Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Mariana Purcote
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43807
Resumo: Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso Medeiros
id UFPR_4a89d62ff9c69b04c6b29cc2f0d0d6d1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43807
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fontoura, Mariana PurcoteUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso2016-08-31T18:55:46Z2016-08-31T18:55:46Z2016http://hdl.handle.net/1884/43807Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/05/2015Inclui referências : f. 166-174Resumo: Esta investigação teve como tema a configuração de elementos da inovação pedagógica na Educação Física escolar. O objetivo geral foi investigar a trajetória de vida de uma professora de Educação Física de escola pública, na cidade de Curitiba e compreender como as disposições incorporadas nesta trajetória se fazem presentes na sua prática pedagógica inovadora nos anos finais do ensino fundamental e médio. Esta investigação está circunscrita metodologicamente na História Oral. Buscou-se, por meio do relato de vida, a reconstrução da trajetória pessoal e profissional da professora pesquisada. Deste modo, procurou-se entender o imbricamento de diferentes dimensões que convergem para originar, impedir, favorecer, dificultar, a atuação docente caracterizada pela inovação pedagógica. A investigação focaliza questões pertinentes à importância da utilização das histórias de vida e trajetórias de professores nas pesquisas educacionais, discutidas a partir dos conceitos de habitus, campo e capitais, fundamentados na teoria praxiológica de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. Compreende-se, por meio da inferência de suas experiências vividas, a existência de múltiplos agentes e experiências que influenciaram na constituição das disposições e de seu habitus. Em sua prática pedagógica inovadora se fazem presentes diferentes elementos que refletem as disposições adquiridas, a saber: abordagem dada aos conteúdos além da aprendizagem técnica; domínio e diversidade nos conteúdos apresentados; articulação dos conteúdos com a realidade dos alunos; clareza na relação teoria-prática; caráter reflexivo de sua prática; problematizações conceituais sobre os elementos da cultura corporal de movimento. A análise da prática profissional da professora nas escolas permitiu inferir que vários elementos se mostraram como "despotencializadores" da inovação pedagógica como a desvalorização da disciplina perante as demais e a representação tradicional dos gestores sobre a mesma. De outro modo, alguns aspectos a favoreceram como o reconhecimento de seu trabalho por parte da equipe pedagógica, condições objetivas de trabalho, o estabelecimento de parcerias no trabalho docente e a busca frequente por formação continuada. Palavras-chave: Inovação; Educação Física escolar; Habitus; Trajetória; Relato de vida.Abstract: This research had as its theme the configuration of elements of the pedagogical innovation in school Physical Education. The overall objective was to investigate the life story of a physical education teacher of public school, in the city of Curitiba, and understand how the provisions incorporated in this way are present in her innovative pedagogical practice in the final years of elementary school and high school. This research is methodologically circumscribed in Oral History. Sought up, through the life report, the reconstruction of personal and professional trajectory of the researched teacher. In this way, searched up to understand the interweaving of different dimensions that converge to yield, prevent, promote, hinder the teaching performance characterized by pedagogical innovation. The research focuses on issues relating to the importance of using life stories and trajectories of teachers in educational researches, discussed from the concepts of habitus, field and capital, based on the praxeological theory of Pierre Bourdieu and his interlocutors. It is understood, by inference from teacher experiences, the existence of multiple agents and experiences that influenced the establishment of the provisions and of her habitus. In her innovative pedagogical practice are present different elements that reflect the provisions acquired, namely: approach given to contents beyond technical learning; domain and diversity in presented contents; articulation of contents with the reality of the students; clarity in theory-practice relationship; reflective character of her practice; conceptual problematizations on the elements of the body movement culture. The analysis of professional practice of the teacher in the schools allowed inferring that several elements are shown as "disempowering" of pedagogical innovation, such as the devaluation of the discipline before the others and the traditional representation of managers on it. Otherwise, some aspects favor the innovation, such as the recognition of her work by the pedagogical team, the objective conditions of work, the establishment of partnerships in teaching work and frequent search for continued training. Key words: Innovation; School Physical Education; Habitus; Trajectory; Life report.178 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação fisica escolarFormação - DocentesTrajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA PURCOTE FONTOURA.pdfapplication/pdf1653322https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdfd0e099c48d315fe0f494f52a17223119MD51open accessTEXTR - D - MARIANA PURCOTE FONTOURA.pdf.txtR - D - MARIANA PURCOTE FONTOURA.pdf.txtExtracted Texttext/plain451232https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdf.txt66b096f5ed21b1b4d5f40745fa754ce0MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIANA PURCOTE FONTOURA.pdf.jpgR - D - MARIANA PURCOTE FONTOURA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1410https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdf.jpg3a1d291ca948bb1be28d98cd7f4140bbMD53open access1884/438072016-09-01 03:02:35.844open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43807Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-09-01T06:02:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
title Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
spellingShingle Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
Fontoura, Mariana Purcote
Educação fisica escolar
Formação - Docentes
title_short Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
title_full Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
title_fullStr Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
title_full_unstemmed Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
title_sort Trajetória de vida de uma professora e as relações com a construção de práticas pedagógicaas inovadoras na educação física escolar
author Fontoura, Mariana Purcote
author_facet Fontoura, Mariana Purcote
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Mariana Purcote
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso
contributor_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica escolar
Formação - Docentes
topic Educação fisica escolar
Formação - Docentes
description Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso Medeiros
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T18:55:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-31T18:55:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43807
url http://hdl.handle.net/1884/43807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43807/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20PURCOTE%20FONTOURA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0e099c48d315fe0f494f52a17223119
66b096f5ed21b1b4d5f40745fa754ce0
3a1d291ca948bb1be28d98cd7f4140bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860891533115392