Disseminação do pensamento marxista durante a ditadura civil-militar : uma abordagem de história oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ian Coelho de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38070
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Marco Antônio Ribas Cavalieri
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spelling Almeida, Ian Coelho de SouzaCavalieri, Marco Antônio RibasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico2015-06-24T20:42:47Z2015-06-24T20:42:47Z2015http://hdl.handle.net/1884/38070Orientador : Prof. Dr. Marco Antônio Ribas CavalieriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 26/03/2015Inclui referênciasResumo: O estudo aqui apresentado visa compreender as possíveis formas como a ideologia anticomunista do golpe civil-militar brasileiro de 1964 pode ou não ter afetado o ensino de economia no país. Dado que a Doutrina de Segurança Nacional, que guiava as ações dos militares, intencionava abertamente o combate às ideias socialistas, nosso foco recai sobre a teoria marxista dentro das ciências econômicas. Para cumprir esse objetivo utilizamos a metodologia da História Oral e também uma análise dos currículos dos cursos de economia de algumas das principais instituições de ensino do país. Em um primeiro momento é feito um levantamento bibliográfico com relação ao comportamento do regime civil-militar frente à comunidade acadêmica, especialmente em algumas das universidades que analisamos mais profundamente a posteiori. Durante a análise das grades curriculares dos cursos de economia que vigoraram no período militar, não pudemos encontrar indícios de que o governo intervinha em suas estruturas, ou impunha qualquer constrangimento ao ensino de qualquer teoria econômica. Partindo para o método da história oral, entrevistamos oito relevantes professores de economia e/ou, mais especificamente, economia marxista, a saber: Antônio Delfim Netto, Antônio Plínio Pires de Moura, Claus Magno Germer, João Antônio de Paula, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Paul Israel Singer e Theotônio do Santos. Como resultado reiteramos a ausência de qualquer constrangimento direto ao ensino de economia marxista, ou mesmo outro tipo de interferência na estruturação dos cursos. No entanto, um importante ponto a ser ressaltado é a maneira como alguns economistas poderiam se sentir acuados frente ao ambiente violento que se construía àqueles considerados subversivos, no qual os marxistas claramente se encaixavam. Palavras-Chave: História do Pensamento Econômico; História Oral; Economia Marxista; Ditadura Civil-MilitarAbstract: The study presented here intent to comprehend the possible manners how the anticommunist ideology of the Brazilian military (1964-1985) government may or may not have affected the economics teaching in Brazil. Due the National Security Doctrine, which was the military action basis, open intention to fight socialists ideas our work focuses on Marxist theory. In order to reach this objective we use Oral History methodology and analyze the curriculums of economic courses from some of the main teaching institutions in the country. In a first moment, we use secondary bibliography related to government's behavior towards academic community in the studied interim, focusing specially in the case of universities that would be latter more deeply discussed. During the analyses of the economic courses curriculums of the period here dealt we were not able to find indications that Brazilian government interfered directly in its structure or imposed any constraints to any economic theory teaching. Utilizing the oral history method, we interviewed eight professors relevant to the economics field, and/or, more specifically, to Marxist economics field, namely: Antônio Delfim Netto, Antônio Plínio Pires de Moura, Claus Magno Germer, João Antônio e Paula, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Paul Israel Singer and Theotônio do Santos. As a result, we reiterate the lack of a direct constraint to Marxist economics teaching or other interference on the courses structure. However, an important point raised is that some economists could feel hindered in approach some topics due the environment of violence that was been built for those considered subversives, a concept that Marxists would clearly fit. Key Words: History of Economic Thought; Oral History; Marxist Economics; Military Dictatorship229f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digital330.1Crescimento e desenvolvimento economicoEconomia marxistaEconomia - Estudo e ensino (Superior)Ditadura - BrasilBrasil - História - 1964-1985Disseminação do pensamento marxista durante a ditadura civil-militar : uma abordagem de história oralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - IAN COELHO DE SOUZA ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38070/1/R%20-%20D%20-%20IAN%20COELHO%20DE%20SOUZA%20ALMEIDA.pdf.jpg78d3715818f10a8cc64dabadb6634957MD51open accessTEXTR - D - IAN COELHO DE SOUZA ALMEIDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain425074https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38070/2/R%20-%20D%20-%20IAN%20COELHO%20DE%20SOUZA%20ALMEIDA.pdf.txt4b6eb1894ef6c2647d6af4ec45b4adeaMD52open accessORIGINALR - D - IAN COELHO DE SOUZA ALMEIDA.pdfapplication/pdf34995531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38070/3/R%20-%20D%20-%20IAN%20COELHO%20DE%20SOUZA%20ALMEIDA.pdf3cc63e2bc055aeaea464cb749926970fMD53open access1884/380702015-11-25 09:35:26.557open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38070Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T11:35:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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