Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zavadinack, Carlos André
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/46354
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Fabiano Silva
id UFPR_463dc3552de321c21711bf05ba0bf21a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46354
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zavadinack, Carlos AndréUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaSilva, Fabiano2017-05-05T20:33:19Z2017-05-05T20:33:19Z2016http://hdl.handle.net/1884/46354Orientador : Prof. Dr. Fabiano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 63-67Resumo: Raciocínio baseado em Casos (CBR) e um método para resolver problemas com recuperação de solucões para problemas anteriores. CBR demanda uma representacão de conhecimento que permite o resolvedor a buscar casos similareas atraves de uma pergunta e a taxa de similaridade e dado pela distancia em uma estrutura de arvore, uma ontologia. O objetivo da presente pesquisa e utilizar CBR como uma ferramenta pedagógica atraves de quatro pilares: Raciocínio Baseado em Casos, Representacao de conhecimento, Informatica Educacional e a mediacao do erro na educacao. Considera-se erro como uma questao de importancia no desenvolvimento pedagogico, entao isso deve ser mediado. A mediacao de erro e utilizada como um guia para uma classificaçao quantitativa de exercícios, levando em consideraçao quantas vezes um exercício foi respondido erroneamente, a distancia entre os exercícios da suas similaridades. Esse tipo de classificacao automatica para exercícios em sistemas de apoio educacional e uma das principais contribuições dessa pesquisa. Este trabalho sugere que o ciclo CBR e profícuo no desenvolvimento de uma ferramenta para criaçao automatica de exames. Palavras-chave: raciocínio baseado em casos, mediacao por erros, representacao do conhecimento, informatica educacional.Abstract: Case-based Reasoning (CBR) is a method for solving problems with similar retained solutions. CBR demands a knowledge representation that allows the reasoner to find similar cases by a query and the similarity rate is given by a distance in hierarchical tree structure, an ontology. The main goal of this research is to use CBR as a pedagogical tool supported by three pillars: Case-based reasoning, Knowledge representation and Error Mediation in Education. It is considered that the error has a role of importance in the pedagogical development, so it has to be mediated. The error mediation is used as a rule for a quantitative way of exercises classification, it takes into account how many times an exercise have been uncorrected answered, the distance between exercises gives the similarity between them. This kind of automatically classification for exercises in a educational support systems is one of the main contributions of this research. This work suggests that the CBR cycle is useful in the designing of a tool for automatic creation of exams. Keywords: case-based reasoning, error mediation, knowlodge representation, educational informatics.67 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoRaciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLOS ANDRE ZAVADINACK.pdfapplication/pdf1032370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46354/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ANDRE%20ZAVADINACK.pdf5352c99c1303e7512f8ee3a2539e5ac7MD51open access1884/463542017-05-05 17:33:19.911open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-05-05T20:33:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
title Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
spellingShingle Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
Zavadinack, Carlos André
Ciência da computação
title_short Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
title_full Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
title_fullStr Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
title_full_unstemmed Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
title_sort Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
author Zavadinack, Carlos André
author_facet Zavadinack, Carlos André
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Zavadinack, Carlos André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fabiano
contributor_str_mv Silva, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
topic Ciência da computação
description Orientador : Prof. Dr. Fabiano Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-05T20:33:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-05T20:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/46354
url http://hdl.handle.net/1884/46354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46354/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ANDRE%20ZAVADINACK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5352c99c1303e7512f8ee3a2539e5ac7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860380491776000