O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69604
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de Souza
id UFPR_4bc95b43fd0dca635785eddc06348d75
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69604
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaSouza, Flávia Dias de2021-05-06T17:27:15Z2021-05-06T17:27:15Z2020https://hdl.handle.net/1884/69604Orientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/06/2020Inclui referênciasResumo: A pesquisa teve como foco o projeto de LEGO Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em decorrência das vivências da pesquisadora como técnica em um projeto da rede durante quase seis anos, no intuito de desvelar elementos que favorecem o desenvolvimento dos sujeitos, bem como a aprendizagem da matemática na organização do ensino no contexto desse projeto. Para tal, a pesquisa fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na Teoria da Atividade de Leontiev. O referencial teórico da pesquisa toma como aspectos centrais a intencionalidade das ações docentes durante as experiências de aprendizagem, os motivos para que os envolvidos estejam em atividade de ensino e de aprendizagem, a compreensão da zona de desenvolvimento proximal e a coletividade como elemento formativo para, por conseguinte, responder a pergunta norteadora da pesquisa "que ações do professor de matemática, na organização do ensino, podem potencializar o desenvolvimento dos sujeitos e a aprendizagem de matemática no contexto de um projeto de robótica?" O caminho metodológico da pesquisa, com aporte no materialismo histórico-dialético, desenvolveu-se a partir da observação in loco de um projeto de robótica da rede municipal de educação, através do acompanhamento das ações educativas realizadas em um semestre de realização do projeto, no decorrer de oito encontros semanais. Os instrumentos para captação de dados adotados no decorrer das observações foram gravações de áudio, fotografias de ações com o robô durante as situações do projeto, portfólios construídos pelos estudantes, diário de bordo registrado pela pesquisadora e sessões reflexivas com o docente e com os estudantes. Como método para a análise dos dados coletados e com o propósito de responder à questão inicial da pesquisa são apresentados dois isolados: a atividade de ensino e situações desencadeadoras para a aprendizagem de matemática e a coletividade e o desenvolvimento humano. Para a apresentação dos isolados foram utilizados recortes dos momentos vivenciados como forma de desvelar as riquezas envolvidas no movimento do projeto de robótica. Os recortes são apresentados por meio de cenas, que compõem os episódios representativos do fenômeno em estudo. O estudo ressalta a importância da intencionalidade das ações docentes, revela alguns elementos que podem contribuir para o ensino da matemática e favorecer o desenvolvimento dos sujeitos durante o projeto de robótica, assim como sugere alguns cuidados na organização do ensino neste ambiente de aprendizagem. Palavras-Chave: Robótica. Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática.Abstract: A research focused on the LEGO Robotics project developed by the Municipal Education Department of Curitiba as a result of the researcher's research, as a technician in a network project for almost six years, in order to develop elements that favor the development of studies, as well as learning mathematics in the organization of teaching in the context of this project. For this, a grounded, theoretical and methodological research, in Vygotsky's Historical-Cultural Theory and in Leontiev's Activity Theory. The theoretical framework of the research takes as central aspects the intentionality of teaching actions during the learning experiences, the reasons for those that are interpreted as teaching and learning activity, the understanding of the zone of proximal development and the collectivity as a formative element for, for answer, answer a guiding question of the research "what actions of the mathematics teacher, in the organization of teaching, can enhance the development of individuals and the learning of mathematics in the context of a robotics project?" The methodological path of the research, with a history of dialectical material, developed from the observation on site of a robotics project of the municipal education network, through the monitoring of educational actions carried out in a semester of the project, does not take eight weekly meetings. The instruments for capturing data adopted during the sessions were recorded in audio, photographs of actions with the robot during the project situations, portfolios built by students, logbook recorded by the researcher and reflective analysis with the teacher and students. As the method of analysis of collected data and with the objective of answering an initial question of the research, the following two items are: the teaching activity and the situations triggered for the learning of mathematics and the collectivity and the human development. For a presentation of the selected items, the moments experienced as a form of development were used as riches used in the movement of the robotics project. The episodes are presented through scenes, which make up the episodes representative of the phenomenon under study. The study highlights the importance of the intentionality of teaching actions, reveals some elements that can contribute to the teaching of mathematics and favor the development of practices during the robotics project, as well as helping some care in the organization of teaching in this learning environment. Keywords: Robotics. Historical-Cultural Theory. Mathematical Education.[144] p. : il. (algumas color.).application/pdfRoboticaMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaO projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DESIREE SILVA LOPES PEREIRA.pdfapplication/pdf5349952https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69604/1/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20SILVA%20LOPES%20PEREIRA.pdf4632a3a95d26ca7a8e41c5a42f9a3dd1MD51open access1884/696042021-05-06 14:27:15.646open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:27:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
title O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
spellingShingle O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-
Robotica
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
title_full O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
title_fullStr O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
title_sort O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
author Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-
author_facet Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Desirée Silva Lopes, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Flávia Dias de
contributor_str_mv Souza, Flávia Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Robotica
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Robotica
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de Souza
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T17:27:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T17:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69604
url https://hdl.handle.net/1884/69604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [144] p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69604/1/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20SILVA%20LOPES%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4632a3a95d26ca7a8e41c5a42f9a3dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860696664702976