Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Bárbara de Lima, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71732
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Felipe de Almeida
id UFPR_46da6bc2d228bbb178804e6b59c64156
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71732
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Morais, Bárbara de Lima, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-2021-08-23T16:40:47Z2021-08-23T16:40:47Z2021https://hdl.handle.net/1884/71732Orientador: Prof. Dr. José Felipe de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 29/04/2021Inclui referências: p. 108-113Resumo: Esta dissertação analisa como os valores socioeconômicos associados ao consumo de livros influenciam em seu mercado. Com uma base teórica de Economia Institucional, Sociologia e Antropologia do Consumo, inicialmente se faz uma análise histórico-institucional para compreender a introdução do mercado de livros no Brasil no século XIX e quais valores foram associados ao seu consumo neste período. Depois, analisa-se os consumidores atuais com base na Pesquisa Retratos da Leitura. Mapeia-se, então, dois conjuntos principais de valores relacionados ao consumo: os que se referem ao consumo considerado respeitável e os que se referem ao consumo de entretenimento. Na última parte, discorre-se sobre a influência da tecnologia para a ampliação do consumo de livros, e como ela pode servir de ferramenta para auxiliar a expandir este mercado no Brasil. Conclui-se que ainda hoje os valores associados ao consumo do livro estão muito presos à produção erudita e uma visão do livro como arte, e não como mercadoria ou fonte de entretenimento. Esse tipo de dinâmica excludente e elitista atrapalha a formação de um mercado consumidor, uma vez que o próprio mercado do livro no Brasil vê livros comerciais como inferiores. Apesar disso, vê-se o início da formação de um gosto popular, em oposição a esse gosto erudito considerado respeitável, principalmente através das novas tecnologias que aumentam e facilitam o acesso e a formação de grupos com interesses semelhantes. Palavras chaves: economia institucional; leitura; mercado do livro; consumo.Abstract: In this work, we seek to understand how the socioeconomic values attributed to the consumption of books impact the Brazilian market. Using a theoretical frame consisting of Institutional Economics, Consumption Sociology and Consumption Anthropology, we use a historical-institutional analysis to see how the book market was introduced in Brazil, in the 19th century, and what values were associated with this kind of consumption. Then, using Pesquisa Retratos da Leitura, we see how Brazilians see book consumption nowadays. We were able to map two different sets of values associated with this consumption: one that attributes respectability to consumers and another, considered lesser, that is related to entertainment. In the last part, there's a discussion about how changes in technology can broaden the reach of the book market, and how it can help to expand the book market in Brazil. In conclusion, we see that the socioeconomic values associated with book consumption are still attached to highclass production and still sees books as art, not considering it a good or as an entertainment. This elitist dynamic is a huge set-back in the formation of a consumer market for books in Brazil, since the market entities themselves see commercial books as lesser. Despite all this, it's possible to see the beginning of a popular taste in books that is built on opposition to the elitist taste, mostly helped by new technologies that makes the access to books easier and make the construction of groups of people with similar tastes. Keywords: institutional economics; reading; book market; consumption.1 arquivo (144 p.) : il. (algumas color.).application/pdfLivros - ComércioConsumo (Economia)Crescimento e Desenvolvimento EconômicoUma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BARBARA DE LIMA MORAIS.pdfapplication/pdf1623894https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71732/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20DE%20LIMA%20MORAIS.pdfe5e4d3f0903593ae55eb272a3f3a2f0dMD51open access1884/717322021-08-23 13:40:47.856open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71732Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-23T16:40:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
title Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
spellingShingle Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
Morais, Bárbara de Lima, 1989-
Livros - Comércio
Consumo (Economia)
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
title_short Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
title_full Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
title_fullStr Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
title_full_unstemmed Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
title_sort Uma análise institucional do mercado de livros : a evolução do conceito de livros no Brasil
author Morais, Bárbara de Lima, 1989-
author_facet Morais, Bárbara de Lima, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Bárbara de Lima, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, José Felipe Araujo de, 1979-
contributor_str_mv Almeida, José Felipe Araujo de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros - Comércio
Consumo (Economia)
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
topic Livros - Comércio
Consumo (Economia)
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
description Orientador: Prof. Dr. José Felipe de Almeida
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T16:40:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T16:40:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71732
url https://hdl.handle.net/1884/71732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (144 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71732/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20DE%20LIMA%20MORAIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5e4d3f0903593ae55eb272a3f3a2f0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860349993943040