Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24190 |
Resumo: | Orientador: Cecília Ines Erthal |
id |
UFPR_4abe156916a991ab0b2dd6411fd91b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24190 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pereira, Cleuza ClairUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasErthal, Cecilia Inês2020-05-19T21:19:28Z2020-05-19T21:19:28Z1988https://hdl.handle.net/1884/24190Orientador: Cecília Ines ErthalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em LetrasInclui bibliografiaÁrea de concentração: Língua InglesaResumo: Este trabalho tem como objetivo estudar desenvolvimento cognitivo e sua implicação no ensino de Inglês como uma língua estrangeira, isto é, verificar se os Cursos de Letras no Brasil fornecem o grau de proficiência para os alunos se comunicarem no nível de desnvolvimento cognitivo em que se encontram, ou seja, o das operações formais, e, por conseguinte, argumentar, especialmente durante as aulas de literatura. Esta pesquisa envolve um estudo dos modais e dos conetores coletados nos textos básicos de cada unidade de dois livros textos, usados a nível de Universidade. A análise foi desenvolvida com base em desenvolvimento cognitivo, derivada de diversos autores. Para isto foi incluída uma revisão de literatura sobre desenvolvimento cognitivo, modais e conetores. Depois de analisar os dados chegou-se a conclusão que os livros usados a nível de Universidade no Brasil nao fornecem o grau de proficiência para os alunos se comunicarem no nível de desenvolvimento cognitivo em que se encontram, ou seja, o das operações formais. Cs livros foram originariamente elaborados para estudantes a nível de Primeiro e Segundo Graus, e não para estudantes a nível de Universidade.Abstract: The aim of this research is to study cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language, i.e., to check whether the Language Courses in Brazil provide the level of proficiency for the students to communicate at the level of cognitive development they are in, that of formal operations, and, consequently, argue, especially during their literature classes. This work involves the study of the modal verbs and the logical connectors collected from the basic texts of each unit of two-first-year English coursebooks used at University level. The analysis is carried out on a cognitive development perspective, derived from different authors. Therefore, a review of the literature on cognitive development, logical connectors and modal verbs has been included in the present research. After analysing the data, we drew the conclusion that the English coursebooks used at University level in Brazil do not provide the level of proficiency for the students to communicate at the level of cognitive development they are in, that of formal operations. They were originally designed for High School students and not for University students.90 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoCognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdfapplication/pdf2387515https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/1/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf8823c1c166c5c4569c1bd6ac8cfad169MD51open accessTEXTD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdf.txtExtracted Texttext/plain177655https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/2/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.txtefc6b2b86c63bcfa4dd84cb4fd9a339eMD52open accessTHUMBNAILD - PEREIRA, CLEUZA CLAIR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/3/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.jpg014610f89a93c17719e378db598df22aMD53open access1884/241902020-05-19 18:19:28.599open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-19T21:19:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
title |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
spellingShingle |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language Pereira, Cleuza Clair Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino |
title_short |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
title_full |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
title_fullStr |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
title_full_unstemmed |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
title_sort |
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language |
author |
Pereira, Cleuza Clair |
author_facet |
Pereira, Cleuza Clair |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cleuza Clair |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Erthal, Cecilia Inês |
contributor_str_mv |
Erthal, Cecilia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino |
topic |
Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Cecília Ines Erthal |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-19T21:19:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-19T21:19:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24190 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/1/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/2/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24190/3/D%20-%20PEREIRA%2c%20CLEUZA%20CLAIR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8823c1c166c5c4569c1bd6ac8cfad169 efc6b2b86c63bcfa4dd84cb4fd9a339e 014610f89a93c17719e378db598df22a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898742749724672 |