Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Matheus Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87789
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
id UFPR_4b43d19a0d23acf5e6dc34b8ecfe7dc7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87789
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaHartmann, ErnestoPereira, Matheus Martins2024-05-03T15:13:15Z2024-05-03T15:13:15Z2023https://hdl.handle.net/1884/87789Orientador: Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann SobrinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/12/2023Inclui referênciasResumo: A utilização das Schemata (GJERDINGEN, 2007) como ferramenta analítica para compreender a música do século XVIII, especialmente aquela denominada Galante, já é aceita, tendo como resultado trabalhos científicos pautados nesta teoria. O modelo de ensinoaprendizagem do século XVIII no contexto dos conservatórios de música utilizava um exercício musical composto por um baixo, cifrado ou não, na qual o aluno faria um improviso guiado a partir de tal baixo, seguindo um conjunto de regras e se adaptando aos diferentes estilos disseminados na época. Tal exercício, chamado Partimento, englobava uma série de Schemata em sua realização. Entretanto, ao tratarmos da música do século XIX, pouco foi abordado acerca da relação das Schemata com as práticas composicionais do Romantismo. Neste trabalho, foi realizada primeiramente uma revisão bibliográfica com intuito de contextualizar a permanência do Partimento no modelo de ensino do século XIX. Levando em consideração o conceito de cânone musical, de William Weber (WEBER, 1989, 1994, 2001), busca-se compreender o porquê das Schemata se manterem presentes no período em questão. Em sequência, é apresentado uma coletânea de exemplos de Schemata em obras românticas em diferentes contextos, tendo como finalidade expor a permanência dessas estruturas em obras pós estilo Galante. Posteriormente, mostra-se a análise de duas obras do Romantismo maduro, a saber, o Quinteto para piano e cordas op. 44 em Mi bemol maior, de Robert Schumann, e o Trio para piano e cordas op. Posth em Lá maior, de Johannes Brahms, tomando como ponto de partida a teoria das Schemata e as regras de baixo cifrado presentes na execução do Partimento. Após o trabalho de pesquisa, observou-se que tais estruturas foram utilizadas em quantidade considerável nas obras analisadas uma vez que esses compositores acataram o passado musical como forma de herança, mantendo o pensamento composicional a partir do baixo em diversos excertos nessas duas músicas.Abstract: The usage of Schemata (GJERDINGEN, 2007) as an analytic tool for understand 18th century music, especially the Galant Style, is already accepted, resulting in scientific papers based on this theory. The teaching-learning method of the 18th century in the context of music conservatories employed a musical exercise composed of a bass, figured or not, in which the student had to do a guided improvisation from such bass, following a set of rules and adapting themselves to different styles disseminated at that era. Such exercise, called Partimento, included a series of Schemata in its realization. However, when dealing with 19th-century music, little has been discussed about the relation between Schemata and the compositional practices of Romanticism. In this work, a bibliographic review was first carried out to contextualize the permanence of the Partimento in the 19th century teaching model. Considering the concept of musical canon, by William Weber (WEBER, 1989, 1994, 2001), this paper seeks to understand why Schemata remained in the period under consideration. In sequence, a collection of examples of Schemata in romantic works in different contexts is presented, with the purpose of exposing the permanence of these structures in works post Galante style. Subsequently, an analysis of two mature Romanticism works is shown, namely, the Quintet for piano and strings op. 44 in E flat major, by Robert Schumann, and the Trio for piano and strings op. Posth in A major, by Johannes Brahms, taking as a starting point the Schemata theory and the figured bass rules present in the playing of Partimento. After the research, it was observed that such structures were used in considerable quantity in the analyzed works, since these composers received the musical past as a form of inheritance, maintaining a compositional thinking based on the bass in several excerpts in these two works.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsicaRomantismoMúsicaEstruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahmsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATHEUS MARTINS PEREIRA.pdfapplication/pdf29274148https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87789/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20MARTINS%20PEREIRA.pdf5f11c6cd128aa4626d4a6af2ddeb7241MD51open access1884/877892024-05-03 12:13:15.62open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87789Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-03T15:13:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
title Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
spellingShingle Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
Pereira, Matheus Martins
Música
Romantismo
Música
title_short Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
title_full Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
title_fullStr Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
title_full_unstemmed Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
title_sort Estruturação e Schemata na música do século XIX : o Quinteto Op. 44 de Robert Schumann e o Trio Op. Posth. de Johannes Brahms
author Pereira, Matheus Martins
author_facet Pereira, Matheus Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hartmann, Ernesto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Matheus Martins
contributor_str_mv Hartmann, Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Romantismo
Música
topic Música
Romantismo
Música
description Orientador: Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-03T15:13:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-03T15:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87789
url https://hdl.handle.net/1884/87789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87789/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20MARTINS%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f11c6cd128aa4626d4a6af2ddeb7241
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860192648822784