Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sônia Cristina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45954
Resumo: Orientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer
id UFPR_4447c52c3ded8fe76c1c402a7f16e1bf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45954
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Sônia Cristina daHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-17T11:57:50Z2020-12-17T11:57:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/45954Orientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos HagemeyerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016Inclui referências : f. 171-179Resumo: A pesquisa propõe analisar a atuação mediadora realizada por professores pedagogos na escola básica atual da rede pública estadual paranaense, tomando como cenário, os processos da cultura escolar e da cultura da escola como movimentos do e no cotidiano e as influências das mudanças sociais contemporâneas que permeiam o processo da escolarização pública atual, considerando as teorizações de Forquin, Frago, Heller e Rockweel e Ezpeleta. Situa-se a profissão do pedagogo em breve histórico que retoma as questões da ambiguidade desta profissão ao longo do tempo. Propõe-se investigar se a atuação do professor pedagogo contribui e de que forma junto aos professores, como mediador entre os conteúdos de ensino e os processos de ensino-aprendizagem que desenvolvem, considerando as novas necessidades científicas e tecnológicas da escola contemporânea. A pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada com base em Lüdke e André, Mazzoti e Hébert Lessard. A metodologia foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas com professores pedagogos que desenvolvem práticas bem-sucedidas nas escolas públicas da Rede Estadual do Paraná. Foram selecionados os professores pedagogos que apresentaram um investimento significativo na ampliação da formação e prática dos docentes em suas escolas, diante das necessidades teórico práticas do currículo para o ensino e formação dos alunos. As práticas examinadas, denominadas processos mediadores, resultaram dos condicionantes históricos e socioculturais contemporâneos, e foram consideradas em sua dialogicidade com as novas demandas científicas e tecnológicas do mundo atual, tomando como base os autores selecionados em estudos sobre a educação escolar na pós modernidade: Giroux, Costa, Pinto, Franco, Hagemeyer, Bauman e Bhabha. Para a investigação realizada, foram entrevistados dezesseis pedagogos (as), dos quais foram selecionados cinco profissionais, que se destacaram em suas práticas mediadoras, contribuindo de forma significativa para a atuação docente no espaço-tempo da escolarização. Buscou-se identificar em seus depoimentos e práticas, as concepções, atividades e atitudes presentes nos processos de mediação que desenvolvem e que, de várias formas demonstraram: a consciência sobre a função social da escola atual, o domínio da ciência pedagógica, bem como os efeitos que suas atividades promovem no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar. Na análise realizada, evidenciou-se a ênfase nos processos de formação continuada em serviço e foram constatados cinco focos de interesse para uma atuação mediadora, destacando-se: a proposta pedagógica curricular por disciplina, a avaliação e a diversidade cultural, as tecnologias e novos interesses dos estudantes na escola, o diagnóstico e formação para a autonomia, e o Pré-conselho de classe registrado. Esses focos, apontaram para as dimensões de atuação a serem estabelecidas pelos professores pedagogos nas escolas públicas, na articulação e organização do Projeto Político Pedagógico. Como nova dimensão da atuação do professor pedagogo, foram identificados os processos mediadores que apresentam na ação, os conhecimentos de domínio teórico metodológico, com base na ciência pedagógica e nos saberes do cotidiano escolar. Esses processos comportam conhecimentos relacionados ao contexto social mais amplo e se orientam pela produção científica e tecnológica, gerando novos conhecimentos e domínios, que incluem novas estratégias para o desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem e formação humana.Abstract: The research aims to analyze the mediating role performed by pedagogues in the current basic Paraná state public school, considering as a background, the processes of school culture and school culture as the and everyday movements and influences of contemporary social changes that pervade the process of public schooling. considering the theorems of Forquin, Frago, Heller and Rockweel and Ezpeleta. It locates the pedagogue profession with a brief history context that takes up the issues of ambiguity of this profession over time. It is proposed to investigate whether the role of the pedagogue together with the teacher as a mediator of the teaching-learning process in the face of new scientific and technological needs of the contemporary school. The qualitative research was carried out based on Lüdke, André Mazzoti and Hébert Lessard, and has adopted as a methodology semi-structured interviews with pedagogues who develop successful practices in public schools of Paraná State. The practices examined, called mediating processes, resulted from contemporary historical and sociocultural constraints, and were considered in their dialogue with the new scientific and technological demands of the world today, based on the authors selected in studies on school education in postmodernity: Giroux, Costa, Pinto, Franco, Hagemeyer, Bauman and Bhabha. Were selected pedagogues that showed a significant investment in expanding the knowledge of teachers with the theoretical practical needs of curriculum work and regarding the students' formation. The examined practices, hereinafter referred to as mediator processes, are the result of research guided by the conditions of the historical and sociocultural and it process and its dialogicity with the new scientific, technological and contemporary cultural demands designated by some authors as post modernity. For the investigation, there were interviewed sixteen pedagogues, of which it was selected five professionals who had excelled in their mediating practices contributing significantly to the educational performance at school-time. The intention was to identify in their statements and practices, the concepts, activities and attitudes present in the mediation processes developed by them which in many ways demonstrated: awareness about the modern school's social function, the understanding of educational science as well as the effects its activities promote in the learning process in the school routine. In the analysis, it became clear the emphasis on continuous education processes ongoing and it was found five focus of interest for a mediating role, highlighting: the curricular educational proposal by discipline, evaluation and cultural diversity, technology and students new interest in school, diagnosis and training for autonomy, and registered preparatory class council. These outbreaks, pointed to the performance dimensions to be set by pedagogues in public school in the articulation and organization of the Pedagogical Political Project. As a new dimension of the pedagogical teacher's performance, we have identified the mediating processes that present in the action, the knowledge of theoretical methodological domain, based on pedagogical science and the everyday school knowledge. These processes involve knowledge related to the wider social context and are guided by scientific and technological production, generating new knowledge and domains, which include new strategies for the development of teaching, learning and human training processes. Key words: Teacher Pedagogue. Pedagogical Science. Contemporary School Function. Mediation processes.200 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoProfessores - FormaçãoEnsino - Meios auxiliaresProcessos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SONIA CRISTINA DA SILVA.pdfapplication/pdf4192480https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45954/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20CRISTINA%20DA%20SILVA.pdf86c0d17e87121b3444361153d1b8c7bcMD51open access1884/459542020-12-17 08:57:50.461open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45954Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-17T11:57:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
title Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
spellingShingle Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
Silva, Sônia Cristina da
Educação
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
title_short Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
title_full Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
title_fullStr Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
title_full_unstemmed Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
title_sort Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná : novas dimensões de atuação
author Silva, Sônia Cristina da
author_facet Silva, Sônia Cristina da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sônia Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
topic Educação
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
description Orientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T11:57:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-17T11:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45954
url https://hdl.handle.net/1884/45954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45954/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20CRISTINA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86c0d17e87121b3444361153d1b8c7bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898755511943168