Efeito de diferentes intensidades de treinamento com jogos virtuais nos parâmetros relacionados ao risco de quedas em idosas pré-frágeis : um ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf, Renata, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62258
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gleber Pereira
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spelling Wolf, Renata, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaPereira, Gleber, 1976-2019-09-26T17:17:04Z2019-09-26T17:17:04Z2019https://hdl.handle.net/1884/62258Orientador: Prof. Dr. Gleber PereiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 22/03/2019Inclui referências: p.72-79Resumo: As quedas são consideradas um problema de saúde pública e são mais frequentes em mulheres idosas e pré-frágeis. O exercício físico é utilizado para melhorar os fatores relacionados a quedas, como função muscular dos membros inferiores e funcionalidade. Uma alternativa aos programas convencionais de exercício para esta população, é o treinamento com jogos virtuais. No entanto, este tipo de treinamento nem sempre é efetivo na melhora dos fatores relacionados a quedas. Contudo, o aumento da intensidade de treinamento talvez possa otimizar os ganhos na função muscular e na funcionalidade, uma vez que maiores intensidades geram maiores adaptações musculares, independente da idade e do tipo de treinamento. Portanto, o objetivo do estudo foi comparar o efeito de diferentes quantidades de trabalho, pela manipulação da intensidade, no treinamento com jogos virtuais em fatores de risco de quedas em idosas pré-frágeis. Vinte idosas foram randomizadas em 2 grupos, um grupo realizou o treinamento com jogos virtuais em intensidade moderada (GM; n = 11) e o outro grupo realizou o treinamento com jogos virtuais "Your Shape" em intensidade vigorosa (GV; n = 9). Os treinamentos foram realizados em grupos, durante 12 semanas, com 3 sessões semanais com duração de 40 minutos cada sessão. A progressão do treinamento foi realizada pela manipulação do número de séries e repetições dos exercícios para ambos os grupos. No GV, a progressão também foi realizada pelo aumento de sobrecarga externa com o uso de um colete de pesos. A intensidade foi controlada pela percepção de esforço (PE), usando a escala de Borg de 6 a 20 (GM: 11 a 13 PE; GV: 14 a 16 PE). As participantes realizaram os testes funcionais de sentar e levantar 5 vezes, Timed-Up and Go Test (TUG) e caminhada de 10 metros, e os testes de função muscular por um dinamômetro isocinético a 60°/s e 180°s, onde foram mensurados o pico de torque concêntrico, a potência média e o trabalho dos extensores e flexores de joelho e tornozelo. Após o período de treinamento, os grupos realizaram as avaliações pós-testes. O GM melhorou a potência média a 60°/s do pré para o pós-treinamento (p<0,002) dos extensores de joelho (15%), flexores de joelho (30%) e plantiflexores (86%), sem melhora deste parâmetro para o GV. O GM apresentou maior potência média no pós-treinamento comparado ao GV para os músculos extensores do joelho (20%) e flexores de joelho (23%) (p<0,039). Houve efeito principal do tempo para o pico de torque a 180°/s para extensores do joelho (GM: 8%; GV: 6%), flexores de joelho (GM: 22%; GV: 1%) e plantiflexores (GM: 43%; GV: 7%), bem como potência média (GM: 20%; GV: 9%) e trabalho (GM: 16%; GV: 13%) nos músculos flexores do joelho (p<0,046). Apenas o GM melhorou o desempenho no TUG do instante pré (10,0 ± 0,32 s) para o pós-treinamento (8,1 ± 1,6 s; p = 0,001), enquanto ambos os grupos melhoraram o desempenho no teste de 10m de caminhada (GM: 8,5%; GV: 17,6%; p<0,003). O treinamento com o jogo virtual "Your Shape" leva a melhora da função muscular e funcionalidade em idosas pré-frágeis, tanto em intensidade moderada quanto em intensidade vigorosa. Portanto, a progressão da intensidade do treinamento com o jogo virtual Your Shape deve ser realizada pelo aumento de séries e repetições em intensidade moderada, sem a adição de sobrecarga externa, uma vez que o aumento do trabalho total, pela manipulação da intensidade com o uso de colete com pesos, neste jogo virtual não traz maiores benefícios nos fatores de risco de quedas em idosas pré-frágeis. Palavras-chave: intensidade, jogos virtuais, idosos, pré-fragilidadeAbstract: Falls are a public health problem and are most often accompanied by elderly and prefrail women. Physical exercise is used to improve risk factors for falls, such as lower limb muscle function and functional capacity. An alternative to exercise programs for this population is training with virtual games. However, this type of training is not always effective in decreasing risk of falls. Nevertheless, increased training intensity may be able to optimize gains in muscle function and functionality, since higher intensities generate greater muscle adaptations, regardless of age and type of training. Therefore, the aim of the present study was to compare the effect of different amounts of total work, by the manipulation of the intensity, in the exergame training on the risk factors of falls in pre-frail older women. Twenty older women were randomly assigned to 2 groups, one group underwent exergame training with "Your Shape" game in moderate intensity (GM; n = 11) and the other group in vigorous intensity (GV; n = 9). The training sessions were performed in groups, during 12 weeks, with 3 weekly sessions lasting 40 minutes each session. The training progression was made by the manipulation of the number of sets and repetitions for both groups. In GV, the progression was also performed by increasing the external load with the use of a weight vest. The training intensity was controlled by the rate of perceived exertion (RPE), using the Borg Scale 6-20 (GM: 11 a 13 RPE; GV: 14 a 16 RPE). The participants performed the 5 Times Sit to Stand Test, Timed-Up and Go Test (TUG) and 10-meter Walk Test, and muscular function tests through isokinetic dynamometer at 60°/s and 180°/s. Concentric peak torque, mean power and work of knee and ankle extensors and flexors were evaluated. After training period, the groups performed the post-tests. The GM improved the average power at 60°/s from pre- to post-training (p<.002) on the knee extensors (15%), knee flexors (30%) and plantiflexors muscles (86%), with no improvements for the GV. The GM presented greater average power at post-training than VG for knee extensor (20%) and flexor muscles (23%) (p<.039). There was main time effect of peak torque at 180°/s for knee extensor (GM: 8%; GV: 6%), knee flexor (GM: 22%; GV: 1%) and plantiflexor muscles (GM: 43%; GV: 7%), as well as average power (GM: 20%; GV: 9%) and work (GM: 16%; GV: 13%) on the knee flexor muscles (p<.046). Only the GM improved TUG performance from pre- to post-training (pre=10.0±0.32 s; post=8.1±1.6 s, p=.001), whereas both groups improved 10m-walk test performance (GM: 8,5%; GV: 17,6%; p<.003). The exergame training with the virtual game "Your Shape" improved the parameters related to the risk of falls in prefrail older women, both in moderate intensity and vigorous intensity. Therefore, the progression of training intensity with the virtual game Your Shape should be accomplished by increasing series and repetitions in moderate intensity, without the addition of external overload, since the increase in total work, by manipulating the intensity through a weight vest, in this exergame training does not bring greater benefits in the fall risk factors in pre-frail older women. Key words: intensity, virtual game, older adults, pre-frailty96 p. : il.application/pdfForça muscularRealidade virtualIdosos - FragilidadeExercícios físicos para idososEducação FísicaEfeito de diferentes intensidades de treinamento com jogos virtuais nos parâmetros relacionados ao risco de quedas em idosas pré-frágeis : um ensaio clínico randomizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RENATA WOLF.pdfapplication/pdf3101180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62258/1/R%20-%20T%20-%20RENATA%20WOLF.pdfe32ad2b2a4c717af1e085a82a0f7e2d3MD51open access1884/622582019-09-26 14:17:04.452open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-26T17:17:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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