Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/46354 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Fabiano Silva |
id |
UFPR_463dc3552de321c21711bf05ba0bf21a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46354 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Zavadinack, Carlos AndréUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaSilva, Fabiano2017-05-05T20:33:19Z2017-05-05T20:33:19Z2016http://hdl.handle.net/1884/46354Orientador : Prof. Dr. Fabiano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 63-67Resumo: Raciocínio baseado em Casos (CBR) e um método para resolver problemas com recuperação de solucões para problemas anteriores. CBR demanda uma representacão de conhecimento que permite o resolvedor a buscar casos similareas atraves de uma pergunta e a taxa de similaridade e dado pela distancia em uma estrutura de arvore, uma ontologia. O objetivo da presente pesquisa e utilizar CBR como uma ferramenta pedagógica atraves de quatro pilares: Raciocínio Baseado em Casos, Representacao de conhecimento, Informatica Educacional e a mediacao do erro na educacao. Considera-se erro como uma questao de importancia no desenvolvimento pedagogico, entao isso deve ser mediado. A mediacao de erro e utilizada como um guia para uma classificaçao quantitativa de exercícios, levando em consideraçao quantas vezes um exercício foi respondido erroneamente, a distancia entre os exercícios da suas similaridades. Esse tipo de classificacao automatica para exercícios em sistemas de apoio educacional e uma das principais contribuições dessa pesquisa. Este trabalho sugere que o ciclo CBR e profícuo no desenvolvimento de uma ferramenta para criaçao automatica de exames. Palavras-chave: raciocínio baseado em casos, mediacao por erros, representacao do conhecimento, informatica educacional.Abstract: Case-based Reasoning (CBR) is a method for solving problems with similar retained solutions. CBR demands a knowledge representation that allows the reasoner to find similar cases by a query and the similarity rate is given by a distance in hierarchical tree structure, an ontology. The main goal of this research is to use CBR as a pedagogical tool supported by three pillars: Case-based reasoning, Knowledge representation and Error Mediation in Education. It is considered that the error has a role of importance in the pedagogical development, so it has to be mediated. The error mediation is used as a rule for a quantitative way of exercises classification, it takes into account how many times an exercise have been uncorrected answered, the distance between exercises gives the similarity between them. This kind of automatically classification for exercises in a educational support systems is one of the main contributions of this research. This work suggests that the CBR cycle is useful in the designing of a tool for automatic creation of exams. Keywords: case-based reasoning, error mediation, knowlodge representation, educational informatics.67 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoRaciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLOS ANDRE ZAVADINACK.pdfapplication/pdf1032370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46354/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ANDRE%20ZAVADINACK.pdf5352c99c1303e7512f8ee3a2539e5ac7MD51open access1884/463542017-05-05 17:33:19.911open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-05-05T20:33:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
title |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
spellingShingle |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico Zavadinack, Carlos André Ciência da computação |
title_short |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
title_full |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
title_fullStr |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
title_full_unstemmed |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
title_sort |
Raciocínio baseado em casos como recomendador de conteúdo pedagógico |
author |
Zavadinack, Carlos André |
author_facet |
Zavadinack, Carlos André |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zavadinack, Carlos André |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Fabiano |
contributor_str_mv |
Silva, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação |
topic |
Ciência da computação |
description |
Orientador : Prof. Dr. Fabiano Silva |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-05T20:33:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-05T20:33:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/46354 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/46354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46354/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ANDRE%20ZAVADINACK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5352c99c1303e7512f8ee3a2539e5ac7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860380491776000 |