A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juraci
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/21182
Resumo: Orientadora: Profª. Dra. Serlei Maria Fischer Ranzi
id UFPR_40f02a348a6dcc280188ced0c64ff032
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21182
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, JuraciRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-18T13:49:17Z2020-09-18T13:49:17Z2009https://hdl.handle.net/1884/21182Orientadora: Profª. Dra. Serlei Maria Fischer RanziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/08/2009Inclui bibliografiaResumo: A presente investigação objetivou evidenciar se a expectativa criada em torno do Internato do Ginásio Paranaense (1919 -1942) como mais um Luzeiro do Saber na cidade de Curitiba foi concretizada. A instituição investigada foi criada como um anexo do Ginásio Paranaense, atual Colégio Estadual do Paraná. Através desta investigação pretendeu-se analisar o Internato do Ginásio Paranaense a partir do seu intramuros, inventariando seu cotidiano na tentativa de trazer a tona noções das práticas dos diferentes sujeitos que vivenciaram seu cotidiano. Para tanto procurei analisar as estratégias utilizadas pelo governo do Paraná e pela direção geral do Ginásio Paranaense por ocasião da criação, funcionamento e manutenção desta instituição, bem como as estratégias da Igreja Católica local para se fazer presente na instituição e reforçar seus valores junto aos ginasianos. O referencial teórico utilizado foram os conceitos de estratégias e táticas do Historiador Michel de Certeau e o de Cultura escolar de Viñao Frago. Para produção desta narrativa utilizei as seguintes fontes, a saber: do arquivo escolar do Internato do Ginásio Paranaense, disponíveis no atual Colégio Marista Paranaense, os jornais Gazeta do Povo e o Dia entre 1919 a1942, relatórios da subdireção do Internato apresentado a direção geral desta instituição, mensagens e relatórios de governo e algumas correspondências dos padres lazaristas e de alunos. A justificativa para presente pesquisa foi à busca da construção de memória relativo ao ensino secundário público em Curitiba. Esperamos que este trabalho possa contribuir para configuração de um quadro da história da educação secundaria paranaense e, que ao mesmo tempo possa servir para outros trabalhos no sentido de ampliar a discussão apresentada. Esta investigação desdobrou em três capítulos, sendo que o primeiro faz uma abordagem sobre a criação do Internato, a equiparação dessa instituição ao Colégio Pedro II e, como aconteceu à transferência da mesma de uma gestão laica para uma gestão da Igreja Católica local, primeiramente sob a administração dos padres lazaristas entre (1925 a 1939) e posteriormente pelos Irmãos Maristas do Sul 1939 a 1942. Ainda neste primeiro capítulo procurei trazer à tona quais foram às estratégias do Estado e da direção geral do Ginásio Paranaense ao que tange a criação e manutenção do Internato e quais as estratégias da Igreja Católica local para se fazer presente na instituição e reforçar seus valores junto aos ginasianos. No segundo capítulo abordo sobre a presença da instituição no cenário da educação curitibana procurando ter uma noção de como foi o ensino secundário regular na instituição imposto pelo regime republicano versus exames parcelados herdados do antigo regime (Império) e como foi o ensino secundário regular na instituição na década de 1930 sob a inspeção federal. O terceiro e último versa sobre algumas reflexões relativas à cultura escolar do Internato, mais especificamente sobre as práticas pedagógicas, na tentativa de captar nuances das práticas dos professores relativo a metodologia aplicada na década de 1920 e 1930 e, por fim procurei trazer a tona as apropriações que os ginasianos fizeram do código disciplinar ao que tange ao uso dos espaços e do tempo na instituição.Abstract: The present investigation aimed to make evident if the expectative around "Internato do Ginásio Paranaense" ( 1919 -1942 ) as one more "Luzeiro do Saber "in Curitiba city was realized. The investigated institution was created as an annex of the Ginásio Paranaense, current Colégio Estadual do Paraná. Throught this investigation it was intended to analyze the indoor of the Internato do Ginásio Paranaense making its daily inventory trying to bring at the surface notions of the practices of ther different individuals and their experiences. For this reason , I tried to analyze the strategies used by Parana Government and by the Ginásio Paranaense main principal in the moment of the creation, the function and the maintenance of this institution, as well as the strategies of the local Catholic Church to be present in the institution and reinforce its values to the students. As a theoric referencial were used the concepts of strategies and tactics of the historicist Michel de Certeau and of Viñao Frago school culture. For the production of this narrative I used the following sources from the "Internato do Ginásio Paranaense's" school files, available at the current "Colégio Marista Paranaense", "Gazeta do Povo" and "O Dia"(1919-1942) journals, the vice principal's reports presented to this main principal's institution, messages and government's report and some priests's and students' mails. The reason for the present investigation was the search for the rebuild of the memory related to the public High School in Curitiba. I hope that this work can contribute to the memory Paranaense High School history and at the same time can help other works to develop the presented discussion. This investigation was divided in three chapters. The first chapter makes an approach about the creation of the Internato, the comparison of this institution to Colégio Pedro II, and how happened the transference from laica administration to the local Catholic Church one. Firstly, it is presented under the Lazarist priests administration between 1925 and 1939 and lately by Irmãos Maristas do Sul (1939 a 1942). Even in this chapter I wiil try to bring to surface what were the strategies of the state and the main principal of Ginasio Parananese related to the creation and maintenance of the Internato and what are the strategies of the local Catholic Church to be presentin the institution and reforce their values to the students. In the second chapter I approach about the presence of the institution in the scenery of the Curitibana education trying to understand how was the regular high school teaching in the institution forced by the republic political system versus parcel examination inherited from the old system ( Imperor) and also understand how was the regular high school teaching in the institution in 1930's under the federal inspection. The third and the last chapter discusses about some reflections related to the Internato school culture, mainly about the pedagogic practices, trying to receive aspects of the teachers' practices related to the applied methodology in 1920's and 1930's. At last, I try to bring to surface the appropriations that the students made of the disciplinar code referring to the use of institution space and time.121 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - História - Curitiba (PR)Educação cristã de jovensEnsino secundário - Curitiba (PR)Dissertações - EducaçãoEducaçãoA expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Juraci 3[1].pdfapplication/pdf1856993https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/1/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdfd4746fc6121840b3f5b2c5725c48d6b4MD51open accessTEXTDissertacao Juraci 3[1].pdf.txtExtracted Texttext/plain307539https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/2/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdf.txtcc375e252f113d2f03382c4cf02ba917MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Juraci 3[1].pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/3/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdf.jpg13aad49b5ad3a460c4d654d0fe0a923fMD53open access1884/211822020-09-18 10:49:17.37open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-18T13:49:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
title A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
spellingShingle A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
Santos, Juraci
Educação - História - Curitiba (PR)
Educação cristã de jovens
Ensino secundário - Curitiba (PR)
Dissertações - Educação
Educação
title_short A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
title_full A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
title_fullStr A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
title_full_unstemmed A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
title_sort A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba : o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942)
author Santos, Juraci
author_facet Santos, Juraci
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juraci
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História - Curitiba (PR)
Educação cristã de jovens
Ensino secundário - Curitiba (PR)
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação - História - Curitiba (PR)
Educação cristã de jovens
Ensino secundário - Curitiba (PR)
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Profª. Dra. Serlei Maria Fischer Ranzi
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-18T13:49:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-18T13:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/21182
url https://hdl.handle.net/1884/21182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/1/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/2/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21182/3/Dissertacao%20Juraci%203%5b1%5d.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4746fc6121840b3f5b2c5725c48d6b4
cc375e252f113d2f03382c4cf02ba917
13aad49b5ad3a460c4d654d0fe0a923f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860250433748992