Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78863
Resumo: Orientador: Profª. Dra. Regina Cely C. Hagemeyer
id UFPR_45146804268d6c4cb0e7b1cc74a870ef
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78863
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-2022-09-23T13:56:47Z2022-09-23T13:56:47Z2013https://hdl.handle.net/1884/78863Orientador: Profª. Dra. Regina Cely C. HagemeyerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 62-65Resumo : Este trabalho trata do desenvolvimento da relação teoria prática nas disciplinas e atividades do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, prevista na atual proposta curricular, implantada em 2009. Propõe-se analisar, a partir de pesquisa com alunos graduandos e professores, até que ponto e de que forma a relação teoria prática se articula à pesquisa, como processo fundamental nessa formação, para preparar os alunos para o exercício da profissão e para atuar nas instituições educacionais. Para tanto, recorreu-se aos referenciais teóricos como Saviani (2008), Pimenta (2002), Santoro Franco (2002). O esclarecimento das questões da educação contemporâneas, relativas ao curso de Pedagogia, foi realizado com base em Costa (2010) e Giroux (1997, 1999). As teorizações de Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho e Silva (1991) e Gatti (2002) deram suporte aos aspectos teóricos metodológicos relativos à relação teoriae prática articuladas à pesquisa, também considerados na proposta atual. Foram aplicados questionários a um grupo de alunos graduandos e a um grupo de professores, cujos dados levantados demonstraram aspectos do processo de formação dos professores e pedagogos, tanto considerando a atual proposta pedagógica, quanto à necessidade de atender às demandas da função social desses profissionais na sociedade atual.Abstract : This work deals with the development of the relationship between theory and practice in the disciplines activities pedagogy course at the Federal University of Paraná, provided the current curriculum proposal, introduced in 2009. Proposes to examine, from research with undergraduate students and teachers, to what extent and how the theory practice relationship is articulated research as a fundamental process in this training to prepare students for the profession and to act in educational institutions. To this end, we resorted to the theoretical frameworks as Saviani (2008), Pimenta (2002), Franco Santoro (2002). The clarification of the contemporary issues relating to education pedagogy course, was based in Costa (2010) and Giroux (1997, 1999). The theories of Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho and Silva (1991) and Gatti (2002) gave support to the theoretical and methodological aspects of research theory and practice articulated relationship, also considered in current proposal. Questionnaires to a group of undergraduate students and a group of teachers, whose collected data demonstrated aspects of the training of teachers and pedagogues process, considering both the current pedagogical proposal, the need to meet the demands of the social function of these professionals were applied in society current.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPedagogosPedagogia - Estudo e ensinoCompreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCLAUDIA ELIANE LEONARDI SARTORI.pdfapplication/pdf703651https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78863/1/CLAUDIA%20ELIANE%20LEONARDI%20SARTORI.pdf2fb4fc914f6d4086650ed448a67dff55MD51open access1884/788632022-09-23 10:56:47.944open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78863Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-23T13:56:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
title Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
Pedagogia - Estudo e ensino
title_short Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
title_full Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
title_sort Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná
author Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-
author_facet Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Claudia Eliane Leonardi, 1964-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-
contributor_str_mv Hagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
Pedagogia - Estudo e ensino
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
Pedagogia - Estudo e ensino
description Orientador: Profª. Dra. Regina Cely C. Hagemeyer
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T13:56:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T13:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78863
url https://hdl.handle.net/1884/78863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78863/1/CLAUDIA%20ELIANE%20LEONARDI%20SARTORI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fb4fc914f6d4086650ed448a67dff55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860344129257472