O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arilson Silva da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80395
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaBedin, EvertonSilva, Arilson Silva da2022-12-05T12:26:44Z2022-12-05T12:26:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/80395Orientador: Prof. Dr. Everton BedinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 05/10/2022Inclui referências: p. 134-148Resumo: Nessa pesquisa, se identifica o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como aquele resultante da intersecção entre o conhecimento específico da ciência que o professor detém e o conhecimento pedagógico alinhado ao contexto no qual o aluno encontra-se inserido, considerando o desenvolvimento profissional docente à luz dos processos de ensino e aprendizagem. No propósito de caracterizar este conhecimento e promover a sua mobilização, a presente pesquisa indaga sobre os elementos fundamentais na ação pedagógica de professores de química para desenvolver cientificamente os objetos de conhecimento da ciência química atrelados ao conteúdo de Ligações Químicas. Nesse campo, objetiva-se analisar quais são os elementos fundamentais que a questão problema se remete no contexto da pesquisa, desdobrando-se em análise documental, identificação de estratégias pedagógicas e o perfil didático-pedagógico de professores de Química. Metodologicamente, a pesquisa aborda um estudo descritivo com abordagem qualiquantitativa, tendo como público-alvo dois professores de Química, designados como P1 e P2, que trabalham em duas escolas da rede pública do município de Salvaterra-PA. Para a identificação da mobilização do PCK desses professores, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, sendo elas: análise documental; aplicação de questionário; observação das aulas e aplicação do CoRe. Após a concretização da construção de dados, realizou-se a interpretação e a sistematização dos mesmos a partir da Análise Textual Discursiva - ATD - e da Análise Estatística. Ao examinar os documentos, foi possível realizar o perfil de cada professor, identificando as disciplinas que cursaram durante a formação inicial e como elas podem estar relacionadas ao PCK dos professores; o plano de aula possibilitou averiguar como P1 e P2 organizam o planejamento pedagógico sobre o conteúdo de Ligações Químicas, assim como as ações que seriam desenvolvidas; a representação do conteúdo, permitiu saber quais as ideias principais que P1 e P2 detêm sobre o assunto. A partir da unitarização de 13 perguntas subjetivas do questionário, emergiram-se 3 categorias com suas respectivas subcategorias, que possibilitaram elucidar um novo emergente, em relação as ações pedagógicas de P1 e P2, assim como as suas estratégias de ensino, a formação docente inicial e continuada, a importância da experiência profissional para o desenvolvimento em sala de aula e a mobilização do PCK em relação ao conteúdo de Ligações Químicas. A partir da análise estatística, constatou-se que P1 e P2 possuem graus de concordância iguais e/ou muito próximos em relação as assertivas e, portanto, infere-se que P1 e P2 detêm um pensamento convergente análogo as diversas indagações sobre a formação e a prática docente. Do presente estudo, derivaram-se considerações relacionadas a identificação dos elementos considerados fundamentais na ação pedagógica de professores de Química, assim como a forma que eles incitam competências e habilidades fundamentais na mobilização do PCK para ensinar pedagogicamente o conteúdo de Ligações Químicas.Abstract: In this research, the Pedagogical Content Knowledge (PCK) is identified as that resulting from the intersection between the specific knowledge of science that the teacher holds and the pedagogical knowledge aligned with the context in which the student is inserted, considering the professional development of the teachers at the light of teaching and learning processes. In order to characterize this knowledge and promote its mobilization, this research investigates the fundamental elements in the pedagogical action of chemistry teachers to scientifically develop the objects of knowledge of chemical science linked to the content of Chemical Bonds. In this field, it aims to analyze which are the fundamental elements that the problem question refers to in the context of the research, unfolding in document analysis, identification of pedagogical strategies and the didactic-pedagogical profile of chemistry teachers. Methodologically, the research approaches a descriptive study with a qualitativequantitative approach, having as target audience two Chemistry teachers, designated as P1 and P2, who work in two public schools in the city of Salvaterra- PA. To identify the PCK mobilization of these teachers, the research was developed in four stages, namely: document analysis; questionnaire application; observation of classes and CoRe application. After the completion of the data construction, the interpretation and systematization of the same were carried out from the Discursive Textual Analysis - DTA - and Statistical Analysis. By examining the documents, it was possible to perform the profile of each teacher, identifying the subjects they took during their initial training and how they may be related to the teachers' PCK; the class plan made it possible to find out how P1 and P2 organize the pedagogical planning on the content of Chemical Bonds, as well as the actions that would be developed; the representation of the content allowed us to know which are the main ideas that P1 and P2 have on the subject. From the unitization of 13 subjective questions of the questionnaire, 3 categories emerged with their respective subcategories, which made it possible to elucidate a new emerging, in relation to the pedagogical actions of P1 and P2, as well as their teaching strategies, initial and continued teacher training, the importance of professional experience for the development in the classroom and the mobilization of the PCK in relation to the content of Chemical Bonds. From the statistical analysis, it was found that P1 and P2 have equal and/or very close degrees of agreement in relation to the assertions and, therefore, it is inferred that P1 and P2 have a convergent thinking similar to the various inquiries about the teaching formation and the teaching practice. From the present study, considerations related to the identification of elements considered fundamental in the pedagogical action of Chemistry teachers were derived, as well as the way in which they incite fundamental competences and abilities in the mobilization of the PCK to pedagogically teach the content of Chemical Bonds.1 recurso online : PDF.application/pdfLigações quimicasQuímica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoAnálise do discursoMatemáticaO conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARILSON SILVA DA SILVA.pdfapplication/pdf4105914https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80395/1/R%20-%20D%20-%20ARILSON%20SILVA%20DA%20SILVA.pdfea2ba572da2b77ee51217039ae326213MD51open access1884/803952022-12-05 09:26:44.772open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80395Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-05T12:26:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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