Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/8546 |
Resumo: | Orientador : Zaki Akel Sobrinho |
id |
UFPR_42c63860116323524706cc9aaa4daa5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/8546 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAkel Sobrinho, Zaki, 1957-Deboçã, Leonardo Pinheiro2022-12-16T20:20:41Z2022-12-16T20:20:41Z2006https://hdl.handle.net/1884/8546Orientador : Zaki Akel SobrinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: O presente estudo busca ampliar o entendimento sobre as estratégias mercadológicas e seus impactos no composto de marketing no setor do cooperativismo agroindustrial. A base teórico-empírica aborda as estratégias mercadológicas, seus antecedentes e suas conseqüências, e o composto de marketing, buscando-se a apreensão dos conceitos e a aplicabilidade no escopo do estudo, expõe-se também a abordagem da Visão Baseada nos Recursos (VBR) e suas relações com as estratégias mercadológicas. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa do tipo qualitativa, caracterizando-se como estudo longitudinal com cortes transversais, em forma de estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e fontes secundárias diversas. Os resultados passam por uma contextualização do setor alimentício e, mais especificamente, agroindustrial. Busca-se uma contextualização das cooperativas na agroindústria, com ênfase em um esclarecimento quanto a mudanças estratégicas ocorridas nas últimas décadas. A partir do caso estudado verifica-se uma integração das estratégias mercadológicas e do composto mercadológico, em contexto específico, com uma interdependência entre os recursos no processo de formação e condução de estratégias associadas a uma mudança de foco a partir da década de 1990, da atividade agropecuária para a atividade agroindustrial.Abstract: This study searches to broadening the understand about the marketing strategies. The theoretical empiricist base describes about the marketing strategies, the antecedents and consequences, and the marketing mix, searching the apprehension from the concepts and the applicability into the study target, displaying the approach from Resource Based View too and its relation with the marketing strategies. The methodology used is based in qualitative research, characterized as longitudinal study with transversal cuts, in form of study of unique case. To the data collect, it was used as instruments interviews half-structuralized and diverse secondary sources. The results passes through a contextualization in the nourishing sector and, specifically, agro-industrial one. It also searches a contextualization from cooperatives into the agro-industry, putting emphasis on the clarification about the strategical changes occurred in the lasts decades. Based on the case study, it points to a integration of the marketing strategies, in specific context of the studied case, with a interdependency between the resources in the formation progress and conduction of the strategies associated to a change of the focus since 1990's, from the farming to the agro-industrial activity.125f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing - AdministraçãoPlanejamento estratégicoAgroindústria - ParanáPesquisa de mercadoTesesAdministraçãoEstratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Leonardo.pdfapplication/pdf460955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/1/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf04e80cd466df47490d784e1b6875d980MD51open accessTEXTDissertacao Leonardo.pdf.txtExtracted Texttext/plain272509https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/2/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.txt2e2e13fa17d3b98347becf19c6ae7431MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Leonardo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1429https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/3/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.jpgff37436109dd61dacc35e03fecd906ccMD53open access1884/85462022-12-16 17:20:41.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/8546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-16T20:20:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
title |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
spellingShingle |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná Deboçã, Leonardo Pinheiro Marketing - Administração Planejamento estratégico Agroindústria - Paraná Pesquisa de mercado Teses Administração |
title_short |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
title_full |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
title_fullStr |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
title_full_unstemmed |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
title_sort |
Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná |
author |
Deboçã, Leonardo Pinheiro |
author_facet |
Deboçã, Leonardo Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Akel Sobrinho, Zaki, 1957- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deboçã, Leonardo Pinheiro |
contributor_str_mv |
Akel Sobrinho, Zaki, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing - Administração Planejamento estratégico Agroindústria - Paraná Pesquisa de mercado Teses Administração |
topic |
Marketing - Administração Planejamento estratégico Agroindústria - Paraná Pesquisa de mercado Teses Administração |
description |
Orientador : Zaki Akel Sobrinho |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-16T20:20:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-16T20:20:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/8546 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/8546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125f. : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/1/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/2/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8546/3/Dissertacao%20%20Leonardo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04e80cd466df47490d784e1b6875d980 2e2e13fa17d3b98347becf19c6ae7431 ff37436109dd61dacc35e03fecd906cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527098455687168 |