As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zara, Gabriel Forlani
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52988
Resumo: Acompanha CD
id UFPR_4be3920bb1a718a68df7931247f9b809
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52988
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaDudeque, Norton, 1958-Zara, Gabriel Forlani2023-09-21T11:04:45Z2023-09-21T11:04:45Z2016https://hdl.handle.net/1884/52988Acompanha CDOrientador : Prof. Dr. Norton Eloy DudequeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em MúsicaInclui referências : f. 155-157Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir tecnicamente as escolhas referentes à instrumentação e ao emprego da orquestração ao longo do álbum Coisas (1965), o primeiro autoral de Moacir Santos (1926 - 2006). O álbum conta com uma formação instrumental que, assim como outros grupos que passaram por modificações, se relaciona com a formação tradicional das Big Bands. Partindo de uma apresentação biográfica e da revisão dos estudos que trazem Moacir Santos como objeto de pesquisa, este trabalho ainda trata questões como: os termos orquestração e arranjo; formação instrumental de outros grupos; a variedade como elemento artístico. Dividimos a estrutura musical das peças em três planos para classificar as funções dos instrumentos: melodia; background; e seção rítmica (levada). Para apresentar as escolhas de Moacir Santos e a maneira como os instrumentos e as combinações foram empregados nas peças do álbum fizemos uso de: textos e excertos musicais de pontos específicos de alguns instrumentos; figuras das formas das peças; e tabelas que demostram, quantitativamente, o uso dos instrumentos e combinações ao longo do álbum. Ao reunir uma ampla quantidade de instrumentos em seu álbum, Moacir Santos tem a possibilidade de criar um grande número de timbres que podem ser utilizados em diferentes funções, assim, por meio desta pesquisa podemos compreender uma parte de seu processo criativo e evidenciar algumas preferências quanto ao uso dos instrumentos. Palavras-chave: Moacir Santos, Coisas, instrumentação, orquestração, arranjo.Abstract:This work aims to technically discuss the choice of instrumentation and the use of orchestration throughout the album Coisas (1965), the first of Moacir Santos (1926-2006). The album has an instrumental formation that, as well as other groups that have undergone modifications, relates to the traditional formation of Big Bands. Starting from a biographical presentation and a review of studies focused on Moacir Santos as research object, this work also deals with issues such as: the terms orchestration and arrangement; instrumental formation of other groups; the variety as an artistic element. We divided the pieces' musical structure into three levels to classify the instrument l?s functions: melody; background; rhythm section (rhythm) In order to present Mo cir S ntos? choices and how the instruments nd combin tions were pplied in the lbum?s pieces, we use: texts nd music l excerpts of specific points of some instruments; figures of the pieces? form; and tables that demonstrate, quantitatively, the use of the instruments and combinations throughout the album. While gathering a great number of instruments in his album, Moacir Santos has the chance to create a large number of tones that can be used in different functions, thus, through this research we can understand part of his creative process and highlight some preferences regarding the use of the instruments. Key-words: Moacir Santos, Coisas, instrumentation, orchestration, arrangement.159 f. : musica + + CD.application/pdfDisponível em formato digitalMúsicaInstrumentação e orquestraçãoArranjo (Musica)As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIEL FORLANI ZARA.pdfapplication/pdf7866407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52988/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20FORLANI%20ZARA.pdfa03a56666bf984c03e81cb25fe416f52MD51open access1884/529882023-09-21 08:04:45.941open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-21T11:04:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
title As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
spellingShingle As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
Zara, Gabriel Forlani
Música
Instrumentação e orquestração
Arranjo (Musica)
title_short As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
title_full As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
title_fullStr As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
title_full_unstemmed As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
title_sort As escolhas de Moacir Santos para a formação instrumental de suas Coisas
author Zara, Gabriel Forlani
author_facet Zara, Gabriel Forlani
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dudeque, Norton, 1958-
dc.contributor.author.fl_str_mv Zara, Gabriel Forlani
contributor_str_mv Dudeque, Norton, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Instrumentação e orquestração
Arranjo (Musica)
topic Música
Instrumentação e orquestração
Arranjo (Musica)
description Acompanha CD
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-21T11:04:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-21T11:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52988
url https://hdl.handle.net/1884/52988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : musica + + CD.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52988/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20FORLANI%20ZARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a03a56666bf984c03e81cb25fe416f52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860345015304192