Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deboçã, Leonardo Pinheiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/8546
Resumo: Orientador : Zaki Akel Sobrinho
id UFPR_42c63860116323524706cc9aaa4daa5f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/8546
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAkel Sobrinho, Zaki, 1957-Deboçã, Leonardo Pinheiro2022-12-16T20:20:41Z2022-12-16T20:20:41Z2006https://hdl.handle.net/1884/8546Orientador : Zaki Akel SobrinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: O presente estudo busca ampliar o entendimento sobre as estratégias mercadológicas e seus impactos no composto de marketing no setor do cooperativismo agroindustrial. A base teórico-empírica aborda as estratégias mercadológicas, seus antecedentes e suas conseqüências, e o composto de marketing, buscando-se a apreensão dos conceitos e a aplicabilidade no escopo do estudo, expõe-se também a abordagem da Visão Baseada nos Recursos (VBR) e suas relações com as estratégias mercadológicas. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa do tipo qualitativa, caracterizando-se como estudo longitudinal com cortes transversais, em forma de estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e fontes secundárias diversas. Os resultados passam por uma contextualização do setor alimentício e, mais especificamente, agroindustrial. Busca-se uma contextualização das cooperativas na agroindústria, com ênfase em um esclarecimento quanto a mudanças estratégicas ocorridas nas últimas décadas. A partir do caso estudado verifica-se uma integração das estratégias mercadológicas e do composto mercadológico, em contexto específico, com uma interdependência entre os recursos no processo de formação e condução de estratégias associadas a uma mudança de foco a partir da década de 1990, da atividade agropecuária para a atividade agroindustrial.Abstract: This study searches to broadening the understand about the marketing strategies. The theoretical empiricist base describes about the marketing strategies, the antecedents and consequences, and the marketing mix, searching the apprehension from the concepts and the applicability into the study target, displaying the approach from Resource Based View too and its relation with the marketing strategies. The methodology used is based in qualitative research, characterized as longitudinal study with transversal cuts, in form of study of unique case. To the data collect, it was used as instruments interviews half-structuralized and diverse secondary sources. The results passes through a contextualization in the nourishing sector and, specifically, agro-industrial one. It also searches a contextualization from cooperatives into the agro-industry, putting emphasis on the clarification about the strategical changes occurred in the lasts decades. Based on the case study, it points to a integration of the marketing strategies, in specific context of the studied case, with a interdependency between the resources in the formation progress and conduction of the strategies associated to a change of the focus since 1990's, from the farming to the agro-industrial activity.125f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing - AdministraçãoPlanejamento estratégicoAgroindústria - ParanáPesquisa de mercadoTesesAdministraçãoEstratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Leonardo.pdfapplication/pdf460955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/1/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf04e80cd466df47490d784e1b6875d980MD51open accessTEXTDissertacao Leonardo.pdf.txtExtracted Texttext/plain272509https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/2/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.txt2e2e13fa17d3b98347becf19c6ae7431MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Leonardo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1429https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/3/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.jpgff37436109dd61dacc35e03fecd906ccMD53open access1884/85462022-12-16 17:20:41.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/8546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-16T20:20:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
title Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
spellingShingle Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
Deboçã, Leonardo Pinheiro
Marketing - Administração
Planejamento estratégico
Agroindústria - Paraná
Pesquisa de mercado
Teses
Administração
title_short Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
title_full Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
title_fullStr Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
title_full_unstemmed Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
title_sort Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
author Deboçã, Leonardo Pinheiro
author_facet Deboçã, Leonardo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Akel Sobrinho, Zaki, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Deboçã, Leonardo Pinheiro
contributor_str_mv Akel Sobrinho, Zaki, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Administração
Planejamento estratégico
Agroindústria - Paraná
Pesquisa de mercado
Teses
Administração
topic Marketing - Administração
Planejamento estratégico
Agroindústria - Paraná
Pesquisa de mercado
Teses
Administração
description Orientador : Zaki Akel Sobrinho
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T20:20:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T20:20:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/8546
url https://hdl.handle.net/1884/8546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/1/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/2/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/3/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04e80cd466df47490d784e1b6875d980
2e2e13fa17d3b98347becf19c6ae7431
ff37436109dd61dacc35e03fecd906cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860800171737088