Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Augusto de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41808
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_40a0c4271a3c33a3eea705ac8c247212
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41808
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Rodrigo Augusto deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2016-03-17T23:25:19Z2016-03-17T23:25:19Z2015http://hdl.handle.net/1884/41808Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2015Inclui referências : f. 430-471Resumo: Esta pesquisa tem por objeto de estudo a concepção de Filosofia da Educação no pensamento de Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). O intelectual ligado ao campo da educação foi um enfático defensor da Filosofia da Educação como elemento fundamental da formação de professores. A investigação volta-se para o período de 1935 a 1946, privilegiando algumas obras do intelectual em sua análise, especialmente os artigos publicados na Revista A Ordem, na Revista Brasileira de Pedagogia e algumas cartas de sua correspondência com Alceu Amoroso Lima (1893-1983). Mesmo na década de 1930, período de grande importância para a compreensão do seu pensamento, Miranda Santos já havia mostrado em seus artigos que a Filosofia da Educação consistia em uma de suas preocupações fundamentais. O estudo difere dos demais por considerar outros textos paralelos ao cânone publicado pelo autor na Companhia Editora Nacional, a saber: os livros das coleções "Atualidades Pedagógicas", "Curso de Psicologia e Pedagogia", "Iniciação Científica", "Brasiliana Infantil" e "Curso de Filosofia e Ciências". Como é possível apreender dos títulos das referidas coleções as reflexões do intelectual privilegiaram a Filosofia, a Pedagogia e a Psicologia. A obra fundamental da pesquisa consiste no livro Filosofia da Educação: os grandes problemas da Pedagogia Moderna, publicado pelas Edições Boffoni, em 1942, no Rio de Janeiro. Esta obra pode ser considerada uma obra-testemunha, de acordo com a definição de Pierre Bourdieu, que representa o capital cultural (e também escolar) objetivado pelo intelectual. Além disso, essa obra-testemunha permite identificar a formação social, os códigos intelectuais, culturais e sociais utilizados pelo autor por meio de sua aprendizagem institucionalizada ou não. Mas tal obra, ainda viabiliza o reconhecimento de seu autor. De maneira que o autor seja reconhecido pela obra, por suas propriedades estilísticas (e, portanto estéticas). Porém, esse tipo de obra funciona como um código que requer interpretação, para que, por meio dela, seja dado a conhecer uma determinada época, uma dada escola e um dado autor. Assim, esse livro será considerado pela presente pesquisa a "obra-prima" (masterpiece) de Theobaldo Miranda Santos. Quanto aos artigos publicados nos periódicos mencionados, são compreendidos como parte da dialética de divulgação e consagração do intelectual. Por meio dessas publicações, Miranda Santos alcançou sua inserção no grande mercado editorial e um lugar de destaque no campo intelectual. Na perspectiva teóricometodológica, o trabalho orienta-se pela história intelectual, elegendo como interlocutores privilegiados Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Neotomismo; Intelectuais Católicos; Theobaldo Miranda Santos.Abstract: The purpose of this research is to study the Philosophy of Education according to Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). This intellectual, linked to the field of education, was an emphatic defender of the Philosophy of Education as a fundamental element for teacher education. The research revolves around the years 1935 to 1946, focusing on the analysis of some of the intellectual works, especially articles published in the magazine A Ordem, the magazine Brasileira de Pedagogia, and some letters of correspondence with Alceu Amoroso Lima (1893- 1983). Already in the 1930s, a period of great importance for understanding his logic, Theobaldo showed through his articles that the Philosophy of Education was one of his fundamental concerns. This study differs from others in that it considers other parallel texts to the collection published by the author in Companhia Editora Nacional, namely: the books of the collections "Pedagogical News," "Course on Psychology and Pedagogy," "Scientific Initiation," "Brazilian Child," and "Course on Philosophy and Science" ("Atualidades Pedagógicas", "Curso de Psicologia e Pedagogia", "Iniciação Científica", "Brasiliana Infantil" e "Curso de Filosofia e Ciências"). As it is possible to see from the titles of the collections, the reflections of the intellectual highlight Philosophy, Pedagogy and Psychology. The fundamental work of this research consists in the book Philosophy of Education: great problems of Modern Pedagogy, published by Boffoni Editions in 1942, Rio de Janeiro (Filosofia da Educação: os grandes problemas da Pedagogia Moderna, Edições Boffoni). This work is considered to be an witness account, according to the definition of Peirre Bourdieu, and represents the culture (and education) of the capital as demonstrated by the intellectual. In addition, this witness account allows the identification of social formation, intellectual, cultural and social codes used by the author through learning, with or without a formal institution. But this work also enables the recognition of its author. The author is recognized for the work, its stylistic properties (and thus, aesthetic). However, this type of work functions as a code that requires interpretation, so that (and through it) a certain time, a given school and a given author is made known. Thus, this book by Theobaldo Miranda Santos is seen as a "masterpiece." The published articles in the mentioned periodicals are understood to be part of the disclosure and consecration dialect of the intellectual. Through these publications, Theobaldo reached his inclusion in the great editorial market and a prominent place in the intellectual field. From a theoretical-methodological perspective, the work is oriented around intellectual history, highlighting the interlocutors Antonio Gramsci and Pierre Bourdieu. Key Words: Philosophy of Education. Neo-Thomism. Catholic Intellectuals. Theobaldo Miranda Santos.471 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - FilosofiaNeotomismoPostulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA.pdfapplication/pdf28541926https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/1/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf0165c1f4a46c215f7b025de9ad583bbfMD51open accessTEXTR - T - RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA.pdf.txtR - T - RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain811265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/2/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf.txte31f47d5c026700b8e310c8c905ca053MD52open accessTHUMBNAILR - T - RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA.pdf.jpgR - T - RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/3/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf.jpgf1c9e73dfe76957bbb446907232fc6e6MD53open access1884/418082016-04-07 06:33:14.344open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:33:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
title Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
spellingShingle Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
Souza, Rodrigo Augusto de
Educação
Educação - Filosofia
Neotomismo
title_short Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
title_full Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
title_fullStr Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
title_full_unstemmed Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
title_sort Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946)
author Souza, Rodrigo Augusto de
author_facet Souza, Rodrigo Augusto de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Augusto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Filosofia
Neotomismo
topic Educação
Educação - Filosofia
Neotomismo
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T23:25:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-17T23:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41808
url http://hdl.handle.net/1884/41808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 471 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/1/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/2/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41808/3/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20AUGUSTO%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0165c1f4a46c215f7b025de9ad583bbf
e31f47d5c026700b8e310c8c905ca053
f1c9e73dfe76957bbb446907232fc6e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860307459506176