada, extrativista, consumista e capitalista mediante o seu protesto; que a arte de rua é uma manifestação política, um fator identitário e uma expressão constitutiva do ambiente urbano contemporâneo; e que a sua prática e a cidade são não apenas elementos da sociabilidade dos seus autores, mas o próprio espaço e lugar desta sociabilidade. É uma arte que vai do inconformismo com o estabelecido à chamada à ação, da irreverência insolente à revolta dolorosa, da ternura lírica à violência desmedida, do humor ácido à crítica feroz, da denúncia política à tomada de consciência e da brincadeira divertida ao comprometimento.Abstract: Modern graffiti, or street art, is a large cities youth manifestation and ranges from scrawled signature to aesthetically drawn up panels, and includes self-made posters and stickers. It is a rich, complex and dynamic form of expression and social representation. This research aimed at registering and understanding street art in Curitiba, between 2004 and 2009, from the perspective of its authors and their relations with the city, the environment and society, as well as its meanings. We examined the discourse of these social actors; the universe of representation conveyed in this art; and the social and environmental conflicts pointed through it. In order to accomplish this investigation, a bibliographic and a documentary search was made, as well as a participant observation with interviews and a compilation of testimonies, and a thematic content analysis of a sample of 5 thousand photographs taken by the author in the period. The theoretical framework was built around the thoughts of authors such as Harvey, Touraine, Moscovici, Tuan, Lefèbvre, Maffesoli, Ferrara and Argan, and works on graffiti and hip hop. The participant observation allowed us to draw the profile of street artists in Curitiba, to ascertain the reasons and motivations that lead them to interfere in the city, and to realize that they see urban space as a lived space, as a place of sociability and as an alternative media. The content analysis revealed three main thematic groups, whose keywords are protest, suffering, annoyance (45% of the sample), playfulness, identity, sociability (42%), and affection and sexuality (12%). The two largest categories found refer to the street artists‘ views and critiques of the urban and natural environment, and their role as participants and observers of the city. This demonstrates their concern with the environmental preservation and life quality. On the other hand, confirms what the participant observation had revealed about their vision of urban space as a special place. Present throughout the course of the investigation were the concepts of identity, belonging, place, property, communication, art and representation. We concluded that the street artists are deeply committed to the city and to the society, denouncing injustices, risks and vulnerabilities within them; that they seek to transform the extractive, consuming and capitalist society‘s vision through their protest; that art street is a political manifestation, an identity factor and a constitutive expression of the contemporary urban environment; and that this practice and the city are not only elements of their authors‘ sociability, but the actual space and place of this sociability. It is an art that goes from nonconformity with the established to a call to action, from cheeky irreverence to painful revolt, from lyrical tenderness to unrestricted violence, from acid humor to fierce criticism, from policy denouncement to conscious awareness and from fun game to commitment.413 p. : il. (algumas color.), grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação ambientalGrafite - Curitiba (PR)Arte na rua - Curitiba (PR)Arte e sociedadeEspaço urbano - GrafiteCiências AmbientaisArte, representações e conflitos no meio ambiente urbano : o graffiti em Curitiba (2004-2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese completa versao final maio 2010.pdfapplication/pdf34502068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26057/1/Tese%20completa%20versao%20final%20maio%202010.pdf98b4e26d4bf8584fd1d21c34e059f18fMD51open accessTEXTTese completa versao final maio 2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain1130544https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26057/2/Tese%20completa%20versao%20final%20maio%202010.pdf.txt31bc066b0ddb8aa189c37831ece23640MD52open accessTHUMBNAILTese completa versao final maio 2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26057/3/Tese%20completa%20versao%20final%20maio%202010.pdf.jpgc742e7728928b85fb20fe0d054bc5f37MD53open access1884/260572022-11-30 15:26:40.284open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T18:26:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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