Reflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federal
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53674 |
Resumo: | Orientador : Prof(a). Dr(a). Lilian Costa Castex |
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Tibério, Fabiana FranciscoCastex, Lilian CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-07-07T19:06:40Z2021-07-07T19:06:40Z2016https://hdl.handle.net/1884/53674Orientador : Prof(a). Dr(a). Lilian Costa CastexMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edeucação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este trabalho procura discutir as questões relacionadas ao programa Bolsa Família e as implicações educacionais no contexto dos Institutos Federais. Considerando o alto investimento em sua implantação, sua capilaridade territorial e sua missão de ser escola socialmente referenciada, o Instituto Federal constitui uma importante ação governamental na direção de romper com o ciclo de reprodução da pobreza, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade. Trata-se de uma política pública para a educação profissional, que se quer comprometida com o todo social, e que busca superar as limitações de uma educação centrada em indicadores de mão de obra para o mercado de trabalho, propondo novas possibilidades. O artigo apresenta os limites e as possibilidades desse modelo de Instituição de ensino, especificamente do Instituto Federal do Paraná. Os dados para esse estudo foram obtidos por meio da leitura e análise dos documentos que norteiam a implementação da política educacional, referentes ao crescimento do Instituto Federal e aos resultados que essa instituição vem apresentando nesses seus primeiros anos de atuação. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Arroyo (2015); Frigotto (2010) e Ramos (2010), entre outros. A partir das investigações é possível inferir a educação profissional no Instituto Federal, como formação técnica aos estudantes, mas também como possibilidade de ingresso na educação superior. A educação profissional é entendida como possibilidade de subsidiar os estudantes à superação de fragilidades sociais e os Institutos Federais desempenham o papel educacional de fomentar a educação para uma sociedade mais igualitária.1 arquivo (19 p.).application/pdfEnsino profissionalProgramas de sustentaçao de rendaEducação inclusivaReflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FABIANA FRANCISCO TIBERIO.pdfapplication/pdf428050https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53674/1/R%20-%20E%20-%20FABIANA%20FRANCISCO%20TIBERIO.pdf95c7a948cfc0c377d0029d4169560fd2MD51open access1884/536742021-07-07 16:06:40.696open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-07T19:06:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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