Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anselmo, Aline Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25701
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
id UFPR_471e8c997cc2e110088b7e998bf2797f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25701
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Anselmo, Aline CristinaOliveira, Sidney Nilton de, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2020-05-18T20:13:58Z2020-05-18T20:13:58Z2011https://hdl.handle.net/1884/25701Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 05/04/2011Inclui referênciasResumo: O sofrimento físico e psíquico do professor, no contexto escolar, tem sido objeto de inúmeras pesquisas, nas quais o tema é tratado com base em diferentes referenciais teóricos. Esses estudos indicam o sofrimento psíquico dos professores como recorrente no contexto educacional brasileiro. A docência universitária, por sua vez, tem sido abordada com mais frequência desde a perspectiva pedagógica, mas ultimamente também tem sido foco de pesquisadores da área da psicologia, os quais abordam o sofrimento relacionado ao trabalho do professor universitário na atualidade. A presente pesquisa consiste em um estudo teórico acerca do mal-estar do professor universitário, sendo a interpretação desse mal-estar, com base na psicanálise, seu principal objetivo. O estudo tem início com a análise das características da contemporaneidade e dos modos de subjetivação atuais, a qual se dá com base em autores que realizam uma leitura crítica da atualidade e que compreendem que a subjetividade é atualmente marcada pelo mal-estar. Apresentam-se, na sequência, algumas características da universidade na atualidade, especialmente no Brasil, com base na leitura crítica de estudiosos da universidade para, então, abordar a experiência dos professores nesse contexto, a qual, segundo alguns pesquisadores, tem como características principais o incômodo, a insatisfação e o sofrimento. O foco da pesquisa passa, então, para a análise da figura e função do professor na atualidade, com destaque para a desautorização docente e para os ideais do ser professor presentes no imaginário sociocultural. Tais elementos são compreendidos como ntensificadores do mal-estar do docente universitário. Por fim, explora a teoria freudiana, a fim de compreender a constituição da subjetividade que, segundo a psicanálise, é marcada pelo mal-estar. Nesse momento, destaca conceitos como narcisismo, ideal de ego, psicologia de grupo, mal-estar, angústia, masoquismo, superego, sintoma, pulsão de morte e sentimento de culpa. Conclui-se que o mal-estar do rofessor universitário na atualidade se dá na conjunção de diferentes fatores que se relacionam de forma dinâmica: como sujeitos constituídos na relação com o outro e com a cultura, esses docentes encontram nas demandas da atualidade e nas condições atuais de trabalho do professor universitário o cenário ideal para a manutenção da angústia e do mal-estar.Abstract: Physical and psychological suffering of the teacher has been the subject of numerous studies in which the subject is treated based on different theoretical frameworks. These studies indicate the mental suffering of teachers as common in the Brazilian educational context. University teaching, in turn, has been addressed more frequently from the educational perspective, but lately has also been the focus of psychology researchers, which address the suffering associated to the work as a university professor today. This research is a theoretical study about the malaise of the university professor, and the interpretation of this malaise, based on psychoanalysis, is its main objective. The study begins with the analysis of contemporary and current modes of subjectivity, which is based on authors who perform a critical interpretation of the modern times and who understand that subjectivity is associated to malaise. We present, following, some features of the university today, especially in Brazil, based on critical reading of the university and then we address the experience of teachers in this context, which, according to some researchers, has as its main features the discomfort, dissatisfaction and suffering. We analyze, then, the figure and function of teacher at present, when we emphasize the disempowerment of teachers and the ideals of being a teacher present in the sociocultural imaginary. These elements are understood as enhancers of the malaise of university teachers. Finally, we explore Freudian theory in order to understand the constitution of subjectivity that, according to psychoanalysis, is marked by malaise. At this time, we highlight concepts such as arcissism, ego ideal, group psychology, malaise, anxiety, masochism, superego, symptom and guilt. We conclude that the malaise of university professor currently occurs in the conjunction of different factors that are related in a dynamic way: as a subject constituted in relation to each other and with the culture, these teachers find in demand nowadays and work conditions the ideal setting for the maintenance of distress nd discomfort.96f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - PsicologiaProfessores universitários - AngústiaPsicanálise e educaçãoPsicologiaPsicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE CRISTINA ANSELMO.pdfapplication/pdf573123https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25701/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20CRISTINA%20ANSELMO.pdf6e6f5f78a7d8b3267aa28ca0ca27febeMD51open access1884/257012020-05-18 17:13:58.302open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25701Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-18T20:13:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
title Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
spellingShingle Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
Anselmo, Aline Cristina
Dissertações - Psicologia
Professores universitários - Angústia
Psicanálise e educação
Psicologia
title_short Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
title_full Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
title_fullStr Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
title_full_unstemmed Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
title_sort Psicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidade
author Anselmo, Aline Cristina
author_facet Anselmo, Aline Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Sidney Nilton de, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Anselmo, Aline Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Psicologia
Professores universitários - Angústia
Psicanálise e educação
Psicologia
topic Dissertações - Psicologia
Professores universitários - Angústia
Psicanálise e educação
Psicologia
description Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-18T20:13:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-18T20:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25701
url https://hdl.handle.net/1884/25701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25701/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20CRISTINA%20ANSELMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e6f5f78a7d8b3267aa28ca0ca27febe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698966818652160