A transmissão dos conhecimentos produzidos pelos programas de pós-graduação interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Rafaela Wille de, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68632
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas
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spelling Aguiar, Rafaela Wille de, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-2020-09-17T18:21:56Z2020-09-17T18:21:56Z2020https://hdl.handle.net/1884/68632Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em. Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020Inclui referências: p. 101-114Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar se a transmissão de conhecimentos produzidos pelos programas de pós-graduação interdisciplinares alcança a sociedade brasileira. Para isto realizou-se um estudo exploratório, por meio de questionário, elaborado com base na revisão de literatura, aplicado online por meio da plataforma LimeSurvey da Universidade Federal do Paraná. Obteve-se uma amostra não-probabilística de 59 docentes que integram programas de pós-graduação interdisciplinares, inseridos em universidades, homologados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva para as questões fechadas, e Análise de Conteúdo para as questões abertas. Entre os resultados têm-se que mais da metade dos respondentes consideram que existem normas e regimentos referentes a transmissão dos conhecimentos tanto no próprio programa de pós-graduação quanto na instituição e que a avaliação da CAPES afeta as ações com esse fim, apesar disso, nenhum comenta que a transmissão ocorre meramente por fins de avaliação ou pela presença de normas. Identificou-se que as revistas científicas e os projetos de pesquisas são os meios que tiveram alto grau de utilização (mais de 50% das respostas como "Alto" e "Muito Alto") na transmissão de conhecimentos para a comunidade acadêmica docente, comunidade acadêmica discente, comunidade científica e membros internos ao programa de pós-graduação. Quanto ao mercado de trabalho e sociedade em geral não se identificou meios com alto grau de utilização. Entende-se que a sociedade em geral abrange os indivíduos que não estão inseridos nos grupos anteriores. As barreiras de maior impacto a transmissão foram o individualismo, a falta de tempo, a falta de incentivo e recursos monetários insuficientes. Por fim, identificou-se, na amostra pesquisada, fragilidade na transmissão dos conhecimentos para o mercado de trabalho e sociedade em geral e recomenda-se que pesquisas futuras busquem analisar a percepção do alcance para esses dois segmentos em especial. Palavras-chave: Programas de pós-graduação. Transmissão de conhecimentos. CAPES - Área interdisciplinar.Abstract: The present research had as the general objective to analyze if the transmission of knowledge produced by the interdisciplinary graduate programs reaches the Brazilian society. For this, an exploratory study was carried out, through a questionnaire, elaborated based on the literature review, applied online through the LimeSurvey platform of the Federal University of Paraná. A non-probabilistic sample of 59 professors who are part of interdisciplinary graduate programs, inserted in universities, approved by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) was obtained. The data obtained were analyzed using descriptive statistics for closed questions and Content Analysis for open questions. Among the results are that more than half of the respondents consider that there are rules and regulations regarding the transmission of knowledge both in the graduate program itself and in the institution and that the CAPES assessment affects actions to that end, despite this, none comment that the transmission occurs purely for the purpose of evaluation or the presence of standards. It was identified that scientific journals and research projects are the means that had a high degree of use (more than 50% of the answers as "High" and "Very High") in the transmission of knowledge to the teacher academic community, student academic community, community scientific staff and members of the graduate program. As for the labor market and society in general, means with a high degree of utilization were not identified. It is understood that general society includes individuals who are not covered in the previous groups. The barriers with the greatest impact on transmission were individualism, lack of time, lack of incentives and insufficient monetary resources. Finally, it was identified, in the researched sample, weakness in the transmission of knowledge to the labor market and society in general and it is recommended that future researches seek to analyze the perception of the reach for these two segments in particular. Palavras-chave: Postgraduate programas. Knowledge transmission. CAPES - Interdisciplinary area.151 p. : il. color.application/pdfGestão do conhecimentoPos-graduaçãoCiência da InformaçãoA transmissão dos conhecimentos produzidos pelos programas de pós-graduação interdisciplinaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAELA WILLE DE AGUIAR.pdfapplication/pdf4723617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68632/1/R%20-%20D%20-%20RAFAELA%20WILLE%20DE%20AGUIAR.pdf9cb43aa4d557db7a5626458abb767aeeMD51open access1884/686322020-09-17 15:21:56.81open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68632Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-17T18:21:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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