"Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Iorge Soares, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72311
Resumo: Orientadora: Profª Drª Adriane Knoblauch
id UFPR_4729363e91c47f3be3314df9b6c137b9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72311
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nobre, Iorge Soares, 1993-Knoblauch, Adriane, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-11-29T19:10:24Z2021-11-29T19:10:24Z2021https://hdl.handle.net/1884/72311Orientadora: Profª Drª Adriane KnoblauchDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2021Inclui referênciasResumo: O presente trabalho busca apresentar os aspectos envolvidos no processo de escolarização de crianças nos anos iniciais da etapa do Ensino Fundamental. Para tal, foi realizada observação de princípio participativo por parte do pesquisador, a partir de uma abordagem etnográfica inspirada na perspectiva da antropologia interpretativa, com uma turma do Ensino Fundamental, recolhendo dados através de anotações em diário de campo, e acompanhando esta desde o seu 1° ano até o início de seu 3° ano nesta etapa do ensino. Além da observação, também foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras que assumiram a turma neste período, sendo estas realizadas a partir da construção de roteiros semiestruturados. O referencial teórico se apoiou em investigações voltadas para o entendimento da cultura escolar e dos princípios das práticas escolares, de modo a auxiliar na análise dos dados recolhidos da pesquisa, e também de estudos da sociologia da infância, estes contribuindo para a interpretação sobre a relação entre a experiência escolar das crianças com o fato de pertencerem à categoria social da infância. Entre as considerações sobre a análise dos dados recolhidos e das práticas observadas, destaca-se que a experiência escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental é projetada pela cultura institucional escolar no sentido de buscar formar um sujeito cidadão produtivo, partindo da projeção de um adulto determinado para os valores atribuídos à experiência de seus alunos, além de que, neste período predomina-se a realização de práticas que pretendem inculcar os valores das condutas consideradas adequadas para o sujeito aluno por parte das crianças no decorrer de sua experiência escolarAbstract: The present work searches to present aspects related to the schoolarization process os childrens in the beginning years of the Primary School stage. To realize that, an observation of participative principle was realized by the researcher, from an ethnographic approach inspired by the interpretive anthropology perspective, with an Primary School class, gathering data through field journal notes, and accompanying this class since its 1° year over to the beginning of its 3° year in this stage of the teaching process. Besides the observation, individual interviews have been realized with six teachers that have taken on the class in this period, being realized by the construction of semi-structured scripts. The theoretical reference was based upon investigations around the understanding of the school culture and the school practices principles, in order to auxiliate the analysis from the data gathered from research, and also the sociology of childhood studies, these contributing to the interpretation of the relationship between the school experience of children and the fact that they belong to the social category of childhood. Between the considerations over gathered data review and the noted practices, the highlights is that the school experience of the childrens in the beginning years of the Primary School is projected by the scholastic institutional culture in the sense to pursue the formation of an productive citizen subject, starting from a projection of an determined adult for the values attach to the student experience, apart from that, in this period of that stage of teaching predominates the realization of practices that intend to inculcate the values of the behavior that are considered adequate for the student subject by the childs over the elapse of your school experience.1 arquivo (144 p.) : PDF.application/pdfCultura escolarEnsino fundamentalEtnografia EscolarSociologia educacionalEducaçãoEducação"Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IORGE SOARES NOBRE.pdfapplication/pdf24907940https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72311/1/R%20-%20D%20-%20IORGE%20SOARES%20NOBRE.pdf079e78e858519b031d093be7fb4c17daMD51open access1884/723112021-11-29 16:10:24.955open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72311Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T19:10:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
title "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
spellingShingle "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
Nobre, Iorge Soares, 1993-
Cultura escolar
Ensino fundamental
Etnografia Escolar
Sociologia educacional
Educação
Educação
title_short "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
title_full "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
title_fullStr "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
title_full_unstemmed "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
title_sort "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental
author Nobre, Iorge Soares, 1993-
author_facet Nobre, Iorge Soares, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Iorge Soares, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Ensino fundamental
Etnografia Escolar
Sociologia educacional
Educação
Educação
topic Cultura escolar
Ensino fundamental
Etnografia Escolar
Sociologia educacional
Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Adriane Knoblauch
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T19:10:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T19:10:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72311
url https://hdl.handle.net/1884/72311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (144 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72311/1/R%20-%20D%20-%20IORGE%20SOARES%20NOBRE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 079e78e858519b031d093be7fb4c17da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898847464718336