Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cleuza Clair
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24190
Resumo: Orientador: Cecília Ines Erthal
id UFPR_4abe156916a991ab0b2dd6411fd91b78
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24190
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Cleuza ClairUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasErthal, Cecilia Inês2020-05-19T21:19:28Z2020-05-19T21:19:28Z1988https://hdl.handle.net/1884/24190Orientador: Cecília Ines ErthalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em LetrasInclui bibliografiaÁrea de concentração: Língua InglesaResumo: Este trabalho tem como objetivo estudar desenvolvimento cognitivo e sua implicação no ensino de Inglês como uma língua estrangeira, isto é, verificar se os Cursos de Letras no Brasil fornecem o grau de proficiência para os alunos se comunicarem no nível de desnvolvimento cognitivo em que se encontram, ou seja, o das operações formais, e, por conseguinte, argumentar, especialmente durante as aulas de literatura. Esta pesquisa envolve um estudo dos modais e dos conetores coletados nos textos básicos de cada unidade de dois livros textos, usados a nível de Universidade. A análise foi desenvolvida com base em desenvolvimento cognitivo, derivada de diversos autores. Para isto foi incluída uma revisão de literatura sobre desenvolvimento cognitivo, modais e conetores. Depois de analisar os dados chegou-se a conclusão que os livros usados a nível de Universidade no Brasil nao fornecem o grau de proficiência para os alunos se comunicarem no nível de desenvolvimento cognitivo em que se encontram, ou seja, o das operações formais. Cs livros foram originariamente elaborados para estudantes a nível de Primeiro e Segundo Graus, e não para estudantes a nível de Universidade.Abstract: The aim of this research is to study cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language, i.e., to check whether the Language Courses in Brazil provide the level of proficiency for the students to communicate at the level of cognitive development they are in, that of formal operations, and, consequently, argue, especially during their literature classes. This work involves the study of the modal verbs and the logical connectors collected from the basic texts of each unit of two-first-year English coursebooks used at University level. The analysis is carried out on a cognitive development perspective, derived from different authors. Therefore, a review of the literature on cognitive development, logical connectors and modal verbs has been included in the present research. After analysing the data, we drew the conclusion that the English coursebooks used at University level in Brazil do not provide the level of proficiency for the students to communicate at the level of cognitive development they are in, that of formal operations. They were originally designed for High School students and not for University students.90 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoCognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdfapplication/pdf2387515https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/1/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf8823c1c166c5c4569c1bd6ac8cfad169MD51open accessTEXTD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdf.txtExtracted Texttext/plain177655https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/2/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.txtefc6b2b86c63bcfa4dd84cb4fd9a339eMD52open accessTHUMBNAILD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/3/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.jpg014610f89a93c17719e378db598df22aMD53open access1884/241902020-05-19 18:19:28.599open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-19T21:19:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
title Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
spellingShingle Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
Pereira, Cleuza Clair
Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
title_short Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
title_full Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
title_fullStr Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
title_full_unstemmed Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
title_sort Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
author Pereira, Cleuza Clair
author_facet Pereira, Cleuza Clair
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cleuza Clair
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Erthal, Cecilia Inês
contributor_str_mv Erthal, Cecilia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
topic Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
description Orientador: Cecília Ines Erthal
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-19T21:19:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-19T21:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24190
url https://hdl.handle.net/1884/24190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/1/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/2/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/3/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8823c1c166c5c4569c1bd6ac8cfad169
efc6b2b86c63bcfa4dd84cb4fd9a339e
014610f89a93c17719e378db598df22a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860438702424064