Eusébio de Cesareia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial no século IV
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/60194 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Renan Frighetto |
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Caprino, Andréia RosinUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em HistóriaFrighetto, Renan, 1974-2019-09-06T17:47:05Z2019-09-06T17:47:05Z2014https://hdl.handle.net/1884/60194Orientador : Prof. Dr. Renan FrighettoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em HistóriaInclui referênciasResumo : Flávio Valério Constantino (306-337) estava inserido em um espaço em que o sustentáculo ideológico do poder estava em transformação, devido não apenas às reestruturações político-institucionais do mundo romano como também às diversas ideias que coexistiam e influenciavam o seu governo. Elementos pagãos, neoplatônicos e cristãos, entre outros, interagiam na esfera intelectual romana através da produção de obras e diálogos entre autores de diversas espacialidades, que eram direta ou indiretamente vinculados ao poder imperial. Eusébio de Cesareia (260/65-339/40), bispo cristão desta cidade desde aproximadamente o ano de 313 até a sua morte, foi um prolífico escritor que abordou temas de Apologética, Exegética, Dogmática e História, e tornou-se principalmente conhecido por ter iniciado dois gêneros narrativos: a Crônica cristã e a História da Igreja. Sua importância reside na posição que ocupava como um dirigente político-religioso, participando de concílios e eventos imperiais, e na alta erudição que possuía, refletida nas obras que redigiu - a partir de leituras realizadas e do contato com outros intelectuais. Debruçamo-nos neste trabalho especialmente à História Eclesiástica, narrativa eusebiana que se inicia com a vinda de Jesus Cristo como homem ao mundo e estende-se até a derrota de Licínio por Constantino, em 324. A obra apresenta questões como a sucessão de bispos, a relação entre pagãos e judeus, as perseguições aos cristãos e as heresias. Além disso, nos proporciona a observação de uma nova maneira de se fazer história, mas que não rompe com a tradição helenística, dada a própria ambientação e raízes intelectuais da região de Cesareia. Almejamos analisar de que maneira Eusébio elabora uma narrativa a respeito da instituição imperial romana e do poder de Constantino, ao mesmo tempo em que busca a afirmação da religião cristã, de caráter local e universal. Temos por intuito, portanto, observar e explicar como foram construídos argumentos na História Eclesiástica apontando para a legitimação do poder imperial romano, em um momento da Antiguidade Tardia de instabilidade e desestruturação política, no qual tanto pagãos quanto cristãos esforçavam-se para fundamentar tal poder. Palavras-chave: Antiguidade Tardia; Legitimação do poder imperial, cristianismo tardo-antigo.50 f. : il. color., mapas.application/pdfEusebio, de Cesareia, Bispo de Cesareia, ca. 260-ca. 340CristianismoPoder (Ciências sociais)IdeologiaHistoria eclesiasticaEusébio de Cesareia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial no século IVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALandreia_rosin_caprino.pdfapplication/pdf1289208https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60194/1/andreia_rosin_caprino.pdf7ba77eceedfe53976dda9d7f87f07c81MD51open access1884/601942019-09-06 14:47:05.465open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60194Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-06T17:47:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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