Propriedades sintáticas das orações adverbiais causais e explicativas em português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hobold, Aline Freiberger
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/50128
Resumo: Orientador : Profª Drª Patrícia de Araújo Rodrigues
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spelling Hobold, Aline FreibergerRodrigues, Patrícia de Araujo, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-18T19:32:51Z2020-05-18T19:32:51Z2017https://hdl.handle.net/1884/50128Orientador : Profª Drª Patrícia de Araújo RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/08/2017Inclui referências : f. 100-103Resumo:Essa dissertação tem por objetivo comparar os estudos sobre as orações subordinadas adverbiais causais em comparação com as orações coordenadas sindéticas explicativas. Tal comparação se justifica porque suas definições são semelhantes e, muitas vezes, se confundem. Por exemplo, ambas expressam a ideia de razão, motivo causa. As conjunções associadas as essas orações também são outro problema: são as mesmas para os dois tipos. Outro fator a ser analisado é a possibilidade de as SAC serem orações fechadas, no sentido de que não funcionam como argumento da sentença, mas como adjuntos. Como as definições apresentadas sobre essas orações pela gramática tradicional (GT) não são suficientes, serão analisadas as visões apresentadas em gramáticas descritivas (GD), assim como as apresentadas em estudos gerativistas. Sendo assim, para realizar a comparação entre tais sentenças, é necessário discutir (i) a distinção entre subordinação e coordenação e (ii) a diferença entre causa e explicação. Além disso, serão analisados os comportamentos das conjunções que, pois e porque presentes tanto em orações explicativas quanto em orações causais. Serão, então, exploradas as hipóteses de as orações causais e explicativas com porque serem subordinadas (defendida por Lobo (2003), a qual afirma que afirma que é necessário basear-se em critérios formais para distinguir os dois tipos de oração e, para isso, propõe diversos testes com o objetivo de diferenciar causais e explicativas) e de as orações explicativas serem, de fato, coordenadas (defendida por Colaço e Matos (2016), as quais assumem que as orações explicativas são um tipo de parentéticas). A partir da análise dos testes e das hipóteses, a conclusão dessa dissertação indica que as orações causais são analisadas, sem controvérsia, como orações subordinadas. Já para as orações explicativas não há um consenso na análise: Lobo (2003) assume que as explicativas são coordenadas; Matos (2003; 2006) assume que essas orações são subordinadas de tipo periférico (enquanto as causais seriam subordinadas integradas); e Colaço e Matos (2016) analisam as explicativas como coordenadas especificantes. Palavras-chave: Subordinação. Coordenação. Oração causal. Oração explicativa.Abstract: The purpose of this dissertation is to compare the studies on causal subordinate adverbial clauses in comparison with explicative coordinate clauses. Such a comparison is justified because their definitions are similar and often confused. For example, both express the idea of reason, cause. The conjunctions associated with these sentences are also another problem: they are the same for the two types. Another factor to be analyzed is the possibility of causal subordinate adverbial clauses being closed sentences, in the sense that they do not function as an argument of the sentence, but as adjuncts. As the definitions presented in these clauses by traditional grammar are not sufficient, the visions presented in descriptive grammar will be analyzed, as well as those presented in generative studies. Thus, to make a comparison between such sentences, it is necessary to discuss (i) the distinction between subordination and coordination and (ii) the difference between cause and explanation. In addition, we will analyze the behaviors of the conjunctions that, therefore and because present in both explanatory sentences and causal sentences. The hypothesis of the causal and explanatory sentences with which they are subordinated will be explored (defended by LOBO, 2003, which affirms that it is necessary to be based on formal criteria to distinguish the two types of sentence and, for this, proposes several tests with the objective of differentiating causal and explicative) and explicative sentences are in fact coordinated (defended by Colaço and Matos, 2016, which they see assume that explicative sentences are a type of parenthetical). From the analysis of the tests and the hypotheses, the conclusion of this dissertation indicates that the causal sentences are analyzed, without controversy, as subordinate clauses. For the explicative sentences, there is no consensus in the analysis. Lobo (2003) assumes that the explicative clauses are coordinated; Matos (2003; 2006) assumes that these sentences are subordinate of a peripheral type (while the causal ones would be subordinate integrated); And Colaço and Matos (2016) analyze explicative as specifying coordinates. Key words: Subordination. Coordination. Causal sentence. Explicative sentence.103 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasLíngua portuguesa - SubordinaçãoAnálise sintáticaPropriedades sintáticas das orações adverbiais causais e explicativas em português brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE FREIBERGER HOBOLD.pdfapplication/pdf1710574https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50128/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20FREIBERGER%20HOBOLD.pdf300d7337a4905db0a86ff240664e4a5bMD51open access1884/501282020-05-18 16:32:51.634open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-18T19:32:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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